"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid

Martin Benavidez fundou Ben-Avid em 2018, um estúdio de arquitetura que dirige em Córdoba, Argentina, onde desenvolve projetos arquitetônicos nacionais e internacionais de várias escalas e complexidades.

Suas obras são espaços comerciais, galerias e pavilhões de exposições, infraestrutura de transporte urbano e metropolitano, entre outros. Eles são colaborativos e contam histórias. É uma arquitetura que tem narrativa. O Pavilhão para a Expo 2020 Dubai, junto com MMBB Arquitetos e JPG.ARQ, é um de seus projetos mais recentes. Tem como protagonista a água do Brasil: seus rios e manguezais, patrimônio natural que fundamenta todo o discurso sobre a sustentabilidade do planeta.

Selecionado pelo ArchDaily como um dos Melhores Novos Escritórios de 2021, realizamos a seguinte entrevista com Martin para nos contar mais sobre todas as suas inspirações, motivações, processos de trabalho e projetos futuros.

"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 8 de 10
Pavilhão Brasil - Expo 2020 Dubai / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ. Imagem © Joana França
"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 7 de 10
Pavilhão Brasil - Expo 2020 Dubai / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ. Imagem © Joana França

Fabian Dejtiar (FD): Soube que você estudou Literatura Moderna antes de seguir o caminho da Arquitetura, o que o inspirou a seguir esse novo caminho? O que seu conhecimento literário lhe permite hoje em dia?

Martin Benavidez (MB): Estudei Literatura Moderna paralelamente aos primeiros anos do curso de Arquitetura. Ainda não entendo as razões pelas quais deixei a Literatura para continuar com a Arquitetura. Acho que o desejo é um espaço escuro. Mas aqueles anos de estudo na Faculdade de Filosofia e Humanidades da UNC foram uma experiência fundamental para mim. Marcaram a forma como transitei não só pelo curso de Arquitetura, mas também, mais tarde, pela prática do projeto e também pela prática académica. Nesses anos tive contato com autores que mudaram radicalmente minha forma de ver o mundo, e que ainda hoje me acompanham em todos os lugares. Ninguém sai intacto depois de abordar o estudo da literatura e da linguagem.

Por outro lado, um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também, fundamentalmente, de palavras. E de alguma forma esses estudos iniciais focaram na importância da palavra como estrutura do pensar e também do fazer. No escritório, tentamos insistir nisso. Escrever e ensinar são hoje partes inseparáveis ​​de nossa prática, embora em muitos casos signifiquem tatear. Não podemos projetar sem ensaiar histórias possíveis do espaço que desejamos conceber. Não há arquitetura sem narrativa. Alexandre Delijaicov fala-nos de uma "literatura de arquitetura" como condição do projeto. Eu realmente gosto dessa ideia.

"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 5 de 10
Pavilhão Brasil - Expo 2020 Dubai / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ. Imagem © Joana França
"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 6 de 10
Pavilhão Brasil - Expo 2020 Dubai / MMBB Arquitetos + Ben-Avid + JPG.ARQ. Imagem © Joana França

FD: Você trabalha com projetos de várias escalas e complexidades: espaços comerciais, galerias e pavilhões de exposições, infraestrutura de transporte urbano e metropolitano, estudos de escala urbana, entre outros. Como conseguem abarcar tudo isso? Como escolhem a que se dedicar mais tempo?

MB: Isso se deve em grande parte aos anos de trabalho ao lado do meu professor, Milton Braga. Durante o tempo em seu estúdio MMBB, em São Paulo, tive a oportunidade de trabalhar em projetos de abrangência e complexidade inimagináveis ​​para mim antes de morar no Brasil. Foi um laboratório de aprendizagem pelo qual sou muito grato, que nos permite hoje na Ben-Avid enfrentar projetos de natureza variada. Neste momento, por exemplo, no Rio de Janeiro, junto com meus amigos Francisco Rivas e Rodrigo Messina, estamos desenvolvendo o Museu Marítimo do Brasil, com quase 300 metros de extensão, e, paralelamente, uma pequena luminária de chão com o designer industrial Agustín Barrionuevo. Eu gosto dessa tensão de tamanhos e alcances. Não há escala específica na arquitetura.

"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 4 de 10
Reforma Galeria El Gran Vidrio / MMBB Arquitetos + Ben-Avid. Imagem © Federico Cairoli
"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 9 de 10
Reforma Galeria El Gran Vidrio / MMBB Arquitetos + Ben-Avid. Imagem © Federico Cairoli

FD: Nesse sentido, você pode nos contar com mais detalhes como é o seu processo de trabalho? Como é o seu processo de desenho?

MB: Eu diria que tenho uma sorte dupla. Por um lado, trabalhar com uma jovem equipe de arquitetos sem os quais o escritório não seria possível. Pessoas com capacidade e compromisso de trabalho que nunca deixam de me surpreender, com quem construímos um espaço de trabalho coletivo, de permanente discussão crítica sobre o que fazemos. Por outro lado, quase sempre trabalhando em associação com outros estúdios de amigos e professores com quem trabalhar é um privilégio. Aqui novamente a ideia do projeto aparece como um diálogo com um amplo grupo de pessoas.

Recentemente visitei uma exposição de Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro onde encontrei uma ideia dele que adorei: “Odeio fórmulas, gosto de princípios”. Para nós, a ideia de invenção não nos interessa. Acredito que a nossa prática de projeto remete à ideia de um ofício aprendido com alguém que “já esteve aqui antes”, de um conjunto de princípios de trabalho que, no entanto, nos permitem abordar cada projeto de uma forma específica. Entendo o projeto como uma forma de continuar um discurso, de retomar uma voz que reverbera pela página em branco antes mesmo de pegarmos no lápis. Projetar, então, supõe estudar constantemente o que foi feito antes, o que foi dito antes. Trazê-lo de volta ao tempo do presente, talvez de uma maneira incomum. E isso nos consome o dia todo e também uma boa parte da noite. Projetar é roubar uma imagem do passado, mas igualmente do futuro. Há algo de sonhador nessa segunda dimensão do trabalho. Ontem à noite um grande amigo, Gustavo Valsecchi, me disse no bar: “tudo o que morreu pode voltar à vida”. Me emocionei com essa ideia.

FD: Recentemente, você foi selecionado pelo ArchDaily entre os Melhores Novos Escritórios de 2021. Que tipo de valor você vê nessa grande difusão? Que projeção de futuro você tem?

MB: Ser selecionado entre os Melhores Novos Escritórios de 2021 pelo ArchDaily foi uma grande alegria. Começamos o estúdio há apenas 3 anos e acho que isso mostra que nosso trabalho pode ser relevante para os outros. É uma alegria compartilhada com todos aqueles com quem trabalhamos, e esperamos que isso nos permita alargar os horizontes da nossa prática.

"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 3 de 10
Ben-Avid y messina | rivas diseñan el próximo Museo Marítimo de Brasil. Image Cortesía de messina | rivas e Ben-Avid
"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 2 de 10
Ben-Avid y messina | rivas diseñan el próximo Museo Marítimo de Brasil. Image Cortesía de messina | rivas e Ben-Avid

FD: Por último, em quais novos projetos você está trabalhando atualmente? O que você gostaria de desenvolver ainda mais?

MB: Atualmente estamos ocupados com projetos de escopo e complexidade variados. Como eu dizia há pouco, estamos trabalhando no Museu Marítimo do Brasil no Rio de Janeiro, projeto que ganhamos recentemente mediante concurso público junto com Messina-Rivas. Também estamos estudando a expansão de um clube social em São Paulo, junto com meus amigos da Canoa Arquitetura. Estamos projetando um edifício para uma coleção de arte privada e também um espaço de trabalho que funcionará em conjunto com uma galeria de arte contemporânea em Córdoba. Nesses dias também começamos o desenvolvimento de uma linha de móveis que me emociona muito, pois é algo que nunca havíamos feito antes. Tudo isto em paralelo com o desenvolvimento de concursos públicos de arquitetura, que procuramos fazer com frequência.

Acho que não há tópico que não gostaríamos de desenvolver mais. Nós apenas começamos.

"Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid - Imagem 10 de 10
Desarrollo de línea de mobiliario junto a Agustín Barrionuevo. Image Cortesía de Martin Benavidez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. ""Um projeto é uma conversa feita de desenhos, mas também de palavras": entrevista com Ben-Avid" [Ben-Avid: "Un proyecto es una conversación hecha de dibujos, pero también de palabras"] 08 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980397/um-projeto-e-uma-conversa-feita-de-desenhos-mas-tambem-de-palavras-entrevista-com-ben-avid> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.