Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez

Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, MadeiraApartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaApartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de InterioresApartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Mesa, JanelaApartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Mais Imagens+ 27

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: Raúl Sánchez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Arquitetura: Paolo Burattini, Flavia Thalisa Gütermann
  • Design Têxtil: Catalina Montaña
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento existente, medindo 85 metros quadrados, é o resultado da divisão de um grande apartamento com duas fachadas opostas voltadas para a rua Enric Granados e um generoso pátio interno no Ensanche Derecho de Barcelona. O resultado da divisão distorceu o apartamento original, que tinha acesso ao centro. Agora, o acesso está localizado na extremidade interna do apartamento, marcando o fluxo natural em direção à saída para uma ampla galeria interna com vista para o pátio. O piso existente, composto por uma rica variedade de mosaicos "nolla" com desenhos e cores de grande valor, foi preservado.

Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Pilar
© José Hevia

Em um espaço de pouco mais de 6 metros, decidiu-se posicionar dois quartos, desfrutando de luz e ventilação dos dois pátios internos, permitindo que a sala de estar, cozinha e espaço de jantar tenham uma conexão mais generosa com o quintal. Assim, a partir da entrada, duas frentes revestidas de metal com acabamento de tom ouro rosa guiam o caminho para as áreas diurnas, interrompidas apenas por duas prateleiras de madeira laqueada azul escura. Os painéis destacam uma diferenciação em seção, estendendo-se até a altura do teto no corredor; ao entrar na sala de estar e descobrir as vigas de madeira originais, essa linha continua presente nas divisórias que se estendem até a galeria.

Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Cozinha
© José Hevia
Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Imagem 30 de 32
Axonométrica

A diferenciação de altura também é enfatizada por uma sutil mudança de cor. Todos os pisos originais foram preservados e tratados no final da construção para restaurar seu esplendor. Apenas nos quartos foi implementado um novo piso de microcimento com acabamento branco. O motivo "ouro rosa" é recuperado na pedra escolhida para a cozinha, um mármore rosa português composto por peças de rejeito.

Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Prateleira, Banheiro
© José Hevia

Os dois quartos são projetados com um pequeno anexo que serve como closet e banheiro (um deles acessível também pelo corredor), mobiliados com placas de MDF envernizado resistente à água. Esse material se repete em prateleiras e maçanetas dos armários. Na sala de estar, uma seção da parede existente entre duas passagens que a conectam à galeria foi coberta com folhas de ouro, disfarçando sua função estrutural. Isso gera uma presença mais simbólica e abstrata, servindo como elemento de conexão com o exterior, refletindo a luz que incide sobre ela vinda do quintal. Não por acaso, ao entrar no corredor, a vista para a extremidade oposta é a do exterior, ao lado da parede dourada.

Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Dreta de l'Eixample, Eixample, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Ouro Rosa / Raúl Sánchez" [The Rosegold Apartment / Raúl Sánchez] 09 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012965/apartamento-ouro-rosa-raul-sanchez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.