3º Seminário "Mulher, Cidade e Arquitetura. Pós-pandemia?"

Entre os dias 17 e 18 de outubro de 2019 foi realizado o 1º Colóquio: Mulher, Cidade e Arquitetura organizado pelos Grupos de Pesquisa LAB20 do PPGAU/UFBA e ELAS da FAU da FAU/UnB em Salvador-Bahia. O evento surgiu com um duplo objetivo: discutir a arquitetura e o urbanismo a partir da experiência e contribuição das mulheres na cidade e; promover a aproximação de pesquisadoras e pesquisadores que vinham se debruçando sobre essa temática, a partir de múltiplas e diversas perspectivas.

O 2º Colóquio, inicialmente pensado para acontecer no ano seguinte, teve que ser adiado por causa da pandemia da COVID e foi realizado entre os dias 26 e 27 de março de 2021, em Brasília (de modo virtual). No início desse ano, infelizmente, a situação do COVID revelou e trouxe à tona uma série de problemáticas ligadas às mulheres, profissão e cidade; muitas questões sofreram e retrocederam pela situação política e econômica que ainda enfrenta o país. Nessa perspectiva entendemos que era necessário ampliar o debate, buscando compreender o estado da arte das pesquisas, apostar no fortalecimento e aproximação dos grupos de pesquisa ativos e fundamentalmente, refletir sobre o espaço das mulheres na profissão e na participação política.

Esses dois encontros foram decisivos para entendermos, de um lado, como a temática proposta vinha se consolidando de forma significativa em outros espaços (mesas redondas, mesas temáticas, pesquisas individuais, pesquisas coletivas, publicações etc.) e, do outro, o vazio no que se refere a seminários especializados, no Brasil. Foi, justamente, pensando nessa última questão que apostamos e enfrentamos um novo desafio, mudar a escala do evento, passando de Colóquio para Seminário.

Assim, é com muita satisfação que anunciamos a realização do 3° Seminário Mulher, Cidade e Arquitetura – Pós Pandemia (?) entre os dias 18 a 20 de agosto de 2022, na cidade de Salvador. O evento é possível através do trabalho conjunto entre os Grupos de Pesquisa LAB20 (Laboratório da Arquitetura e do Urbanismo do século XX da UFBA) e do Amar.é.linha (Observatório de estudos feministas em Arquitetura e Urbanismo da UnB).

O evento está previsto para ser realizado de forma híbrida (presencial, virtual e presencial transmitido). O detalhamento mais específico sobre as atividades será divulgado na proximidade do evento levando em consideração as condições sanitárias respectivas.

Desta vez, propomos discutir questões relacionadas com gênero, cidade e arquitetura através de quatro eixos temáticos:

• Género, arquitetura e urbanismo na pós-pandemia?
É notório que as cidades foram e são pensadas, predominantemente, privilegiando determinados corpos e classes sociais. No entanto, é essa a cidade que queremos e necessitamos? Qual o papel da arquitetura e do urbanismo na construção de sociedades mais justas? Quais são as mudanças nesta atuação que uma crise sanitária e socioeconômica global trás? Quais são os desafios que este “futuro” nos impõe? Neste eixo propomos refletir e tecer diálogos sobre novas realidades possíveis como produto da ação de profissionais que atuam como agentes transformadores do espaço.

• O gênero no ensino da arquitetura e do urbanismo
Considerando que a arquitetura e a produção do espaço urbano são feitas por sujeitos com experiências e intenções diferentes, sem necessariamente refletir diversidade, pensa-se então nos corpos que existem neste espaço e de quem está por trás de sua construção. Desta forma, como a mulher se insere na produção da cidade e como suas vivências são consideradas? Este eixo pretende discutir como o ensino da arquitetura e urbanismo contribui para reproduzir ocultamentos e/ou visibilidades de corpos na cidade, assim como refletir a questão de gênero na arquitetura e os desdobramentos da falta de protagonismo das mulheres na academia.

• Patrimônio, arte e práticas cotidianas urbanas no pós-pandemia?
A arte e as ações cotidianas que envolvem o urbano afetam diretamente as experiências e a história da mulher e da cidade. Tendo em vista o processo de reconstrução de uma sociedade com mais equidade, consideram-se tais atividades como protagonistas na produção e compreensão de provocações em diversas escalas. Este eixo busca, portanto, a partir do contexto de gênero e da realidade pós-pandêmica, teorizar e ampliar visões sobre práticas diárias e artísticas que, ao se manifestarem, geram impactos sociais, além de contribuir para conquistas das lutas urbanas, artísticas e de gênero.

• Urbanismo e gênero, políticas e práticas urbanísticas
A criação, desenvolvimento e crescimento das cidades contemporâneas, tem no seu cerne o urbanismo moderno, quase sempre pensado por e para homens. A equidade urbana precisa ultrapassar as fronteiras da militância. Assim como a historiografia está em constante revisão histórica, o planejamento das cidades deve acompanhar o processo e ter uma nova leitura dos agentes que compõe a cidade. Este eixo busca, estudos teóricos e proposições práticas de revisões de planos e legislações em busca de uma cidade mais justa e inclusiva.

O evento contará com atividades, mesas de discussões, apresentação de trabalhos e intervenções artísticas, promovendo um espaço livre para debatermos as questões da cidade por quem está presente no cotidiano urbano.
Estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, movimentos, coletivos urbanos e demais interessadas(os) na temática, sintam-se convidades!!

Datas importantes:
24/01/2022 Lançamento de chamada de trabalhos
24/01/2022 a 24/04/2022 Submissão de trabalhos e propostas
01/07/2022 Divulgação de trabalhos aprovados
Até 08/07/2022 Prazo para inscrição dos trabalhos aprovados
17/07/2022 Programação final
18-20/08/2022 Realização do evento

Contato:
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: smulhercidadearquitetura@gmail.com
Pelo site oficial: https://smulhercidadearqui.wixsite.com/website-1/sobre
Ou pelo instagram: @smulhercidadearq

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "3º Seminário "Mulher, Cidade e Arquitetura. Pós-pandemia?"" 02 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977787/3o-seminario-mulher-cidade-e-arquitetura-pos-pandemia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.