Resultado do "Architecture Student Contest" da Saint-Gobain

A 17ª edição do "Architecture Student Contest” chegou ao fim, com a participação de mais de 220 universidades de 32 países. Neste ano, o desafio era transformar um distrito em Varsóvia, Polonia, com o objetivo de revitalizar uma área localizada ao lado da Estação Ferroviária de Warszawa Wschodnia, trabalhando simultaneamente no desempenho, bem como nos aspectos arquitetônicos, ambientais e sociais. Isso envolveu o design de uma nova moradia de estudantes e novas habitações, além de um centro de reuniões e entretenimento em um antigo prédio industrial que foi classificado como patrimônio histórico da cidade. O objetivo do concurso é desenvolver um projeto com impacto positivo para seus usuários e no planeta, com baixas emissões de carbono durante todo o seu ciclo de vida. 

O júri ficou muito impressionado com a alta qualidade dos projetos propostos pelos estudantes. Ano após ano, o nível dos projetos aumentou e agora os aspectos ambientais estão totalmente integrados ao pensamento dos alunos, sem esquecer a função eminentemente social da arquitetura. Veja, abaixo, os projetos premiados, com as descrições dos projetos por parte das equipes:

1st prize: Chain of Change - Finlândia

Resultado do  "Architecture Student Contest" da Saint-Gobain - Imagem 2 de 5
Cortesia de Saint-Gobain's Architecture Student Contest

“Nossa proposta respeita a história, reflete-a para o presente e recebe novas tecnologias para um futuro mais sustentável e com eficiência energética. A arquitetura do novo complexo habitacional estudantil homenageia o antigo edifício industrial: as alturas variadas dos edifícios diminuem para a fábrica, deixando-a visível e respeitada. As formas do telhado das torres inspiram-se nas seções em evolução do edifício da fábrica e na mudança simbolizada. A cadeia de torres conectadas com pontes ajardinadas.”

2º Prêmio e Prêmio do Estudante: Rust Green - Letônia

Resultado do  "Architecture Student Contest" da Saint-Gobain - Imagem 3 de 5
Cortesia de Saint-Gobain's Architecture Student Contest

“O Rustgreen Building Complex é um marco simbólico dos perigos que surgirão se a humanidade não se converter para uma vida sustentável. O tema visual representa um cenário apocalíptico, no qual a humanidade caiu, e os últimos sinais de nós estão em decomposição como edifícios que estão lentamente cobertos por natureza. O fluxo do tempo é representado nos materiais utilizados que têm tendências para alterar suas propriedades visuais no tempo. As irregularidades apocalípticas criam a alma deste espaço.”

3º Prêmio: Botanic Frame - Polônia

Resultado do  "Architecture Student Contest" da Saint-Gobain - Imagem 4 de 5
Cortesia de Saint-Gobain's Architecture Student Contest

“A idéia do projeto era envolver a fábrica com uma arquitetura simples e enfatizar seus valores. Visto da perspectiva do edifício, há um jogo de contrastes entre os terraços coloridos, perfurando o sólido e o minimalismo da fachada. No pátio, propusemos um jardim botânico com uma pista de corrida. A arquitetura e a vegetação foram selecionadas para constituir os antecedentes do edifício histórico. ”

Prêmio do Júri Especial: Econtainer Student Living - México

Resultado do  "Architecture Student Contest" da Saint-Gobain - Imagem 5 de 5
Cortesia de Saint-Gobain's Architecture Student Contest

“Integramos os fatores mais importantes do contexto, analisando clima e meio ambiente, bem como a essência de Varsóvia, para criar um projeto de habitação de estudantes verde e vibrante projetado com estratégias passivas e sistemas com eficiência energética, além de alcançar a iluminação térmica, iluminada, e conforto acústico. Utilizamos materiais sustentáveis de Saint-Gobain e emissões mais baixas de carbono de seu ciclo de vida, especialmente no estágio de fabricação, reciclando contêineres, dando vida ao projeto Econtainer. ”

Criado em 2004, este concurso, destinado principalmente a estudantes de arquitetura, engenharia e design, foi projetada para destacar a experiência de estudantes em torno de um projeto baseado nas necessidades reais de um bairro ou cidade, usando a abordagem de construção sustentável de Saint-Gobain para criar espaços de estar Isso respeita o planeta e o bem-estar dos moradores. Esta foi a primeira edição em que os projetos calcularam os impactos ambientais usando uma ferramenta de análise de ciclo de vida fornecido pela One CLick LCA.

Consulte o site do Architecture Student Contest para saber mais sobre os projetos vencedores e as edições anteriores.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Resultado do "Architecture Student Contest" da Saint-Gobain" 14 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985148/resultado-do-architecture-student-contest-de-saint-gobain> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.