O que é um jardim seco e dicas para implementar um

Cuidar de uma planta nem sempre é fácil, tem espécies que precisam ser regadas diariamente, já outras que podem passar por uma temporada maior sem qualquer contato com a água. Ao buscar por essas últimas, é possível criar um paisagismo que diminui consideravelmente a manutenção - incluindo a quantidade de podas e regas, por exemplo - e o consumo de água, facilitando a existência do verde sem grandes dores de cabeça: um jardim seco.

O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 2 de 12O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 3 de 12O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 4 de 12O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 5 de 12O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Mais Imagens+ 7

Um jardim seco é aquele no qual são selecionadas plantas que raramente precisam ser regadas e estão adaptadas a climas mais áridos, como o cerrado, o sertão e o mediterrâneo, para citar algumas. Exemplos de espécies possíveis passam pelas agaves, cactus e suculentas, mas é possível trazer também flores e árvores, desde que possuam raízes profundas e possam se adaptar melhor a esse tipo de paisagismo que receberá uma menor quantidade de água.

O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 4 de 12
Restaurante Moza’be / Espacio 18 Arquitectura. Foto: © Amy Bello
O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 7 de 12
Residência Espaço Kaab / Di Frenna Arquitectos. Foto: © Lorena Darquea

É importante ressaltar que antes de planejar um jardim seco, você entenda quais são as condições bioclimáticas de onde ele será instalado: avaliar a quantidade de insolação e luz natural, o volume de chuvas e a temperatura média durante o ano. Com essas informações é possível conversar com algum especialista para entender quais plantas melhor se adaptarão ao espaço.

O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 10 de 12
Residência na Montanha Franklin / hazelbaker rush. Foto: © Casey Dunn
O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 5 de 12
Casa Centralizada / aanda + HYCArch. Foto: © Brandon Shigeta

No caso de você habitar numa área que passa por longas secas, como acontece nas regiões brasileiras central e nordestina, vale sempre optar por plantas locais, que terão uma ambientação mais segura e também servirão melhor à fauna local. Ao realizar isso, você estará gerando uma forma mais sustentável de transformar a paisagem, conhecida também como Paisagismo Naturalista.

O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 6 de 12
Loja Mula Preta / EMA - Escritório Metropolitano de Arquitetura. Foto: © Leonardo Finotti
O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 9 de 12
Residência na Montanha Franklin / hazelbaker rush. Foto: © Casey Dunn

Além disso, vale lembrar que é possível utilizar diferentes elementos naturais como areia, pedras e rochas, assim como artesanatos em formas de vasos de cerâmica ou fibras naturais  para compor com a vegetação. Através desses componentes é possível criar um arranjo espacial mais elaborado que integra o jardim à arquitetura. 

O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 12 de 12
Terraço Roma / Marc Pascal ODA. Foto: © Maureen Evans
O que é um jardim seco e dicas para implementar um - Imagem 3 de 12
Residência TEC 205 / Moneo Brock Studio. Foto: © Adrián Llaguno – Documentación Arquitectónica

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "O que é um jardim seco e dicas para implementar um" 01 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988998/o-que-e-um-jardim-seco-e-dicas-para-implementar-um> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.