Edifícios Paral·lel / OHLAB

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaEdifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, CorrimãoEdifícios Paral·lel / OHLAB - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: OHLAB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2844
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia, Ana Lui
  • Arquitetura E Projeto De Interiores: OHLAB, Paloma Hernaiz, Jaime Oliver
  • Equipe De Projeto: Paloma Hernaiz, Jaime Oliver, Rebeca Lavín, Robin Harloff, Silvia Morais, Loreto Angulo, Luis Quiles, M.Bruna Pisciotta, Pedro Rodríguez, Mercé Solar, Eusebiu Spac, Lara Ortega
  • Cidade: Palma
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 22 de 28
Axonométrica
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Paral·lel é um projeto residencial no tranquilo bairro de Bonanova, sudoeste de Palma, Espanha, com dois blocos independentes. Aproveitando a normativa pb+3, os edifícios foram projetados para que as 12 unidades, apesar da densidade e espaço limitado, desfrutem de sustentabilidade, eficiência energética e privacidade com jardim e piscinas de dimensões reduzidas. Algumas unidades são duplex, 6 no térreo com jardim e piscina, e 6 coberturas com piscina no terraço com vistas panorâmicas da baía de Palma, Cala Mayor e Illetas.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© José Hevia
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 23 de 28
Axonométrica
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada
© José Hevia

As fachadas principais, que se organizam a partir das melhores orientações, vistas e jardins, são compostas por persianas dobráveis de lâminas horizontais de madeira que atuam como filtro solar, gerando um efeito dinâmico que evoca as pérgolas e venezianas tradicionais do Mediterrâneo. Essa solução permite regular a privacidade e controlar a incidência de luz solar durante todo o ano.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Balcão
© José Hevia
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 24 de 28
Planta Térreo
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Hevia

A pele da fachada se caracteriza por sua versatilidade, pois os painéis podem ser levantados e transformados de persianas para pérgolas de acordo com as necessidades dos moradores, orientação e incidência do sol. Essa técnica possibilita o aproveitamento da luz solar no inverno e a proteção contra o superaquecimento no verão, criando um envoltório mutável, orgânico e permeável que reflete a vida interior de cada apartamento.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Corrimão
© José Hevia
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 25 de 28
Corte

O projeto foi desenvolvido para alcançar máxima eficiência energética e baixa demanda de climatização. Dessa forma, as necessidades de climatização e refrigeração são consideravelmente reduzidas em comparação com uma construção convencional, fazendo desta uma construção com baixo custo energético.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© José Hevia
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 26 de 28
Corte Construtivo

O desenho das fachadas principais foi otimizado por meio de estudos solares e inspirado na tradição vernacular de Mallorca. A madeira utilizada no projeto é de origem certificada, ou seja, foi obtida por meio de manejo florestal responsável e sustentável.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© José Hevia
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 27 de 28
Corte Construtivo

As fachadas laterais do edifício apresentam uma estratégia que permite a integração no contexto urbano. Nesse sentido, foram projetadas fachadas mais sólidas e herméticas que limitam as vistas para os vizinhos mais próximos e as ruas adjacentes, garantindo a privacidade dos moradores.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© José Hevia
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Imagem 28 de 28
Elevação
Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Viga
© José Hevia

A escolha de diferentes texturas e tons terrosos nas fachadas laterais contribui para a integração visual do edifício no ambiente urbano e sua contextualização na trama do bairro. A irregularidade das aberturas e a combinação de diferentes texturas e tonalidades quebram a planicidade e regularidade das fachadas laterais, proporcionando um caráter mais orgânico e natural ao edifício.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, Corrimão
© José Hevia

Os edifícios incorporam um sistema de coleta e armazenamento de água da chuva para aproveitar os recursos hídricos e minimizar o impacto ambiental, utilizando a água armazenada para as piscinas e irrigação dos jardins mediterrâneos.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© José Hevia

Além disso, foi realizada uma seleção de materiais naturais e locais, que permitem estabelecer uma relação harmoniosa entre o edifício e seu entorno, assim como uma resposta adequada às condições climáticas e ambientais. Os azulejos hidráulicos de Mallorca e o granilite personalizado criam um ambiente acolhedor e refletem a tradição construtiva local com baixo impacto ambiental em sua extração e produção. Por serem recursos locais, reduzem o transporte e as emissões de CO2.

Edifícios Paral·lel / OHLAB - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano, Janela
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:07015 Palma, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifícios Paral·lel / OHLAB" [Edificios Paral·lel / OHLAB] 15 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010856/edificios-paral-star-lel-ohlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.