David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá

David Chipperfield Architects e o escritório de Toronto Zeidler Architecture, venceram um concurso internacional para transformar bloco 2 do Parlamento, uma área de 51.000 m² no centro de Ottawa, Canadá. Como se trata um local de importância nacional significativa, o projeto visa não apenas fornecer instalações para um governo democrático e infraestrutura urbana, mas também representar os valores de uma nação e uma visão para seu futuro sustentável e inclusivo. O projeto propõe uma nova praça pública ao lado do edifício principal e no mesmo eixo da Peace Tower, além de um espaço aberto para promover o diálogo entre os parlamentares, a comunidade e o público em geral.

David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 2 de 6David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 3 de 6David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 4 de 6David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 5 de 6David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Mais Imagens+ 1

Ao escolher o projeto vencedor, o júri procurou um projeto que melhor mantivesse a natureza patrimonial do quarteirão, analisando diferentes fatores, como como as pessoas interagirão com esses edifícios daqui a 100 anos e como eles se entrelaçam com os espaços indígenas. O projeto vencedor do que já foi chamado de "a propriedade mais prestigiada do Canadá" homenageia a história e a identidade urbana do local, com janelas revestidas de cobre que servem como um sutil gesto de respeito para os prédios do parlamento que ficam do outro lado da Wellington Street.

David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 6 de 6
Block 2 fica de frente para o edifício do parlamento neogótico e abriga a Praça do Povo. Imagem © Prospettica

O Bloco 2 está localizado ao sul do edifício neogótico do Parlamento do Canadá, no centro de Ottawa, sendo o quarto lado da esplanada. O local engloba onze edifícios de diferentes escalas e condições estruturais, com várias camadas de características patrimoniais. O bloco remodelado fornecerá escritórios para o Senado e a Câmara dos Comuns, um espaço designado para a Biblioteca do Parlamento, bem como outras acomodações. O edifício também incluirá um espaço de para lojas, o Sparks Street Mall.

A proteção da terra e dos recursos é um conceito incorporado na cultura indígena e é um princípio de boa governança, sustentabilidade e conservação do patrimônio, portanto, a base da abordagem do projeto foi ter intervenção mínima e conservação máxima para o Bloco 2. A demolição foi evitada e novos elementos foram projetados para garantir a economia circular. Materiais reciclados, como cobre, foram incorporados na fachada, com novos materiais projetados para desmontagem e reutilização futura. O desenvolvimento terá emissões de carbono zero, incorporando uma estrutura de madeira, fachadas altamente isoladas e geração de energia renovável no local.

David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 4 de 6
O projeto mantém os edifícios existentes e integra novas adições com pegada de carbono zero. Imagem © Prospettica

Em todo o quarteirão, estruturas históricas se alternam com os edifícios novos, eficientes e de baixa pegada de carbono para criar um todo diversificado, que é possível devido a uma planta baixa simples nos lados leste e oeste do quarteirão. Os seis prédios do Bloco 2 Leste, que contém gabinetes do senado canadense e duas grandes salas de reunião, são conectados por espaços comuns e jardins de inverno. Os cinco edifícios do Bloco 2 Oeste, que contém gabinetes parlamentares, são conectados pelo Garden Atrium, um pátio coberto que funciona como um espaço social compartilhado e amortecedor térmico para proteger o edifício do clima extremo de Ottawa.

David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá - Imagem 2 de 6
O átrio do jardim é um pátio coberto e espaço social compartilhado. Imagem © Prospettica

O projeto final deve ser concluído até o outubro deste ano e a construção deve começar 18 a 24 meses depois disso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "David Chipperfield Architects e Zeidler Architecture vencem concurso para renovar Parlamento do Canadá" [David Chipperfield Architects and Zeidler Architecture Selected to Redesign “Most Prestigious Property in Canada”] 31 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982458/david-chipperfield-architects-e-zeidler-architecture-vencem-concurso-para-renovar-parlamento-do-canada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.