O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes

A indústria de tecnologia no Japão continuou servindo como uma força motriz fundamental, com todo o país sendo conhecido por suas inovações tecnológicas em vários setores. Ultimamente, a maioria das indústrias e empresas começaram a mudar seu foco para o tema do desenvolvimento sustentável, com a inclusão dessas mesmas tecnologias para trabalhar em direção a metas de energia zero.

Em abril de 2014, o governo japonês aprovou uma política energética para encorajar as casas de energia zero (Zero Net Energy Houses - ZEH) a se tornarem um padrão para a construção de novas edificações até 2030. As casas de energia zero são projetadas para consumir tanta energia quanto possível usando apenas energia renovável.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 2 de 23O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 3 de 23O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 4 de 23O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 5 de 23O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Mais Imagens+ 18

Combinando as maiores inovações tecnológicas com uma beleza inexplicável, o Japão está continuamente se movendo em direção a um futuro mais verde. Anteriormente, a arquitetura residencial no Japão era construída para durar cerca de 35 anos antes de ser demolida e reconstruída, no entanto, atualmente, o país está avançando com a implementação de casas ecológicas e sustentáveis. Este desenvolvimento sustentável é totalmente injetado pelas grandes inovações, garantindo que as novas casas sejam experimentadas e testadas em um futuro próximo.

Os projetos a seguir são exemplos de casas ecológicas que passaram por melhorias significativas de eficiência energética como resultado de recursos simples e sustentáveis, incluindo o uso de luzes LED energeticamente eficientes, isolamento térmico e ar-condicionado que reduz o uso de energia doméstica pela metade. A Sekisui House, uma das maiores construtoras do Japão, também é líder no pioneirismo do movimento em direção a casas com energia zero. A iniciativa global Green First Zero da empresa visa a autossuficiência energética sem sacrificar o conforto, pois são projetadas para compensar o uso de energia, ao mesmo tempo em que alcançam o objetivo final do consumo zero de energia. Em 2015, a proporção de residências com energia zero líquida em relação a todas as residências independentes recém-construídas da Sekisui House aumentou para 74%.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 4 de 23
Asagaya Light Eco House por KH Architects. Imagem © Naoomi Kurozumi

A MUJI é uma das precursoras do movimento de casas de energia zero, dando um passo ousado no território arquitetônico ao criar uma Casa Vertical com sede em Tóquio. A casa acomoda todas as demandas da vida residencial dentro de um pequeno terreno. Projetada para o denso contexto urbano de Tóquio, a casa pré-fabricada de três andares é completamente desprovida de paredes e portas internas, acompanhadas por grandes janelas voltadas para o norte para aproveitar ampla luz solar dentro de casa. Os diferentes níveis e o desenho em planta aberta incentivam a conexão e ajudam a estabelecer um fluxo lógico de movimento dentro do espaço.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 6 de 23
Vertical House por MUJI. Imagem Cortesia de MUJI
O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 18 de 23
Vertical House por MUJI. Imagem Cortesia de MUJI

Após o lançamento da Casa Vertical, a MUJI exibiu mais um conjunto de espaços de convivência na série de 'cabanas' minimalistas em escalas variadas, com cada cabana destinada a ser uma forma de refúgio da vida urbana cotidiana. Cada unidade explora um material diferente: uma cabana de alumínio de Konstantin Grcic, uma cabana de cortiça de Jasper Morrison e uma cabana de madeira de Naoto Fukasawa.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 15 de 23
Cork Hut por Jasper Morrison. Imagem Cortesia de MUJI

Asagaya Light Eco House por KH Architects também é um ótimo exemplo de habitação com eficiência energética localizada em Tóquio, Japão. Ao considerar a construção para esta casa, foram necessárias especificações de alta estanqueidade do ar e alto isolamento térmico para que os três andares pudessem ser usados sem o estresse adicional das diferenças de temperatura. Há um uso significativo de eco-tecnologias dentro de casa, como elementos de resina de alto isolamento e um sistema de ventilação para troca total de calor que garante alto desempenho térmico.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 19 de 23
Asagaya Light Eco House por KH Architects. Imagem © Naoomi Kurozumi

O que parece ser uma tendência nas casas em áreas urbanas japonesas são as restrições nas proporções de área construída, linhas diagonais e sistemas de proteção anti-incêndio. Embora haja um foco central na construção com eficiência energética, a visão de criar um espaço aconchegante também foi considerada usando acabamentos de madeira mesmo considerando esses regulamentos. Esta casa apresenta um admirável equilíbrio entre design e desempenho, utilizando um pátio e um vazio para permitir que o vento, a luz e o calor passem sem a dependência das especificações dos equipamentos.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 14 de 23
Asagaya Light Eco House por KH Architects. Imagem © Naoomi Kurozumi

Transustainable House por SUGAWARADAISUKE Architects é outro exemplo de arquitetura residencial construída com a intenção de manter a sustentabilidade no centro de seu projeto, com o objetivo de responder às quatro principais características da habitação urbana: pequeno terreno, estilo de vida diversificado, atualização contínua da paisagem urbana e ambiente térmico artificial. Este projeto transmite uma nova solução para a arquitetura sustentável que metamorfoseia a sua existência ao longo do tempo.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 7 de 23
Transustainable House por SUGAWARADAISUKE Architects. Imagem © Jérémie Souteyrat

Estes elementos tornam o interior e o exterior flexíveis aos diferentes contextos do terreno, uma vez que o interior responde às transições dos estilos de vida dos residentes, enquanto o exterior responde às transições que envolvem o terreno. A casa não é levada à perfeição em sua conclusão, mas visa enriquecer a qualidade do ambiente, engajando-se na intimidade ao longo do tempo.

A arquitetura deixa de existir quando não fornece nenhuma influência ao contexto circundante. A Transustainable House e os demais projetos descritos acima exploram a possibilidade de ter uma aparência única com uma forte relação com o contexto. O estabelecimento e o desenvolvimento de casas de energia zero estão se tornando cada vez mais frequentes em todo o Japão e, à medida que a demanda por padrões de energia zero se torna cada vez maior, soluções estruturais ainda mais sofisticadas surgirão.

O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes  - Imagem 8 de 23
Aluminum Hut por Konstantin Grcic. Imagem Cortesia de MUJI

Este artigo é parte do tópico do ArchDaily: Caminho para uma arquitetura neutra em carbono apresentado por Rander Tegl.

Randers Tegl pretende assumir a responsabilidade e pensar sustentável como parte do alcance da meta do Net Zero, tanto em termos de como os materiais de construção afetam o clima e como os materiais envelhecem, mas também com foco na arquitetura. É por isso que a Randers Tegl criou sua série sustentável GREENER, que surge com a documentação completa na forma de EPD, para ser possível utilizar o produto em programas de cálculo técnico.

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "O futuro da sustentabilidade no Japão: rumo às casas autossuficientes " [The Future of Sustainability in Japan: Paving the Way to Net Zero Energy Housing] 09 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978965/o-futuro-da-sustentabilidade-no-japao-rumo-as-casas-autossuficientes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.