Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre

O escritório Foster + Partners, em colaboração com o grupo Petrolina, anunciou o projeto de um novo masterplan para transformar a orla de Larnaca, no Chipre, em uma área sustentável e agradável para os residentes da cidade, bem como para as futuras gerações e novos visitantes. A estância turística de Larnaca busca redesenhar uma de suas principais artérias, a estrada Larnaca-Dhekelia, fazendo-a acompanhar sua orla e se tornar mais agradável para pedestres. A proposta da Foster visa aprimorar o valor ecológico da terra e duplicar o comprimento da orla acessível ao público.

Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 2 de 8Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 3 de 8Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 4 de 8Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 5 de 8Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Mais Imagens+ 3

Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 2 de 8
Larnaca Masterplan. Imagem © Foster + Partners

O novo empreendimento é coerente com a estrutura urbana existente, ao mesmo tempo em que se esforça para ser um catalisador da expansão da cidade em direção ao norte. Diferentes elementos do masterplan estarão conectados por ruas arborizadas e praças ajardinadas. A proposta é de que os canais de água existentes na cidade sejam reflorestados para expandir a vida selvagem local e trazer mais vegetação para o litoral. A estrada existente (Larnaca-Dhekelia) também sofrerá transformações, com espaços dedicados e novas comodidades públicas.

Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 5 de 8
Larnaca Masterplan. Imagem © Foster + Partners

O empreendimento está localizado entre zonas ecológicas que conectam áreas interiores à costa. Estas novas áreas da cidade serão ocupadas com edifícios de baixa altura adaptados à escala humana como uma forma de criar uma extensão natural da malha urbana existente. A herança industrial da cidade também é considerada, já que os artefatos industriais serão mantidos e reaproveitados para ativar o ambiente urbano.

Essas intervenções buscam criar novas oportunidades para os moradores, ativar a costa e desenvolver ainda mais a economia azul local. A Foster + Partners também está colaborando com as autoridades da cidade para desenvolver uma estratégia de mobilidade mais ampla para conectar a área do masterplan com o resto da cidade.

Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 4 de 8
Larnaca Masterplan. Imagem © Foster + Partners

O masterplan mantém e aprimora o caráter da cidade, ao mesmo tempo em que cria uma nova imagem para o seu futuro. Nossa abordagem foi desenvolvida em estreita consulta com as autoridades da cidade, com base nas principais iniciativas do município, que promovem o crescimento urbano sustentável e holístico. – Ben Scott, sócio sênior da Foster + Partners

Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 7 de 8
Larnaca Masterplan. Imagem © Foster + Partners

A Foster + Partners também atua como Consultora Arquitetônica para o desenvolvimento de The Global City, um bairro all-inclusive na cidade de Ho Chi Minh, Vietnã. Outro masterplan desenvolvido por eles, o Dogpatch em San Francisco, recentemente teve início das obras. Além disso, em dezembro de 2022, Norman Foster, por meio da Norman Foster Foundation, anunciou uma iniciativa para projetar um masterplan para a reconstrução da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, que foi devastada pela guerra.

Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre - Imagem 3 de 8
Larnaca Masterplan. Imagem © Foster + Partners

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Foster + Partners apresenta masterplan para a orla de Larnaca, no Chipre" [Foster + Partners Unveils Master Plan for the Larnaca Seafront in Cyprus] 04 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998907/foster-plus-partners-apresenta-masterplan-para-a-orla-de-larnaca-no-chipre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.