Casa Pátio Branco / Pashenko Works

Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, JardimCasa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, CadeiraCasa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraCasa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Pátio Branco / Pashenko Works - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Pashenko Works
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stijn Bollaert
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© Stijn Bollaert
Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma extensão e reforma de um terraço vitoriano existente, sendo concebido como um protótipo para a vida urbana densa, onde o desenvolvimento foi cuidadosamente maximizado dentro das restrições de planejamento local. O modelo tradicional de casa geminada com um jardim aos fundos ganhou um novo conceito - uma casa pátio. O projeto responde com sucesso ao desafio de configurar uma habitação rica em experiência dentro do contexto da paisagem urbana congestionada.

Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Fachada
© Stijn Bollaert

O projeto é composto por cinco partes distintas que podem ser experimentadas em sequência ao entrar no edifício: 1- O terraço original vitoriano de frente para Harbour Road; 2 - Uma 'ponte' de vidro - átrio; 3 - As novas extensões contemporâneas no térreo e nos primeiros pavimentos; 4 - Um pátio jardim emoldurado por: 5 - Um anexo na extremidade oposta do local. A sequência espacial é pensada não apenas horizontalmente, mas também verticalmente. O pavimento térreo é aberto, público e barulhento; o primeiro pavimento é dividido em quartos para hóspedes e crianças. E o último pavimento abriga uma suíte principal no recém-adicionado telhado de mansarda - cheia de luz e silêncio.

Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira
© Stijn Bollaert
Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Jardim
© Stijn Bollaert

O "antigo" edifício e os novos volumes são conectados por uma "ponte" conceitual de vidro; este átrio traz a luz do dia para o centro da casa enquanto conecta visual e fisicamente todos os pavimentos. A configuração da "ponte" encarna a "memória" do projeto original.

Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Stijn Bollaert
Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Imagem 39 de 41
Plantas

Inspirado no brutalismo belga, os blocos expostos com material altamente reciclado contornam todo o perímetro do local como um unificador e uma domesticidade ascética inventiva. O bloco, as vigas e colunas de aço, o piso e o deck de metal - em suma, a maioria dos materiais foram mantidos honestos e aparentes. A fachada das novas adições foi revestida em chapas de aço corrugado esbranquiçado, combinando com a cor de alumínio das esquadrias e portas janelas. Isto permite a impressão de leveza, reflexos sutis da luz do sol, mas também o eco dos elementos brancos do tecido urbano circundante.

Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Stijn Bollaert
Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela
© Stijn Bollaert

Nos esforçamos para conseguir uma conexão perfeita entre o interior e o exterior. Os perfis das esquadrias deslizantes se dissolvem visualmente, ofuscando as barreiras entre os espaços internos e o jardim. Os materiais, paletas de cores e luminárias que foram usados no exterior são os mesmos no interior, reforçando a sensação de que ambos formam parte de um todo.

Casa Pátio Branco / Pashenko Works - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Stijn Bollaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio Branco / Pashenko Works" [White Patio House / Pashenko Works] 20 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999557/casa-patio-branco-pashenko-works> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.