ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva

ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 1 de 5
© Casey Dunn

A empresa de tecnologia de construção ICON divulgou seu mais novo projeto, a “House Zero”, feita com o uso de impressão 3D. O projeto é de autoria do escritório Lake|Flato Architects, sediado no Texas. Este é o primeiro projeto da série “Exploração” da ICON, que busca evidenciar as possibilidades da construção aditiva e desenvolver novas linguagens plásticas, com o objetivo de “mudar o paradigma da construção de residências”. A chamada "honestidade dos materiais" presentes na casa combina a manifestação dos processos de construção feitos por robôs com as texturas naturais da madeira, criando um design atemporal.

ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 2 de 5ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 3 de 5ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 4 de 5ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 5 de 5ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Mais Imagens

ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 3 de 5
© Casey Dunn

O projeto é uma casa de três quartos, dois banheiros e um lavabo com uma unidade adicional de um quarto ou um banheiro. A possibilidade dessa unidade adicional é uma vantagem da fabricação aditiva, que colabora para a eficiência energética e melhora os princípios biofílicos. Impressa com o sistema de construção Vulcan da ICON, a casa incorpora um tipo de parede composta por um material à base de cimento que retarda a transferência de calor, substituindo os sistemas construtivos tradicionais, que têm várias camadas e sua execução é dividida em várias etapas. As paredes arredondadas reforçadas com aço têm essa forma para uma melhor eficiência estrutural, ao mesmo tempo que as curvas também ajudam a criar um movimento mais fluido dentro da casa.

ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 2 de 5
© Casey Dunn

A House Zero é o nascimento de linguagens arquitetônicas completamente inéditas e vernaculares, que usarão a construção com robôs para fornecer nossas maiores necessidades em habitação: conforto, beleza, dignidade, sustentabilidade, acessibilidade e esperança. Casas como esta só são possíveis com impressão 3D e este é o novo padrão do que a impressão 3D pode significar para o mundo […] A habitação do nosso futuro deve ser diferente da habitação que conhecemos. - Jason Ballard, cofundador e CEO da ICON

O Lake|Flato Architects, desenvolvedores de software da ICON, engenheiros robóticos e cientistas de materiais colaboraram para desenvolver novas estratégias no campo da construção aditiva. Ao mesmo tempo, o projeto foi concebido sobre princípios de flexibilidade e resiliência, com um layout capaz de satisfazer vários modos de vida. O projeto coloca tecnologias de construção inovadoras sem ignorar particularidades do contexto do edifício.

ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva - Imagem 4 de 5
© Casey Dunn

Projetada para ter consumo de energia zero, a casa mostra e ultrapassa os limites atuais da fabricação aditiva na escala do edifício. Em comparação com ensaio antigos de construções do Lake|Flato, esta é uma casa reduzida ao essencial. A House Zero usa tecnologia para expor coisas duradouras: o trabalho e as matérias-primas necessárias para criar abrigo que dure bastante e um senso de lugar e lar capaz de criar conexões intensas - Lewis McNeel, Sócio Associado da Lake|Flato.

A ICON abrirá as portas da “House Zero” para visitação de 13 a 14 de março como parte do programa SXSW 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "ICON conclui primeira casa de sua nova série de projetos com construção aditiva" [ICON Completes First House in New Series of Additive Construction Explorations] 15 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978007/icon-conclui-primeira-casa-de-sua-nova-serie-de-projetos-com-construcao-aditiva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.