Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos

O verão está chegando e com ele a vontade de estar ao ar livre. Nos grandes centros urbanos, as casas raramente possuem um grande quintal ou pátio para criar uma área de lazer ou estar. Em sua maioria, são áreas reduzidas. Por isso, reunimos aqui alguns exemplos que souberam ocupar esses espaços para trazer uma maior conexão entre interior e exterior, mas também mais conforto para seus usuários.

Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 2 de 12Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 3 de 12Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 4 de 12Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 5 de 12Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Mais Imagens+ 7

Anteriormente já destacamos algumas ideias para decorar pátios, quintais e varandas, ali falamos sobre a importância de cultivar jardins e hortas, a forma como espaço pode se tornar mais flexível de acordo com os mobiliários, a possibilidade de criar diferentes ambientações na mesma área e a importância da iluminação.

Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 3 de 12
Casa Moacir e Juliana / kikacamasmie+arq. Foto: © Fran Parente

Nesta seleção, buscamos por projetos que não possuem uma área ampla de intervenção, mas que destacam a importância de espaços ao ar livre. Intervenções que demonstram como esses ambientes são fundamentais para colaborar com o conforto térmico e também aumentam a qualidade espacial de toda a residência.

Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 4 de 12
Vila Kalrav / VPA Architects. Foto: © Inclined Studio

Estes projetos nos lembram que independente do tamanho, é possível ousar e trazer diferentes elementos: misturar vegetação com pedras e água, mobiliários que se destacam, valorizar a madeira e outros tons naturais. Além de outras ideias que são vistas em mais de um deles como:

Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 2 de 12
Apartamento Alto de Pinheiros / Anexo Arquitetura. Foto: © Ricardo Bassetti

Destacar o piso do solo na área externa, trazendo protagonismo ao ambiente criado, mas também mantendo áreas permeáveis ao seu redor, garantindo o escoamento das águas pluviais; 

Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 10 de 12
Casa da Pedra / Estúdio Minke. Foto: © Maira Acayaba

A criação de decks para expandir áreas externas em terrenos mais íngremes, agregando não apenas um espaço de estar, mas outros usos que podem aprimorar a experiência no momento de contemplar as vistas. 

Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos - Imagem 11 de 12
Casa Fondue / Castlepeake Architects. Foto: © Tom Ferguson

A notável diferença que um bombom paisagismo pode trazer ao espaço. Afinal, presença das plantas pode trazer diversos benefícios para o espaço e seus usuários.

Publicado originalmente em 17 de novembro de 2022, atualizado em 6 de dezembro de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Áreas ao ar livre em residências: ideias para ambientes externos" 29 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992374/areas-ao-ar-livre-em-residencias-ideias-para-ambientes-externos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.