Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem?

Este artigo foi publicado originalmente na Common Edge.

Movimentos sindicais têm sido uma tendência entre os jovens com formação universitária nos EUA, segundo o New York Times. Eles buscam solidariedade e fortalecimento através da coletividade para alcançar mudanças desejadas em contrapartida à resistência que eles têm encontrado. Enquanto a Amazon e a Starbucks ganham as manchetes dos jornais quando o assunto é sindicalização, arquitetos mais jovens também estão se organizando. Isso é incentivado pelo The Architecture Lobby, um grupo que se inclina para o campo do socialismo democrático. O escritório SHoP, com sede em Manhattan, foi alvo recente de um grupo de funcionários que não obtiveram sucesso na sua proposta de sindicalização.

Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 2 de 6Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 3 de 6Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 4 de 6Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 5 de 6Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Mais Imagens+ 1

A resposta dos donos da SHoP foi de surpresa: Não estamos nisso juntos? Os escritórios tanto da costa leste quanto oeste creem que são progressistas e que refletem a preferência política de suas cidades. No entanto, há uma linha divisória no que significa “progressista”: os ideais socialistas predominam; enquanto as pessoas da geração X e mais velhos ainda recorrem ao mercado para resolver problemas sociais.

Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 3 de 6
via Common Edge

Resumindo, é necessário existir um sentimento de descontentamento comum entre esses grupos para que haja engajamento da maioria dos profissisonais. Os funcionários do armazém da Amazon tiveram algum sucesso porque o mote da empresa é uma mistura da busca pela eficiência taylorista potencializada por IA com o culto ao sacrifício pela Big Tech. Os escritórios de arquitetura podem ser exploradores e tóxicos, mas as pessoas podem fazer uma pausa para o xixi sem grandes problemas.

“Arquitetos amam o que fazem, então estão prontos para a exploração”, David Baker me disse uma vez. Mas a era do amor livre acabou. Estudar para ser arquiteto está cada vez mais caro, mesmo nas universidades públicas, e os jovens arquitetos entram no mercado de trabalho carregados de dívidas. E suas expectativas são de um retorno mais rápido do que tem sido o caso da profissão. Em suma, há lacunas entre o que os arquitetos querem e o que está disponível. E isso pode parecer opressivo.

O apelo do socialismo democrático a esse grupo reflete sua percepção de que nem todos os problemas que eles enfrentam podem ser resolvidos mesmo pelos maiores e mais progressistas escritórios de arquitetura sem um esforço mais amplo para fortalecer a esfera pública. Bens públicos como educação, saúde, habitação e creche estão carentes de fundos. O alto custo de vida contribui para o sentimento de opressão dos jovens arquitetos, mas o que eles demandam quando se organizam é uma mudança de regime.

A premissa do socialismo democrático é que o capitalismo é compatível com uma esfera pública adequadamente financiada, e que - na ausência de tal financiamento - a esfera pública se desgastará e a prosperidade da sociedade será colocada em risco. Uma coisa interessante sobre a pandemia é que o Estado recebeu uma dose enorme, embora de maneira aleatória, de financiamento. Isso demonstra de maneira implícita que, sem essa parceria, nossa situação poderia ter sido pior. O movimento inicial de Biden foi manter essa postura de aceitar a premissa socialdemocrata.

Não estamos todos juntos nisso?

O caso do SHoP mostra o que somos e o que não somos. O ponto crítico está em localizar onde somos diferentes. A diferença é substantiva. o SHoP parece progressista, mas está ligado a uma economia capitalista tardia cujos oligarcas veem o domínio público como filantropia. O arquiteto e economista Kevin Batcho observa que os EUA eram um paraíso da classe média durante a década de 1960 porque estávamos competindo com a URSS pela fidelidade do Terceiro Mundo. Quando a União Soviética caiu, as luvas neoliberais caíram. O bem-estar social encolheu rapidamente à medida que a crença de que os mercados poderiam mantê-lo ganhou força.

Então aqui estamos nós. Os bens públicos foram privatizados e, em vez da riqueza da classe média, temos uma diferença social crescente entre o topo e todos os outros. Apesar de suas pretensões cavalheirescas, os arquitetos fazem parte da classe profissional, à qual minha família pertence desde o século XIX. Os sindicatos raramente se formaram; em vez disso, temos o AIA. 

Esse órgão respeitável, a meu ver, se assemelha muito à Câmara dos Deputados dos EUA, atraindo velhos brancos cujas perspectivas refletem as prioridades e a visão de mundo desse grupo. Esta é a organização cujo então diretor executivo deu as boas-vindas ao presidente eleito Trump com um comunicado de imprensa insensível, e cujos diretores recusaram uma petição da Architects Designers Planners for Social Responsiblity para declarar antiético o projeto de câmaras de execução e solitárias em prisões dos EUA.

Minha filial local é uma exceção admirável, mas o AIA ficou para trás em âmbito nacional. Contudo, há um novo diretor executivo, então as coisas podem mudar. A principal função do AIA nacional tem sido distribuir honras e méritos como se estivéssemos em uma monarquia. Se reformulada, pode ser uma opção melhor do que um sindicato.

Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 4 de 6
via Common Edge

Um tipo diferente de sindicato

“Mas que m*!” Eu ouço um amigo do Brooklyn exclamar. Mas deixe-me citar Peggy Deamer, fundadora do Architecture Lobby e autora de vários livros sobre arquitetos como trabalhadores. Quando ela diz “sindicato”, seu principal exemplo é o Architects Sweden. Sim, é um sindicato — mas é mais parecido com o AIA do que com um sindicato.

O que é semelhante é que os membros da Architects Sweden incluem esscritórios e profissionais, e ela se vê como defensora de ambos. Uma diferença é que a Suécia é uma democracia social-progressista com um Estado robusto, buscando conscientemente igualdade para as mulheres. Outra é que arquitetos e profissionais relacionados são certificados pela Architects Sweden. Qualquer pessoa pode chamar-se de arquiteto e exercer a profissão livremente, o governo não se importa. Apesar disso, a maioria dos arquitetos, designers de interiores, arquitetos paisagistas e planejadores ingressam na Architects Sweden enquanto estudantes. Com um diploma universitário ou equivalente e dois anos de trabalho para escritórios relevantes na UE, eles são certificados pelo sindicato em seu campo escolhido.

O que mantém os escritórios e os profissionais de design suecos em seu sindicato é o apoio que oferece a ambos. Architects Sweden ajuda escritórios e profissionais a decidir conjuntamente sobre as condições de trabalho, controlando a remuneração e, por exemplo, a participação das mulheres em diferentes níveis em suas empresas e como suas carreiras estão progredindo em comparação com os homens. Ele acompanha e compartilha as melhores práticas em gestão de escritórios, inovações em materiais e técnicas, integração de tecnologia, condições de mercado e trabalho dentro e fora da Suécia. A organização pressiona o governo.

Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 5 de 6
via Common Edge

Reformulando o AIA

Hoje, o AIA carece do ativismo e do senso de propósito do arquiteto sueco. Para mudar, teria que ampliar seu mandato – não apenas arquitetos licenciados, mas toda a lista de profissionais que planejam e projetam o ambiente construído. Seria necessário olhar além dos limites e barreiras profissionais para ver como eles estão interconectados, na realidade, mas ainda respeitar suas culturas e conhecimentos profissionais. Se os arquitetos de banco de dados são uma profissão reconhecida, o AIA não deveria ter vergonha de ampliar o termo “arquiteto” e apoiar seus campos irmãos como membros.

Evelyn M. Lee, uma arquiteta bem qualificada da Bay Area, está concorrendo à presidência do AIA em uma plataforma de efetivação de mudanças. Mas pode o AIA realmente igualar o ativismo da Architects Sweden e sua capacidade de unir as profissões de design? É uma pergunta aberta. Caso vacile ou se recuse a aceitar o desafio, há duas alternativas: The Architecture Lobby , ativo na organização e visivelmente democrata socialista; e a Organização Nacional de Arquitetos Minoritários (NOMA), da qual Lee também é membro. Uma abrangência maior daria aos escritórios e profissionais de design mais visibilidade e peso à medida que enfrentam seus desafios compartilhados.

Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem? - Imagem 6 de 6
Axel Springer Campus por OMA. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Qualquer que seja a organização que se apresente para a ocasião, é improvável que use os sindicatos como modelo. As queixas dos trabalhadores do armazém da Amazon diferem das dos profissionais de design. Horas longas e malremuneradas, bem como a natureza de contratação e demissão de muitos escritórios, tornam o trabalho de arquiteto precário. Isso não é novo, mas muitas vezes reflete a má gestão do escritório, e não suas más intenções. Os escritórios precisam estar no mix, mas a organização precisa ser independente dos maiores escritórios. A prática de subsidiar seus funcionários como membros deve acabar. A associação individual deve ser acessível, e a associação de escritórios deve estar vinculada ao tamanho e à receita. Ambos podem ter seus próprios conclaves, refletindo suas diferentes situações, mas também trabalhar juntos coletivamente.

O que torna o Architects Sweden um modelo atraente é que muitos desses desafios recaem sobre escritórios e profissionais. Escritórios de arquitetura ainda são prejudicados por um acordo antitruste que o AIA fez décadas atrás – imposto a elas pela SEC a pedido dos maiores clientes federais da profissão. Até então, a tabela de taxas do AIA ditava as taxas mínimas (com base em uma porcentagem do custo de construção) que os escritórios-membros poderiam cobrar dos clientes. Deu-lhes um “piso”, da mesma forma que o salário mínimo dá aos trabalhadores – proteção, ainda que mínima, contra exploração e má gestão. A proibição de tabelas de honorários deve ser revista, não apenas para os arquitetos, mas para todas as profissões envolvidas no planejamento e projeto de nossas cidades.

Mas a principal tarefa é levantar todas as bolas – pressionar por igualdade para mulheres e minorias e por uma esfera pública acessível financeiramente e aberta ao diálogo. Os problemas que enfrentamos como profissionais de design muitas vezes refletem deficiências sociais. Então, sim: estamos todos juntos nisso. Mas precisamos de um sindicato que consiga isso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Parman, John. "Está na hora dos arquitetos americanos se sindicalizarem?" [Is It Time For Architects to Unionize?] 03 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982770/esta-na-hora-dos-arquitetos-americanos-se-sindicalizarem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.