Transformações geradas ao mesclar ambientes virtuais e realidade

Como descreve Antoine Picon em Architecture and the Virtual Towards a new Materiality?: "Um projeto arquitetônico é de fato um objeto virtual. É tanto mais virtual que antecipa não uma única construção, mas toda uma gama delas [...] Ao passo que o arquiteto costumava manipular formas estáticas, agora ele pode brincar com fluxos geométricos. As deformações topológicas de superfícies e volumes adquirem um tipo de evidência que os meios tradicionais de representação não permitiam.”

No desenvolvimento da visualização arquitetônica, o termo “virtual” tem crescido cada vez mais associado à realidade. À medida que a realidade virtual (RV) continua evoluindo, ela revolucionará a indústria da arquitetura, engenharia e construção. Esta evolução também inclui realidade mista (RM) e realidade aumentada (RA). RV é melhor para criar ou visualizar novas estruturas ou projetos, mas RA e RM são melhores para alterar ou adicionar conteúdo aos existentes. RA, RV, RM e outras tecnologias são conhecidas coletivamente como realidade estendida. Essa fusão do virtual e do real altera a representação de visualização da arquitetura de várias maneiras, incluindo expressão, desenho e realização.

Transformações geradas ao mesclar ambientes virtuais e realidade - Imagem 2 de 7
RE: RV, RA, RM. Imagem via wowza

1. Uma nova forma de expressão arquitetônica: Imersão

A RV pode criar um ambiente totalmente virtual, reduzindo o limiar de profissionalismo do setor, apresentando resultados de forma mais direta e imersiva e comunicando ideias aos clientes mais rapidamente. Simultaneamente, a RV ajuda o desenho, reduzindo o custo de tentativa e erro, reduzindo também a distância entre a perspectiva humana real e a escala humana ao perder gradualmente o senso de escala.

Transformações geradas ao mesclar ambientes virtuais e realidade - Imagem 5 de 7
AR Space in Chongqing Jiefangbei Pedestrian Street. Image Courtesy of Architectsengyuzhu Culture Technology Co.,ltd.

O mundo digital pode ser trazido para a nossa vida urbana de forma muito intuitiva através da RA, que se torna um meio de interação entre o virtual e a realidade. A natureza infinita do espaço em RA permite que as pessoas interajam com o mundo virtual através do mundo real, alterando a demanda por espaço público e tornando o projeto do espaço urbano mais complexo.

2. Projeto verdadeiramente colaborativo: Interação

O co-design de RV, que permite o co-design em um ambiente quase real, aumenta a eficiência do desenho e reduz os custos de comunicação. O uso da realidade virtual se expandiu gradativamente de uma plataforma de visualização de projetos para funções com ferramentas de análise, como simulação de luz e som, que podem influenciar as práticas de desenho em todas as etapas do ciclo de vida do projeto.

Transformações geradas ao mesclar ambientes virtuais e realidade - Imagem 7 de 7
Ferramenta de design colaborativo RV, Arkio. Imagem via Arkio

Enquanto a RA ajuda na construção, permitindo fabricação precisa, combinação de componentes e correção via holografia e outros meios, além da seleção de braços robóticos para construção fina.

 3. Criando sem limites: Metaverso

A palavra da moda "metaverso" também inspirou novas ideias de design nos últimos anos, ampliando os limites do projeto arquitetônico e pensando nos problemas que afligem a realidade por meio de desenhos que não são limitados pela realidade enquanto rompem as restrições do ambiente físico. Quando as pessoas entenderem a arquitetura do metaverso como uma extensão do mundo real, isso influenciará suas percepções e expectativas, causando uma revolução no mundo real.

Transformações geradas ao mesclar ambientes virtuais e realidade - Imagem 4 de 7
Mapa Baidu, uma cidade virtual onde sempre chove - Rainy City / Yeah Archkids. Imagem cortesia de Yeah Archkids

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro da visualização arquitetônica. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hou, Xiaohang. "Transformações geradas ao mesclar ambientes virtuais e realidade" [Transformation Generated by the Intersection of Virtual and Reality] 27 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981122/transformacoes-geradas-ao-mesclar-ambientes-virtuais-e-realidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.