Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, FachadaHotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Sala de JantarHotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoHotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, CadeiraHotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos Responsáveis: Lyndon Neri, Rossana Hu
  • Arquiteto Sênior Responsável: Chris Chienchuan Chen
  • Arquiteto Sênior Colaborador: Christine Chang
  • Colaborador: Sanif Xu
  • Equipe De Projeto: Bingxin Yang, Dian Wang, Ningxin Cheng, Peter Ye, Bernardo Taliani de Marchio, Cheng Jia, Xiaotang Tang, Jieqi Li, Pengpeng Zheng, Eric Zhou, Yoki Yu, Zhikang Wang, Tong Shu, Matthew Sung, Kany Liu, July Huang, Lyuqitiao Wang
  • Cliente: Shenzhen Vanke Co., Ltd
  • Design De Interiores: Neri&Hu Design and Research Office, Hign Decoration Design Engineering Co. Ltd
  • Mobiliário: Design Republic
  • Gerenciamento De Projetos: Urban Research Institute of China Vanke
  • Equipe Local: Bowan Architecture Co. Ltd.
  • Fachada: PAG Facade Systems Co. Ltd., Shanghai Bestin Industry Co. Ltd
  • Engenharia Civil: West Construction Shenzhen
  • Desenvolvimento E Projeto De Interiores: Shenzhen Chuangbao Decoration Co. Ltd
  • Estrutura Metálica: Shenzhen Chuangbao Decoration Co. Ltd.
  • Esquadrias: Schüco International Beijing Co. Ltd.
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Urban Village, ou cheng-zhong-cun, é um fenômeno onde os remanescentes de assentamentos pré-industriais estão aninhados em meio a uma metrópole aparentemente moderna. Nantou, local do projeto de reutilização adaptativa da Neri&Hu para abrigar um hotel de onze quartos, é um exemplo disso, situado no coração de Shenzhen, uma cidade florescente com um crescimento surpreendente que evoluiu de uma antiga capital próspera para a urbe superlotada que é hoje. Nela, os visitantes são imediatamente imersos em ruas, praças e becos sem saída onde moradores, vendedores ambulantes e nômades gostam de vagar.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Inspirado no ambiente vibrante dos becos de Nantou, o projeto busca refletir sobre a herança cultural do cotidiano. Cenas diárias – pessoas, objetos e suas configurações – são a fonte primária para o desenho. Para celebrar a vida urbana, a estrutura existente foi rompida, permitindo que tais “incisões urbanas” fomentassem um novo espaço público no interior do bloco de apartamentos anteriormente privado. Ao mesmo tempo, a escavação revelou as muitas camadas materiais e estruturais do edifício como se estivesse em um sítio arqueológico, apenas para permitir que novas intervenções instigassem diálogos inesperados entre o passado e o presente.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© Hao Chen

Ao longo do processo de pesquisa e design do Nantou City, os escritos de Svetlana Boym sobre o tema da nostalgia reflexiva guiaram o pensamento por trás do projeto. Em vez de simplesmente imitar o passado por seus efeitos materiais superficiais, o projeto procurou desenterrar as possibilidades que poderiam revigorar nossa cultura contemporânea. Uma linguagem tectônica foi desenvolvida para articular dois tratamentos divergentes que sondam a noção de estratificação urbana: o revestimento leve, semelhante a uma tela, como elemento principal da fachada, e um conjunto mais pesado e expressivo na forma de uma cobertura marcante.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Hao Chen
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen

Como as cenas movimentadas nos becos abaixo, a paisagem dos telhados de Nantou tem vida própria, com jardins improvisados e fazendas de vegetais surgindo ao longo do horizonte irregular. Para reformular as vistas em constante evolução, um telhado plano flutuante é instalado para criar um panorama marcante da vida nas ruas abaixo e um novo terreno público acima. Abrigando espaços públicos e funções de serviço, os monólitos metálicos da cobertura representam complementos vernaculares que são muito procurados pelos moradores sedentos de espaço.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Hao Chen
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Escada
© Hao Chen

Para envolver-se na circulação exclusivamente orgânica, que é essencial para o tecido urbano de Nantou, o acesso ao hotel e aos espaços públicos foi projetado para ser entrelaçado na rede de vielas intrincadas encontradas no local. A nova entrada para o hotel é criada estendendo uma rua lateral diretamente para o coração do edifício, como se convidasse vizinhos e amigos para sua casa particular.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Hao Chen
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Hao Chen

Antigo e novo são sobrepostos em todo o edifício para celebrar as ruínas. Assim que o visitante chega, o gesto público de abertura ao longo do eixo urbano é voltado para cima. Uma escada existente, que anteriormente conectava todos os nove andares, foi agora aberta e expandida para criar um novo pátio vertical. Elementos naturais passam das fachadas abertas para as laterais banhadas pela luz zenital. Uma nova escada metálica suspensa dentro do pátio vertical leva o visitante a um percurso pelos quartos de hóspedes nos níveis intermediários e, finalmente, aos jardins públicos da cobertura.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Hao Chen
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Hao Chen

Cortar não significa simplesmente destruir, mas também criar, neste caso, espaços e significados. Ao absorver a urbanidade no edifício, o Nantou City, por sua vez, torna a sua história privada legível e totalmente enraizada no fluxo da cidade. Nessa transformação, a incisão abre um novo portal tanto para o passado quanto para o presente mundano, mas singular.

Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Hao Chen
Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Fachada
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Nantou City / Neri&Hu Design and Research Office" [Nantou City Guesthouse / Neri&Hu Design and Research Office] 12 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978296/hotel-nantou-city-neri-and-hu-design-and-research-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.