Por que o granilite é considerado um piso sustentável?

Na elaboração de um projeto de arquitetura, a escolha do piso é fundamental para alcançar o conforto, o estilo e a funcionalidade imaginados pela equipe de projeto. Dependendo do uso e das suas exigências, os arquitetos podem escolher os materiais, texturas e acabamentos mais adequados para cada projeto. Terrazzo & Marble oferece uma alternativa sustentável a materiais usuais como madeira, carpete e cerâmica: os Terroxy Resin Systems, que são conhecidos por sua sustentabilidade, flexibilidade de design, durabilidade e baixa manutenção.

Poe que o granilite é sustentável?

Além de suas qualidades estéticas, o uso de materiais reciclados para os agregados, a fabricação local e a minimização de resíduos e custos de transporte tornam o granilite um tipo de produto ecologicamente correto. Ao contrário de outros pisos que precisam ter partes substituídas várias vezes ao longo de sua vida útil, o granilite oferece uma escolha ideal que pode durar mais que a vida útil do próprio edifício. Além de suportar o tráfego pesado de pedestres, evitando a formação de manchas de desgaste, sua aplicação não requer juntas de rejunte, produzindo sistemas sem emendas e quase sem preocupações com descoloração, manutenção ou rachaduras do rejunte. À medida que é despejado no local, ele se liga diretamente ao substrato, oferecendo propriedades de compressão e resistência à tração que permitem a adesão permanente. No caso de futuras alterações, o sistema de piso pode ser completado combinando a nova cor epóxi com a cor existente no momento da instalação.

Os agregados do granilite, ligantes como Terroxy Epoxy Matrix e sistemas de pisos acabados, podem contribuir para a certificação de projetos nos créditos do US Green Building Council (USGBC) sob o sistema de classificação LEED. Ao analisar o impacto ambiental dos pisos de granilite, há muitos elementos a serem levados em consideração, como: longevidade e manutenção do material, composição, conteúdo reciclado, energia incorporada e o impacto ambiental do “berço ao túmulo”.

Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 11 de 25
Flamingo Miami Beach. Imagem cortesia de Terrazzo & Marble, foto por Brad Hedges

Com o aumento da atenção para a qualidade do ar interior nos últimos anos, prever a emissão de toxinas que podem afetar a saúde das pessoas no interior dos edifícios tornou-se também uma prioridade. Os sistemas de resina Terroxy foram testados para garantir que não exponham a riscos a saúde dos ocupantes do edifício, obtendo a marca de certificação GREENGUARD GOLD. Da mesma forma, a aplicação de materiais que contenham baixos teores de compostos orgânicos voláteis (VOC), como ligantes de base inorgânica que contenham zero VOC, também contribui para a melhoria da qualidade do ar de um edifício.

Por fim, com uma variedade de lascas de vidro reciclado, a mistura do piso granilite diminui o impacto ambiental da extração e processamento de materiais virgens. Além disso, usando instalações de fabricação disponíveis em todo os EUA, há um impacto ambiental reduzido devido ao menor transporte de materiais de construção.

Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 8 de 25
Kennedy Center. Imagem cortesia de Terrazzo & Marble, foto por Brycen Fischer

O processo de fabricação

A composição do piso granilite é baseada em três componentes principais: matriz epóxi, agregados e divisórias. Depois que os componentes são misturados, a mistura é despejada no local e nivelada até um acabamento de alto brilho ou fosco, dando aos projetos uma solução de piso perfeita e duradoura.

Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 23 de 25
Agregado de Vidro Reciclado - Ash Gray ASG. Imagem © Terrazzo & Marble
Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 22 de 25
Agregados de mármore norte-americanos - American Pink. Imagem © Terrazzo & Marble

Desenvolvida para longa duração, a matriz epóxi fornece uma fórmula resistente a produtos químicos, óleos, graxas e bactérias, além de não permitir que as cores desbotem ou se desgastem. As réguas divisórias de liga de zinco, alumínio ou plástico atendem a duas necessidades básicas: forma e função. Ao fornecer uma transição entre as cores, as faixas divisórias geralmente são o esqueleto do piso, dando aos arquitetos e designers liberdade para criar seus próprios designs e padrões. Variando a espessura e o tipo de metal de acordo com os requisitos do projeto, eles são flexíveis o suficiente para serem atraentes ou discretos. Com aproximadamente 70% da mistura do piso, são produzidos agregados com consistente qualidade de limpeza e secagem. Construídos principalmente com lascas de mármore, eles também contêm vidro e outros agregados de conteúdo reciclado que mantêm a qualificação para créditos LEED.

Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 24 de 25
© Terrazzo & Marble
Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 25 de 25
© Terrazzo & Marble

Flexibilidade de design em várias aplicações de projeto

Arquitetos e designers são capazes de explorar a combinação de diferentes agregados e paletas de cores para desenvolver padrões exclusivos ilimitados, aprimorando sua criatividade. De acordo com o estilo de cada projeto, os pisos podem seguir padrões lisos, geométricos ou decorativos que valorizam os interiores.

O granilite pode ser encontrado em diversos tipos de projetos arquitetônicos, principalmente em projetos comerciais, industriais e institucionais. De lojas de roupas como "The Webster", a escritórios de advocacia sóbrios como o "Venable Law Firm", esse tipo de piso se adapta à identidade do projeto. Da mesma forma, a "Rocky Creek Elementary School" e o "San Diego International Airport" criam seus próprios padrões de piso para complementar as características funcionais e estéticas do edifício.

Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 20 de 25
The Webster. Imagem © Terrazzo & Marble
Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 17 de 25
Venable Law Firm. Imagem cortesia de Terrazzo & Marble, foto por Brycen Fischer
Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 10 de 25
Rocky Creek Elementary School. Imagem © Terrazzo & Marble
Por que o granilite é considerado um piso sustentável? - Imagem 15 de 25
San Diego International Airport. Imagem © Terrazzo & Marble

Para mais informações sobre o piso original e sustentável, visite o catálogo de produtos da Terrazzo & Marble.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Prieto, Camila. "Por que o granilite é considerado um piso sustentável?" [Why is Terrazzo Considered One of the Original Sustainable Floors? ] 18 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992449/por-que-o-granilite-e-considerado-um-piso-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.