Iphan lança concurso de artes visuais com tema "paisagens caiçaras"

Estão abertas as inscrições para participar de uma nova edição da exposição Paisagens Caiçaras. De 14 de fevereiro até 20 de março, a curadoria do projeto receberá trabalhos de artes visuais com a temática “As Vilas e Populações Caiçaras do Brasil”. O tema foi sugerido pela população à Gerência de Filatelia dos Correios para a emissão de um selo especial em 2022.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Atualmente, o site do projeto já abriga uma primeira edição da exposição Paisagens Caiçaras.Com obras digitais de vários gêneros, a galeria foi reunida a partir de campanhas de envio de materiais realizadas entre outubro de 2020 e abril de 2021.

Para esta chamada serão aceitos trabalhos de artes visuais – profissionais ou amadores –, que estabeleçam relações e dialoguem com o tema “As Vilas e Populações Caiçaras do Brasil”. As propostas poderão utilizar técnicas, linguagens e formatos diversos, como ilustrações, aquarelas, pinturas, fotografias, gravuras, colagens, toda a variedades de imagens, entre outros formatos no campo das artes visuais. Os interessados devem submeter seus arquivos e/ou links de imagens por meio de formulário de inscrição online, até o dia 20 de março de 2022.

Iphan lança concurso de artes visuais com tema "paisagens caiçaras" - Imagem 2 de 2
Viagem de Canoa. Foto de Antônia Moura. Cortesia de Iphan

O termo “caiçara” costuma ser utilizado para designar comunidades, lugares, práticas e demais elementos da cultura, meio ambiente e sociedade encontrados no território que se estende desde a Baía de Ilha Grande, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, até a Baía da Babitonga, na costa norte de Santa Catarina. A região também abarca praias, ilhas, baías, estuários e manguezais nos estados de São Paulo e Paraná. Espera-se que os trabalhos propostos apresentem uma visão integradora da paisagem cultural desse território, podendo abordar as moradias, culinária, artesanato, navegação, ofícios e práticas tradicionais, celebrações, formas de expressão, entre outros elementos que sejam percebidos como integrantes, ou formadores daquele espaço.

Processo de inscrição

As inscrições deverão ser feitas por meio de  formulário online. Todo conteúdo deve ser identificado com nome do autor e título do material.

Para participar, o proponente deverá assinar uma declaração de que é responsável pelo conteúdo do trabalho, detentor dos direitos autorais, e que autoriza a sua veiculação e utilização para fins expositivos, caso seja selecionado. Além disso, há o termo de aceite das condições da Chamada Pública Simplificada, que constitui etapa de seleção para o desenvolvimento de um selo especial sobre a temática “Vilas e Populações Caiçaras do Brasil”.

Também deverá assinar uma autodeclaração de naturalidade e/ou residência no território caiçara.Ainda que não obrigatório, solicita-se, se possível, anexar uma cópia digitalizada de um documento de identificação que comprove a naturalidade, ou de comprovante de residência emitido nos
últimos três meses.  Além disso, os materiais que retratem pessoas que possam ser reconhecidas deverão ser acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem ou Som, assinado pela própria pessoa ou responsável legal. O documento pode ser feito de próprio punho e digitalizado por fotografia de celular. Todos os documentos anexados poderão estar em formato PDF ou JPG.  

Seleção dos materiais

Os materiais enviados passarão por um processo de análise e seleção realizado por uma equipe de curadoria formada por técnicos do Iphan e parceiros do projeto, incluindo detentores caiçaras (fandangueiros) e professores da universidade. Serão priorizados os materiais que se adequem ao tema proposto pela população aos Correios (relacionado aos modos de ser, estar e viver no território caiçara) e que apresentem características que possibilitem o desenvolvimento do selo especial.

Os materiais selecionados serão publicados no site Paisagens Caiçaras. O conteúdo também será incluído na página do projeto Paisagens Caiçaras dentro do portal do Iphan a partir do início de abril.

A presente chamada não oferecerá pró-labore ou prêmio para os candidatos selecionados, mas constitui etapa preliminar e pré-requisito para a seleção que será feita pelos Correios, que premiará apenas uma proposta para o desenvolvimento do selo especial. 

Todas as pessoas inscritas que tiverem seus materiais selecionados receberão certificado de participação na exposição virtual. O resultado da seleção será divulgado no portal do Iphan até o final de março.

Selo Especial “Vilas e Populações Caiçaras do Brasil”
Período de inscrição: 14 de fevereiro a 20 de março de 2022
Link para inscrição: https://paisagenscaicaras.wordpress.com/
E-mail para informações ou dúvidas: paisagencaicaras@gmail.com

Via Iphan.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Iphan lança concurso de artes visuais com tema "paisagens caiçaras"" 27 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977326/iphan-lanca-concurso-de-artes-visuais-com-tema-paisagens-caicaras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.