Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024

A catedral de Notre Dame em Paris está a caminho de reabrir aos fiéis e ao público em 2024, de acordo com o comunicado da ministra da Cultura, Rima Abdul Malak, feito na quinta-feira, quase três anos após o incêndio devastador. No comunicado, ela salientou que a fase de limpeza do projeto de restauração já está concluída, permitindo que as obras de reconstrução sejam iniciadas. A catedral do século XII está sendo restaurada como era no projeto anterior, incluindo a torre de 96 metros projetada pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc em meados de 1800, para a qual uma nova madeira foi selecionada.

Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Imagem 2 de 6Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Imagem 3 de 6Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Imagem 4 de 6Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Imagem 5 de 6Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Mais Imagens+ 1

Estamos confiantes de que 2024 será o ano em que grande parte desta obra estará concluída, o ano da reabertura da catedral aos fiéis e ao público. - Abdul Malak, enquanto visita o local

Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Imagem 2 de 6
via Shutterstock, de UlyssesPixel

Durante o incêndio de 15 de abril, os andaimes construídos para a restauração sobreviveram ao colapso do pináculo, mas foram deformados pelo calor do incêndio e acabaram pousando diretamente nas abóbadas, colocando-as em perigo. Para que a restauração prosseguisse, foi necessário remover os andaimes comprometidos, um projeto complexo que exigiu uma preparação cuidadosa devido à sua instabilidade estrutural. Após a remoção dos escombros, a catedral foi reforçada com esquadrias de madeira e foram construídos suportes para os contrafortes.

O projeto e o complexo canteiro de obras são administrados pelo general Jean-Louis Georgelin, nomeado pelo presidente francês, com o arquiteto-chefe Philippe Villeneuve. Durante a fase de segurança do processo de restauro, foram retirados e restaurados os vitrais, a tesouraria, as bancas, a estatuária, a decoração e as luminárias, enquanto as três rosáceas das fachadas estão sendo recuperadas no local. O planejamento é de que as janelas sejam instaladas novamente na primavera de 2023.

Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024 - Imagem 4 de 6
via Shutterstock, de AuroraGiampaoli

Paralelamente às obras de restauração em andamento na catedral de Notre Dame de Paris, a cidade de Paris lançou um concurso de design para remodelar os arredores da catedral. O projeto vencedor do paisagista Bas Smets repensa a praça e os estacionamentos subterrâneos abaixo dela, incluindo a cripta arqueológica, a praça Jean XXIII localizada atrás da catedral, as margens do rio Sena e as ruas adjacentes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Catedral de Notre-Dame de Paris tem reabertura prevista para 2024" [Notre-Dame de Paris Cathedral is on Track to Reopen in 2024] 03 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986442/catedral-de-notre-dame-de-paris-tem-reabertura-prevista-para-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.