Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal

Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal - Imagem 1 de 9
© Mário Rubem Costa Santana e Rafael Lamary Silva Santos

A dupla de arquitetos brasileiros Mário Rubem Costa Santana e Rafael Lamary Silva Santos foi premiada com menção especial no concurso para uma casa de acolhimento infantil no Senegal, promovido pela organização Kaira Looro. A competição buscava propostas para um "espaço destinado à prevenção da desnutrição infantil" na África Subsaariana.

O desafio consistia em projetar o equipamento como um local acolhedor, um espaço para atividades destinadas a prevenir a desnutrição infantil em um contexto rural. As propostas foram avaliadas por um prestigiado júri do qual fizeram parte Kengo Kuma, Mario Cucinella, Benedetta Tagliabue e Mphethe Morojele. Conheça a seguir a proposta premiada, acompanhada do memorial enviado pelos arquitetos. 

Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal - Imagem 7 de 9
© Mário Rubem Costa Santana e Rafael Lamary Silva Santos

Da equipe: A simplicidade é a principal característica do projeto. Buscou-se interpretar as necessidades definidas e criar uma proposta horizontalizada com algumas formas abertas, mas devidamente contidas, que pudessem gerar uma ambiência leve e ao mesmo tempo permeável, na qual as crianças pudessem se deslocar livremente.

A estrutura tenta tomar os apoios naturais das paredes para evitar a multiplicação de pilares em um espaço pequeno. A circulação de ar e climatização da edificação é auxiliada pela separação flutuante da cobertura e pelas reentrâncias verticais laterais que contrastam com a horizontalidade da edificação. Parte do muro vazado contribui para o olhar que atravessa toda a edificação cooperando para a sua permeabilidade e, ao mesmo tempo, transfere leveza ao conjunto, além de contribuir para a ventilação do pátio que tem, no espelho d’água, um elemento de climatização e estética. O espaço principal, de desenvolvimento de atividades lúdicas com as crianças, será semicoberto e aberto nos lados para demonstrar proteção, liberdade e fluidez.

Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal - Imagem 9 de 9
© Mário Rubem Costa Santana e Rafael Lamary Silva Santos

Uso de materiais

Entendendo a realidade da região do Vale do Tanaff e do povoado de Baghere, procuramos utilizar um misto de produtos naturais já existentes que podem dar maior longevidade à edificação. Blocos de concreto, vigas em concreto armado se juntam ao revestimento em terra, areia e palha, aproximando a edificação do que vem sendo feito no cotidiano local. A cerca de bambu é usada tanto na separação de espaços internos, como na separação entre estes e a cobertura, sustentada por madeira local e protegida por folhas de zinco. Para suportar tudo foi proposto um misto de cascalho, lateritas, areia e cimento.

Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal - Imagem 8 de 9
© Mário Rubem Costa Santana e Rafael Lamary Silva Santos

Processo de construção e montagem

A fundação é feita com laje de concreto em plataforma sobre o solo de adobe, cascalho e laterita compactados. Sobre esta apoiam-se as linhas estruturais, em concreto armado, de suporte das paredes e, como acabamento, uma camada plana de cimento queimado. As paredes em blocos de cimento são revestidas com a mistura de areia, terra, cimento e fibras, e amarradas por leves vigas de concreto armado, que também servirão de suporte para a cobertura. Sobre esse conjunto, a estrutura da cobertura feito em pau-rosa permite a ventilação com melhor climatização interna.

Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal - Imagem 6 de 9
© Mário Rubem Costa Santana e Rafael Lamary Silva Santos

Veja o projeto completo na página da Kaira Looro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Arquitetos brasileiros são premiados em concurso para casa de acolhimento infantil no Senegal" 16 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985412/arquitetos-brasileiros-sao-premiados-em-concurso-para-casa-de-acolhimento-infantil-no-senegal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.