Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41

Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 1 de 10
Sede da Fecomércio, Sesc e Senac / Estúdio 41. Foto © Leonardo Finotti

Formado pelos arquitetos João Gabriel Rosa, Martin Kaufer Goic, Eron Costin, Emerson Vidigal e Fabio Henrique Faria, o Estúdio 41 possui um trabalho bastante diversificado, tanto em escala quanto em programas. Essa característica foi conquistada ao longo de mais de 10 anos investidos na participação de concursos nacionais e internacionais de arquitetura, com presença marcante entre os finalistas e as menções honrosas, além das vitórias expressivas, como no edital para a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz em 2013.

Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 2 de 10Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 3 de 10Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 4 de 10Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 5 de 10Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Mais Imagens+ 5

Essa postura ativa dedicada ao risco e ao desafio também permitiu à equipe, nos últimos anos, contribuir na prática para o pensamento teórico que norteiam suas inquietações. Além da Estação Comandante Ferraz, a equipe também venceu o concurso para a sede da Fecomércio, Sesc e Senac do Rio Grande do Sul em 2011. Foi ali, segundo Eron, depois de 7 anos de tentativas, a grande virada para a consolidação dessa estratégia de participação contínua em concursos, objetivando ampliar as possibilidades de trabalho em um mercado competitivo.

Com sede em Curitiba, o Estúdio 41 acredita em uma influência natural do ambiente da cidade para as reflexões exercidas nos seus projetos, como indica o próprio texto de apresentação da equipe em seu site: “boas cidades são construídas também pelos seus bons edifícios, e bons edifícios são aqueles que estabelecem relações francas com os espaços públicos”.

O escritório é conhecido por ganhar importantes concursos, mas essa história é não é constituída apenas de vitórias, muito pelo contrário, das quase 50 propostas desenvolvidas ao longo desses anos de formação do escritório, a equipe venceu “apenas” 8 delas. Isso mostra a resiliência do grupo e, acima de tudo, uma vontade de continuar aprendendo através dessa experiência, além de ampliar do portifólio da empresa.

Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 10 de 10
Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41. Foto © Leonardo Finotti

Atualmente o Estúdio 41 está passando por uma nova fase, pois dos 8 projetos vencedores dos concursos, 6 deles tornaram se desdobraram em contratações subsequentes, número que Eron comemora diante de um cenário de incertezas nacional.

O escritório é formado por arquitetos de gerações distintas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), formados entre 1997 e 2013, além dos diversos colaboradores que já passaram por lá. No conjunto de obras construídas ou não, é possível notar variação estética, evidenciando que a identidade de trabalho emerge não de uma filiação plástica, mas de um método de trabalho horizontal onde a opinião de cada projetista é importante e, no caso dos concursos, deve sempre passar pelo crivo de toda a equipe.

Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 7 de 10
Sede da Fecomércio, Sesc e Senac / Estúdio 41. Foto © Leonardo Finotti

Para a escolha de um concurso, os arquitetos avaliam não só a premiação, a complexidade dos temas e os prazos, mas também o perfil do júri para decidirem de devem participar ou não de determinada seleção.

Além de compartilhar sobre a dinâmica de trabalho, Eron ainda traz uma importante reflexão sobre o projeto e a autoria, evidenciando as dificuldades e benefícios de trabalhar em grupo para o aprimoramento das ideias em projeto.

Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41 - Imagem 6 de 10
Sede da Fecomércio, Sesc e Senac / Estúdio 41. Foto © Leonardo Finotti

Ouça a entrevista aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Edifícios, espaços públicos e concursos de arquitetura: entrevista com Estúdio 41" 18 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983574/edificios-espacos-publicos-e-concursos-de-arquitetura-entrevista-com-estudio-41> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.