Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY

O escritório de artes e pesquisa baseado em Londres e Tóquio, MSCTY, é uma agência líder global em música e arquitetura criada em 2010. "Acreditamos que as coisas que ouvimos são tão importantes quanto as que vemos".

A MSCTY dá palco a ambientes urbanos através de artistas que interpretam qualidades espaciais e arquitetônicas em sua música. Fortes conexões com a cena musical da Estônia e um amor pela paisagem urbana em rápido desenvolvimento, mas crua e historicamente rica, levaram a uma encarnação especial do projeto - MSCTY x Tallinn.

Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 2 de 6Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 3 de 6Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 4 de 6Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 5 de 6Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Mais Imagens+ 1

Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 3 de 6
© MSCTY

No final de 2019, como parte da Bienal de Arquitetura de Tallinn, produzimos uma série de faixas musicais de vários músicos de Tallinn, iluminando as estruturas históricas da cidade portuária ao lado de empreendimentos urbanos de ponta e ambições arquitetônicas. As 7 faixas apresentadas eram de alguns de nossos artistas favoritos da Estônia, que representavam a próspera e diversificada cena musical de Tallinn. Cada um criou uma nova música inspirada em áreas do norte da cidade – uma das áreas com o desenvolvimento mais rápido. Os músicos Mart Avi, Maarja Nuut, Aivar Tõnso, Tuulikki Bartosik, Argo Vals, Taavi Tulev, Sander Mölder e a arquiteta/musicista Rebecca Kontus participaram do programa e também de uma turnê de shows com a presença de um grande e entusiasmado público, que viajou para cada local para desfrutar de uma mistura inspiradora de sons criados especificamente para eles.

O ápice deste ano foi em setembro durante a Bienal de Arquitetura de Tallinn 2022. Com um programa estendido, os produtores de trilhas do MSCTY explicarão sua forma de interpretação em uma nova turnê, visitando cada um dos lugares juntos e ouvindo a música criada neles. Seja um morador da região que conheça o bairro ou alguém de fora para quem a área é totalmente nova, é uma forma romântica de conhecer a cidade - ir de um lugar para outro ao ar livre e ouvir cada um dos espaços e lugares.

Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 2 de 6
© MSCTY

A abordagem de cada artista variou, com todos eles usando métodos diferentes para capturar a essência do espaço para cada uma de suas composições. Isso incluiu gravar os sons existentes nas salas, utilizando as qualidades espaciais dos edifícios, como ecos que refletem a forma, dando uma dica da história dos edifícios com alguns sons bem descritivos ou interpretando sua experiência pessoal. Cada músico com quem trabalhamos colocou todo o seu coração em suas faixas. A acordeonista, intérprete e compositora, Tuulikki Bartosik, escreveu uma maravilhosa história que mostra as conexões e memórias profundamente enraizadas que entraram em cada uma das canções do MSCTY x Tallinn:

Minha peça "Last one standing" (Última de pé) é dedicada às últimas árvores remanescentes na Península de Kopli e a todas as almas nos parques Kalamaja e Kopli Cemetery. As árvores contam a história das pessoas que estão sob suas raízes. Eu acho que enquanto houver uma última árvore de pé, ainda haverá esperança para a humanidade sobreviver.

Eu gostaria que as pessoas parassem e ouvissem minha peça, sentissem a história se fundindo na vida da cidade moderna e vice-versa através dos meus sons. Que tipo de emoções esses sons despertam? As pessoas sentem alguma coisa ou simplesmente seguem em frente? Eles ouvem o vento nas árvores e as crianças brincando ao fundo, os carros passando e as pessoas conversando ao som da minha música ou apenas ouvem seus próprios pensamentos em suas cabeças?

Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 6 de 6
Tuulikki Bartosik. Imagem © MSCTY

Argo Vals inspirou-se para a sua canção na The Noblessner Tower (Tööstuse 46, Tallinn), que foi construída em 1914 e originalmente servia para ser uma torre de água. O edifício teve muitos usos desde então e tem sido vítima, e sucesso ocasional, das conjunturas econômicas da cidade. Infelizmente, hoje ele está praticamente vazio, e são essas emoções que Argo extraiu ao compor sua peça.

Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 4 de 6
Aivar Tõnso. Imagem © MSCTY

A ‘Põhjala Factory’ de Aivar Tõnso é sobre a famosa fábrica de borracha em Kopli. É uma peça hipnótica que conta a história da mudança do edifício - de fábrica para o seu uso atual, como um centro criativo - enquanto as fontes sonoras do ‘Arsenal’ de Sander Mölder olham para o espaço como um antigo complexo do exército russo. Os efeitos tilintantes, segundo Mölder, são inspirados na “beleza sonora de uma cena cinematográfica de centenas de cartuchos de balas caindo e cristalizando com o tempo”.

Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY - Imagem 5 de 6
Sander Mölder. Imagem © MSCTY

Richard Foster, em um ensaio sobre o projeto encomendado pelo MSCTY, coloca assim: Tallinn é uma cidade de enigmas. Sinais meio apagados, memórias na cabeça das pessoas e histórias que desaparecem lentamente no chão ou se tornam uma camada de resíduo sujo na fachada de um edifício. Muitos aspectos da cidade parecem, inicialmente, distantes ou felizes em operar fora de vista: se pertencem a outro mundo, certamente pertencem a outra maneira de pensar.

Em muitos aspectos, isso é fundamental para o projeto MSCTY x Tallinn, pois buscamos trazer novas experiências para esta cidade maravilhosa, fundindo memórias do lugar, histórias e viagens com novas trilhas sonoras que esperamos que se tornem parte da estrutura do próprio lugar….

A turnê MSCTY Tallinn faz parte da Bienal de Arquitetura de Tallinn 2022 e do programa Cidade da Música da UNESCO. Os financiadores e parceiros do MSCTY Tallinn são Estonian Cultural Endowment, Tallinn City, EfTEN Capital, Noblessner, Põhjala Factory, Arsenal, Hepsor, parque Kadriorg e Centro de Arquitetura da Estônia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Nick Luscombe & Kirke Päss. "Interpretando arquitetura em música com o escritório de arte e pesquisa MSCTY" [Interpreting Spatial Qualities and Architecture into Music with Arts and Research Practice MSCTY at TAB 2022] 21 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993824/interpretando-arquitetura-em-musica-com-o-escritorio-de-arte-e-pesquisa-mscty> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.