Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica

O projeto de reforma do Complexo Pacaembu ficou entre os vencedores do prêmio AR Future Projects, promovido pela revista britânica The Architectural Review. O anúncio foi feito no dia 14 de março e a premiação oficial acontecerá em Londres no início de junho. Destaque na categoria “Novo e antigo”, o projeto ficou entre os três “mais enaltecidos” dentre os premiados do ano.

Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 2 de 6Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 3 de 6Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 4 de 6Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 5 de 6Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Mais Imagens+ 1

As obras do Complexo Pacaembu foram iniciadas em junho de 2021, após aprovações dos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e das Secretarias Municipais competentes. A reforma do complexo deverá respeitar a história do conjunto arquitetônico original de 1940.

Um edifício multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está atualmente em construção. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento musical, e a Dakia U-Ventures, grupo internacional de investimentos.

Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 5 de 6
Camarotes. Image © Divulgação Allegra Pacaembu

O edifício contará, também, com um centro de eventos e convenções para até oito mil e quinhentas pessoas e um estacionamento em seu subsolo. Completando o programa da nova edificação haverá, ainda, um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação, uma unidade da Galleria Continua dedicada à arte contemporânea, além de espaços de escritórios, restaurantes e algumas lojas.

Para concorrer ao prêmio, a Concessionária Allegra Pacaembu, empresa que administra o Complexo, apresentou o projeto “como uma intervenção em larga escala que dará origem a uma tipologia única de equipamento: um centro urbano multiuso com um estádio de futebol em seu coração”.

Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 3 de 6
Bulevar. Image © Divulgação Allegra Pacaembu

“Conseguimos mostrar à comunidade internacional o que estamos executando aqui no Brasil. Temos projetos de altíssima qualidade, que passaram por um período de amadurecimento e aperfeiçoamento. A premiação da AR Future Projects corrobora com este raciocínio e funciona como mais um incentivo. Estamos verdadeiramente honrados com o reconhecimento”, ressalta a arquiteta Sol Camacho, do escritório RADDAR, que integra o time técnico da Concessionária Allegra Pacaembu.

Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica - Imagem 2 de 6
Vista aérea. Image © Divulgação Allegra Pacaembu

Nos últimos anos, o Complexo do Pacaembu tem estado no centro das discussões sobre uso e gestão dos espaços públicos de São Paulo. Em 2019, a Prefeitura assinou a concessão do estádio e seu conjunto edificado ao consórcio Allegra Pacaembu, formado pelas empresas Progen e Savona. O contrato tem duração de 35 anos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Reforma do Pacaembu é premiada por revista britânica" 22 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998351/reforma-do-pacaembu-e-premiada-por-revista-britanica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.