Fab Social, Comunidades Catalisadoras e ArchDaily Brasil conquistam o Prêmio FNA 2022

Com o objetivo de reconhecer iniciativas em prol da arquitetura e das cidades brasileiras, a 5º edição do Prêmio FNA 2022 já tem sua lista de vencedores. O portal de notícias ArchDaily Brasil, com atuação nacional, a organização sem fins lucrativos Comunidades Catalisadoras (ComCat), do Rio de Janeiro (RJ), e o projeto Fab Social, de Guarulhos (SP), receberão o prêmio no dia 26 de novembro, durante a programação do 46º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (46º ENSA), em Brasília (DF). A decisão contou com a presença de ex-presidentes e da presidente da entidade, Eleonora Mascia, que destacou a atuação dos projetos pela categoria profissional e pelas comunidades brasileiras.

O portal de notícias de arquitetura e urbanismo ArchDaily Brasil concentra artigos e publicações abordando projetos, produtos, eventos e entrevistas sobre o universo profissional da categoria. Fundado pelos arquitetos chilenos David Basulto e David Assael, em 2006, como então Plataforma Arquitectura, hoje é considerado um dos maiores sites sobre o assunto no mundo. A versão global foi lançada em 2008, com publicações em inglês, e atualmente está presente em países como México, Colômbia, Peru e China. No Brasil, tem edição especial desde 2011. Segundo a conselheira Valeska Peres Pinto, o ArchDaily tem um importante papel na difusão de temas em âmbito mundial. “O portal é uma plataforma digital que atua na comunicação de diferentes frentes de trabalho. Com temas que são caros a categoria, constitui-se em fonte de consulta e instrumento que dá visibilidade para temas e realizações essenciais para nossas cidades e valorização da profissão”. A indicação veio do Conselho Consultivo da FNA.

A Comunidades Catalisadoras, ou apenas ComCat, também receberá o Prêmio FNA 2022. Sediada no Rio de Janeiro (RJ), é uma organização sem fins lucrativos defensora de favelas e que opera como uma rede colaborativa, trabalhando para apoiar e fortalecer moradores e comunidades. O projeto existe desde os anos 2000 oferecendo treinamentos e comunicação estratégica, operando como fonte de notícias e cooperativa de pesquisa, e conectando a favela com a sociedade civil e mídia global. Atualmente, organiza inúmeras iniciativas como o projeto Termo Territorial Coletivo (TTC), o _RioOnWatch e a Rede Favela Sustentável, todas com foco no controle comunitário sobre desenvolvimento. "A ComCat tem um trabalho intenso como um canal de comunicação popular. Eles já participaram de diversas mobilizações, como as remoções forçadas no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas, levando o que o governo vinha fazendo com as comunidades até para a mídia internacional. Um dos projetos, mais voltados à gestão do território, inclusive foi incorporado como um instrumento do Plano Diretor da capital carioca e de São João do Meriti (RJ), pelo desenvolvimento de projetos pilotos pelo direito à moradia", explica a Diretora do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Rio de Janeiro (SARJ) Denise Penna Firme, entidade responsável pela indicação no Prêmio FNA.

A distinção deste ano também será concedida ao projeto Fab Social, criado em 2011, em Guarulhos (SP). Sob a coordenação do arquiteto e urbanista Alex Garcia, promove oficinas gratuitas e extracurriculares para jovens, entre 8 a 12 anos, da periferia, abordando conceitos básicos de mecânica clássica, história da ciência, metodologia científica, eletrônica, design e fabricação digital. A iniciativa busca dialogar com instituições fomentadoras de tecnologia, como o Centro Tecnológico Renato Archer, que já esteve vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e com redes educativas como Fundação Lemann e MIT-Media Lab, Fab Lab Kids, rede Lab Makers e Fab Lab Livre SP. De acordo com o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo (SASP), entidade responsável pela indicação do projeto, Marco Antonio Teixeira da Silva, "essa premiação vem num importante momento em que o SASP, juntamente com o CEAU-CAU/SP, está em campanha pela qualidade do Ensino e Formação na Arquitetura e Urbanismo. O trabalho do Fab Social contribui no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes nas atividades de projeto e ao estímulo da criatividade, permitindo a inclusão social e digital nas comunidades”. Marco Antonio também destaca que iniciativas como essa deveriam ser adotadas como políticas públicas, produzindo uma expansão nas formas de aprendizado e impactando, no futuro próximo, a formação dos arquitetos e urbanistas.

Claudia Pires é Arquiteta e Urbanista do Ano da FNA

Paralemente ao Prêmio FNA 2022, a entidade premiou a arquiteta Claudia Pires com o 17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano. Natural de Nova Lima (MG), Piresl foi indicada em função da sua desenvoltura profissional e da defesa de uma arquitetura para todos.

Fab Social, Comunidades Catalisadoras e ArchDaily Brasil conquistam o Prêmio FNA 2022 - Imagem 2 de 2
Claudia Pires. Foto: Juliana Rocha

Cláudia Teresa Pereira Pires viveu a infância e início da vida adulta em Minas Gerais, mas mudou-se para o Rio de Janeiro, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Metodistas Izabela Hendrix (1992), tem especialização em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), em Planejamento Arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Minas Gerais/IGC (2003). É doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi professora titular do Centro Universitário Fumec (2001-2007), onde coordenou o Programa de Arquitetura e Engenharia Pública. Foi professora titular da Universidade do Estado de Minas Gerais (2000-2005), professora da Unileste (2012-2014), Pitágoras (2013-2015) e Newton Paiva Ferreira (2016-2018), além de professora do MBA FUMEC em Construções Sustentáveis (2012).

Além da docência, foi seu trabalho em projetos voltados à difusão de lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) que garantiu destaque no prêmio nacional concedido pela FNA. A profissional também se dedicou à luta pela categoria, tendo atuando junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB-MG), entre 2005 e 2011, sendo membro efetivo do Cosu IAB desde 2005 e coordenando a Comissão de Política Urbana impulsionando as pautas afirmativas que acredita serem importantes para o exercício pelo do direito à cidade. Foi conselheira no Conselho de Política Urbana de Belo Horizonte (2009-2015), no Conselho de Cidades (2009-2012), no de Meio Ambiente (2013-2014) e no de Patrimônio de Nova Lima (2013-2014), que ajudou a fundar.

Claudia também coordenou a Comissão de Política Urbana do IAB (2019-2022). Atualmente atua na empresa Planos Urbanos, Arquitetura e Urbanismo, onde é responsável técnica e presta assessoria técnica ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) de Minas Gerais. Faz parte do Observatório Metropolitano ODS (METRODS) e impulsiona pautas da Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Rede ODS Brasil. Foi Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na primeira gestão (2012-2014).

Via FNA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Fab Social, Comunidades Catalisadoras e ArchDaily Brasil conquistam o Prêmio FNA 2022" 28 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991379/fab-social-comunidades-catalisadoras-e-archdaily-brasil-conquistam-o-premio-fna-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.