Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente

Assim como muitas instituições nacionais e internacionais que já disponibilizam parte de seus acervos em domínio público, o Instituto Moreira Salles (IMS) agora apresenta parte do seu acervo fotográfico e iconográfico para livre acesso.

Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 2 de 6Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 3 de 6Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 4 de 6Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 5 de 6Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Mais Imagens+ 1

Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 6 de 6
Albert Frisch: Rio Japurá, circa 1867 / Coleção Gilberto Ferrez, Acervo Instituto Moreira Salles

Cerca de 10 mil obras estão disponíveis para download. Trata-se de fotografias, gravuras, desenhos e pinturas, produzidas entre o século XVI e as três primeiras décadas do século XX por nomes como Marc Ferrez, Jean-Baptiste Debret, Marguerite Tollemache, J. Carlos e outros.

Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 2 de 6
Photo Bippus Rio: 1º Centenário da Independência do Brasil, Rio de Janeiro, 1922 / Acervo Instituto Moreira Salles

No acervo é possível encontrar temas que abordam paisagens naturais e urbanas, desenvolvimento urbano, arquitetura, retratos, expedições, o trabalho forçado de pessoas escravizadas, povos indígenas, manifestações populares, política e cartografia.

Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente - Imagem 4 de 6
Marc Ferrez: Mulher e crianças em frente à casa, Petrópolis/RJ, circa 1885 / Acervo Instituto Moreira Salles

As imagens podem ser baixadas diretamente em acervos.ims.com.br.

Fonte: Instituto Moreira Salles

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Imagem para todos: mais de 10 mil obras do IMS estão disponíveis gratuitamente" 06 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999767/imagem-para-todos-mais-de-10-mil-obras-do-ims-estao-disponiveis-gratuitamente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.