Como tecnologias ancestrais podem ajudar nas mudanças climáticas

O que vem à sua mente quando você pensa em tecnologia? De todas as palavras que surgem na sua cabeça, “antigo” provavelmente não é uma delas. Sempre pensamos em tecnologias como algo que está no futuro.

Em um mundo onde soluções de alta tecnologia são praticamente sinônimo de desenvolvimento, Julia Watson adotou uma abordagem contrária. A designer australiana radicada em Nova York passou boa parte de sua carreira viajando para comunidades indígenas nas partes mais remotas do mundo – do Benin ao Iraque – para estudar como podemos aplicar suas inovações antigas ao ambiente contemporâneo de nosso planeta.

Pontes de raízes vivas no norte da Índia

Nas copas das florestas do norte da Índia, o povo Khasi vive em um dos lugares mais chuvosos da Terra. Durante a estação anual das monções, as enchentes ficam tão altas que as aldeias ficam isoladas e as viagens se tornam extremamente difíceis. Para resolver esse problema, os Khasi começaram a construir pontes “vivas” há cerca de 1.500 anos. Esse processo – que pode levar até 50 anos – envolve entrelaçar as raízes da ficus elastica, ou figueira-da-borracha, e guiá-las lentamente pelo rio à medida que continuam a crescer. Essas pontes não são apenas fortes o suficiente para suportar as torrentes das monções, mas também ficam mais fortes com o tempo e podem durar séculos.

Como tecnologias ancestrais podem ajudar nas mudanças climáticas - Imagem 2 de 4
Um jovem pescador caminha sob uma ponte viva na vila de Mawlynnong, na Índia. Na umidade implacável das selvas de Meghalaya, o povo Khasi usou as raízes das seringueiras para cultivar pontes vivas de raízes sobre os rios durante séculos. Foto © Amos Chapple

Ilhas biodegradáveis no do sul do Iraque

No sul do Iraque, onde os rios Tigre e Eufrates se encontram, o povo seminômade Maʻdān viveu em uma civilização única baseada na água por 6.000 anos. A cana nativa Quasab é uma parte essencial de seu modo de vida. Não é apenas usado para farinha e ração para búfalos, mas também para construir suas aldeias flutuantes. Os Maʻdān secam e torcem os juncos e os agrupam em colunas para criar paredes, telhados e pisos – tudo sem um único prego. Estas ilhas tecidas à mão, duráveis e totalmente biodegradáveis podem permanecer à tona por mais de 25 anos. No entanto, devido à agitação política e à insegurança hídrica na região, essas antigas técnicas de construção quase desapareceram.

Um recife artificial na África

Hoje, a cidade lacustre de Ganvie, no Benin, é conhecida como a “Veneza da África”. Construído ao longo de 400 anos, o povo Tofinu construiu sua comunidade em estruturas palafitas dentro de um sistema de canais, que pode ser percorrido por canoa. Entre os mais de 3.000 edifícios estão uma praça real, correios, banco, mesquita e até alguns bares.

A aldeia é cercada por 12.000 piquetes de peixes individuais (também conhecidos como acadjas), que são construídos com madeira de mangue local. Ao usar o mangue, o povo Tofinu criou um recife artificial livre de produtos químicos que alimenta mais de um milhão de pessoas que vivem ao seu redor. Essa tecnologia nativa rivaliza com a produção da aquicultura industrial e promove a biodiversidade.

Como tecnologias ancestrais podem ajudar nas mudanças climáticas - Imagem 3 de 4
Julia Watson. Foto © Trevor Owsley

Um sistema orgânico de tratamento de águas na Índia

Conhecida como a “Cidade da Alegria”, a cidade indiana de Kolkata é o lar de mais de 14 milhões de pessoas. Seu sistema de aquicultura de águas residuais Bheri é um modelo para purificação de água sem produtos químicos que não depende da energia do carvão. Esta tecnologia orgânica apresenta 300 viveiros de peixes que limpam o esgoto enquanto produzem alimentos simultaneamente. Usando uma combinação de luz do sol, esgoto, algas e bactérias, as águas residuais são decompostas ao longo de cerca de 30 dias.

Todo o sistema atende a várias funções essenciais e economiza milhões de dólares em impostos para a cidade: é um sistema de pesca, gerenciamento de resíduos, campo agrícola, rede de arrozais e centro comunitário para quase 50.000 pessoas. É também a única maneira da cidade limpar a água antes de entrar na Baía de Bengala. Infelizmente, o sistema está sob crescente ameaça devido ao rápido crescimento populacional e ao desenvolvimento urbano.

Uma antiga civilização baseada na água no Peru

Como tecnologias ancestrais podem ajudar nas mudanças climáticas - Imagem 4 de 4
Las Islas Flotantes é um sistema de ilhas flutuantes no Lago Titicaca, no Peru, habitado pelos Uros, que construíram toda a sua civilização a partir do junco totora cultivado localmente. Foto © Enrique Castro-Mendivil

A civilização Uros remonta a mais de 4.500 anos, tornando-se uma das tribos mais antigas da América do Sul. A fim de fugir da perseguição do império inca em constante expansão, o povo Uros buscou refúgio nas águas do Lago Titicaca, onde construíram uma comunidade flutuante isolada de junco de totura cultivado localmente. Ao tecer e estratificar os juncos, eles construíram casas flutuantes, ilhas e plataformas. Essas estruturas compõem uma vila flutuante, uma fazenda de aquicultura e um pântano artificial, tudo dentro de uma única infraestrutura viva. Atualmente, 2.629 pessoas vivem no conjunto de 91 ilhas de junco totora, que se tornaram uma das atrações turísticas mais populares do Peru.

Enquanto o mundo corre para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar as consequências mais extremas da mudança climática, Watson acredita que podemos recorrer à sabedoria antiga para nos ajudar a projetar uma infraestrutura mais sustentável sem explorar a natureza e olhando para a sabedoria ancestral que formou as bases da nossa civilização.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marília Matoso. "Como tecnologias ancestrais podem ajudar nas mudanças climáticas" 24 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997026/como-tecnologias-ancestrais-podem-ajudar-nas-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.