Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia

O escritório de arquitetura português Sastudio, em parceria com o estúdio islandês Hjark e a firma Landmotun, venceu o concurso internacional de projeto para um centro comunitário em Hornafjörður, na Islândia. Este é o segundo concurso ganho pela dupla de escritórios; o primeiro, para um jardim de infância em Garðabær, começará a ser construído em maio deste ano e deverá ser concluído até meados de 2023.

Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 2 de 15Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 3 de 15Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 4 de 15Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 5 de 15Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Mais Imagens+ 10

Conheça o projeto premiado, acompanhado do memorial descritivo enviado pelos arquitetos, a seguir:

Dos escritórios: O terreno possui uma localização estratégica para a comunidade, com a maioria dos serviços a curta distância, por isso sugere-se um programa que complemente os programas das proximidades.

Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 6 de 15
Cortesia de Sastudio + Hjark + Landmotun

O edifício eleva-se suavemente do solo em direção à cidade, conformando uma nova frente de rua e protegendo a nova praça dos ventos dominantes de Nordeste, enquanto abrindo sua implantação por forma a maximizar a exposição solar.

A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente.

O edifício tem 500m2 que podem ser divididos de diferentes formas. Pretende-se como um espaço polivalente e versátil que se adapta a vários usos para a população local e visitantes. Tem um café permanente com serviço de aluguer de caiaques e bicicletas. O espaço aberto pode ser adaptado a diferentes necessidades, de 50m2 a 300m2 e pode acomodar diferentes tipos de eventos, como exposições artísticas e educativas, noites de cinema, peças infantis, concertos, workshops, palestras ou conferências. O espaço pode ser totalmente aberto ou subdividido para atividades de grupos menores, para apoiar atividades sociais da creche e escolas ou creches.

Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 5 de 15
Cortesia de Sastudio + Hjark + Landmotun

O conceito tem em conta a fauna e flora local do território, e presta homenagem à história local, tendo a própria arriba de Leiðarhöfði como peça central, intocada e deixada na sua forma natural - toda a abordagem do projeto visa mantê-la assim, enquanto melhorando as condições e acessibilidades do terreno.

Uma análise de fotos históricas revelou uma queda na topografia onde a água da chuva se acumulava. Propomos remover o aterro que foi construído ao longo do tempo, trazendo de volta esta reserva de água com um novo propósito durante todo o ano: uma pequena lagoa nos meses mais quentes e um ringue de patinagem no gelo nos mais frios.

Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 7 de 15
Cortesia de Sastudio + Hjark + Landmotun

A estrutura básica do edifício e do mobiliário exterior remetem para as estruturas de redes de secagem de peixe outrora presentes no local. Uma variedade de áreas de recreio compostas por armações de madeira local e redes de pesca recicladas são distribuidas pelo terreno com diferentes finalidades, como hammocks e baloiços, aparcamento de bicicletas, parque infantil, atividades físicas e placas educativas e informativas. Os pavimentos e decks serão desta madeira local e de agregados de gravilha encontrada na área.

A água circundante está sujeita à oscilação das marés, a área está em constante mutação e cada visita ao local é diferente da anterior. A intervenção paisagística centra-se em elementos como o pôr-do-sol sobre o cais no verão, a aurora boreal refletida na água no inverno e a rica avifauna durante todo o ano. O percurso desenhado oferece oportunidades de educação e diferentes experiências de recreio.

Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 9 de 15
Planta. Image Cortesia de Sastudio + Hjark + Landmotun

O novo cais estende a jornada sobre a água, os visitantes terão uma nova perspectiva em torno da arriba de Leiðarhöfði e maior contato com a natureza. Os caiaques serão lançados onde antigamente os pescadores zarpavam.

Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia - Imagem 15 de 15
Esquema estrutural de madeira. Image Cortesia de Sastudio + Hjark + Landmotun

Ficha Técnica
Equipe de projeto Sastudio: Tiago Sá, Rodolfo Coelho, Francisco Calado, Clara Lobo, Stefany Trojan
Equipe de projeto Hjark: Hulda Jónsdóttir
Paisagismo: Landmotun - Áslaug Traustadóttir, Jóhann Pétursson, Kristín Una Sigurðardóttir, Margrét Ólafsdóttir, Skarphéðinn Njálsson
Cliente: Prefeitura de Hornafjörður 
Texto fornecido pelos escritórios

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Escritório português Sastudio vence concurso para centro comunitário na Islândia" 24 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980548/escritorio-portugues-sastudio-vence-concurso-para-centro-comunitario-na-islandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.