Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos

Em um novo episódio de entrevistas, o Arquicast conversa com um dos escritórios mais renomados e consolidados da arquitetura brasileira. Em 2022, aflalo/gasperini arquitetos comemoram 60 anos de uma prática que acompanhou a evolução arquitetônica nacional. A preocupação com o empenho em edificações é parte essencial do trabalho desenvolvido, bem como a busca pelo uso da mais avançada tecnologia disponível para uma prática sustentável, tudo isso, comprovado por edifícios mais antigos que ganharam certificações internacionais.

Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Imagem 2 de 6Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Imagem 3 de 6Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Imagem 4 de 6Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Imagem 5 de 6Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Mais Imagens+ 1

Fundada em 1962 como Croce Aflalo & Gasperini, tudo começou com a união de três arquitetos com pouco mais de 30 anos que se associaram para participar de um concurso de uma torre de escritórios. Desde então, o escritório é conhecido pelos vários exemplares de edifícios icônicos, principalmente em São Paulo, mas também com vasta produção em outros territórios.

Participaram da conversa Roberto Aflalo e Grazzieli Gomes Rocha, diretores da empresa. Roberto fala sobre a importância das organizações das empresas de arquitetura na discussão da cidade, oferecendo ao poder público ferramentas para auxiliar na melhor utilização do solo urbano. Grazzielli, parte de uma terceira geração do escritório, conta sobre o desafio de lidar com muitos parâmetros projetuais no início do processo e a importância de ferramentas BIM para o melhor desempenho das arquiteturas, sem claro, deixar de lado as possibilidades de expressão criativa dos desenhos.

Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Imagem 6 de 6
Biblioteca São Paulo. Foto © Daniel Ducci

A estrutura do escritório é relativamente enxuta para a realização dos projetos, no entanto, o emprego de softwares eficientes e a contratação de profissionais qualificados garantem uma entrega impecável para o cliente. Fazem parte do escopo de atuação a pesquisa e análise da área, o pré-dimensionamento e planejamento físico, a coordenação de projetos complementares, a fiscalização e o acompanhamento da obra.

Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos - Imagem 2 de 6
FL 4300. Foto © Ana Mello

Dentre os vários projetos como o Rochaverá Corporate Towers (2001), o WT Morumbi (2009), os edifícios Parque da Cidade (2010), Roberto relatou todo o processo de trabalho com o Parque da Juventude, projeto em parceria com Rosa Kliass para o Carandiru, e também a Biblioteca São Paulo. Para a comemoração dessa data especial estão sendo produzidas publicações e um material audiovisual sobre a história e o dia a dia do escritório, que em breve serão publicados.

Ouça a entrevista.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Tecnologia, BIM e práticas sustentáveis: 60 anos de aflalo/gasperini arquitetos" 07 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986619/tecnologia-bim-e-praticas-sustentaveis-60-anos-de-aflalo-gasperini-arquitetos> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.