Gênero e raça na arquitetura: entrevista com Gabriela de Matos

Gênero e raça na arquitetura: entrevista com Gabriela de Matos - Imagem 1 de 4
Espaço Agô, assinado pelo Estúdio de Arquitetura Gabriela de Matos para a CASACOR São Paulo 2021. Foto: Salvador Cordaro/CASACOR

Elaborar espaços que sejam confortáveis e seguros para toda a população passa pela necessidade de que esses espaços sejam pensados por pessoas diversas. Uma cidade que acolha cidadãs negras e cidadãos negros é uma cidade melhor para todos. O Betoneira Podcast convidou a arquiteta e urbanista Gabriela de Matos para falar sobre a importância de evidenciar, enaltecer e estimular a participação de mulheres e pessoas negras nos projetos das cidades para uma discussão mais democrática sobre a organização dos territórios urbanos.

Essa falta de visibilidade, esse apagamento que a gente tem na arquitetura e em todos os campos de conhecimento, que faz com que pessoas negras sintam que não pertencem a esses espaços, também passam uma ideia de que às vezes a gente é o único mesmo.

Diante dessa realidade, Gabriela idealizou o projeto Arquitetas Negras, que mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras e pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano. Desde 2018 ela vem reunindo nomes de profissionais da área e hoje o projeto já contabiliza 700 arquitetas negras mapeadas e tem um livro publicado, o Arquitetas Negras Vol I.

Gênero e raça na arquitetura: entrevista com Gabriela de Matos - Imagem 4 de 4
Livro Arquitetas Negras Vol I. Foto: Divulgação

Eu não acho que o racismo estrutural apenas influencie o planejamento das cidades, eu acredito que a cidade seja produzida a partir do racismo estrutural.

Com esta afirmação, Gabriela reforça que não há como dissociar uma coisa da outra ao pensarmos na história da configuração das nossas cidades. O planejamento parte de uma desigualdade racial, privilegiando os lugares da branquitude e retirando a cidadania e a dignidade dos espaços ocupados pela população negra e pobre.

Isso é histórico. A gente sabe que hoje não estamos vivendo nenhuma novidade em termos de crise urbana. Não tem uma crise por conta da pandemia de Covid-19, a gente tem um agravamento, uma constatação de que as coisas sempre foram pensadas dessa forma.

Gênero e raça na arquitetura: entrevista com Gabriela de Matos - Imagem 3 de 4
Gabriela de Matos em ambiente transformado por ela e sua equipe no programa Desapegue se for capaz, do GNT. Foto: Amanda Bibiano/AB Comunicação

Gabriela também comenta sobre seu cargo como vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo (IABsp), sobre Francis Kéré, o primeiro negro e africano a receber o prêmio Pritzker, e sobre seus trabalhos mais recentes, como a expografia da mostra Coleção MAR + Enciclopédia Negra, em cartaz no Museu de Arte do Rio, e o programa Desapegue se for capaz, no ar pelo canal GNT.

Eu considero um privilégio poder potencializar o meu discurso nesses espaços, como o programa do GNT, porque não é nada que eu já não esteja falando há algum tempo. Que bom que agora eu posso falar em plataformas com essa visibilidade, porque eu acho que o ganho é muito maior não só para eu me conectar com essas pessoas, mas também para as pessoas se conectarem com a arquitetura. Esse distanciamento, criado há muitos anos, não beneficia o público, porque cria uma noção de que nós somos pessoas inacessíveis, e também não é benéfico para nós arquitetos, primeiro porque restringe o nosso trabalho, depois porque deixa essa crítica em bolhas.

Gênero e raça na arquitetura: entrevista com Gabriela de Matos - Imagem 2 de 4
Foto: Amanda Bibiano/AB Comunicação

Ouça a entrevista aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Betoneira. "Gênero e raça na arquitetura: entrevista com Gabriela de Matos" 24 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983962/genero-e-raca-na-arquitetura-entrevista-com-gabriela-de-matos> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.