Curso "Estratégias para Desenvolvimento de Projetos de Interesse Social"

O curso pretende abordar questões importantes para auxiliar arquitetos, engenheiros, construtores e demais interessados em projetos arquitetônicos e urbanísticos em locais de vulnerabilidade socioespacial.

O curso Estratégias para Desenvolvimento de Projetos de Interesse Social será ministrado pelos arquitetos e urbanistas Marcos Boldarini e Lucas Nobre, do escritório Boldarini Arquitetos Associados. O curso será dividido em 2 encontros (12 e 19 de março) e contemplará 4 módulos, com o objetivo de apresentar os processos para a concepção de uma arquitetura e urbanismo de interesse social em contextos de vulnerabilidade socioespacial.

As experiências selecionadas são uma pequena amostra das várias possibilidades colocadas no campo da arquitetura e do urbanismo para lidar com os graves problemas de acesso à moradia e o direito à cidade de uma parcela significativa da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Programa completo:
* módulo 1 – processo de desenvolvimento de projetos: abordagens transdisciplinares
Apresenta o processo de desenvolvimento de projetos para urbanização de assentamentos precários considerando as diversas escalas da intervenção desde a integração com os bairros do entorno às soluções técnicas locais.
Serão apresentados, como estudo de caso, os projetos de urbanização do Complexo Cantinho do Céu em São Paulo e do conjunto de assentamos Areião, Vila dos Estudantes, Sabesp e Monte Sião em São Bernardo do Campo.

* módulo 2 – o espaço público como elemento estruturador das intervenções
Abordar a importância do espaço público, considerando a diversidade de escalas e tipologias, como elemento estruturador das intervenções em assentamentos precários.
Serão apresentados, como estudo de caso, os projetos de urbanização do Complexo Cantinho do Céu em São Paulo, do Jardim Silvina Audi e do conjunto de assentamentos Areião, Vila dos Estudantes, Sabesp e Monte Sião em São Bernardo do Campo.

* módulo 3 – concepção de projetos habitacionais: soluções multifamiliares verticais
Tem como objetivo apresentar soluções de projetos de provisão habitacional em áreas socialmente vulneráveis.
Serão apresentados, como estudo de caso, os projetos dos conjuntos habitacionais de interesse social Alexandre Mackenzie, Diogo Pires e Corruíras em São Paulo e Duarte Murtinho em São Bernardo do Campo

* módulo 4 – concepção de projetos habitacionais: soluções evolutivas e ou modulares
Tem como objetivo apresentar soluções de projetos de provisão habitacional para contextos vulneráveis empregando o uso de sistemas industrializados para construção.
Serão apresentados, como estudo de caso, o projeto desenvolvido para o Programa de Intervenção em Áreas Ocupadas PIAO (CDHU-SP) e a proposta desenvolvida para o concurso de habitação de interesse sustentável.

Todos os participantes receberão certificado de 8 horas

Marcos Boldarini: Arquiteto e Urbanista, professor universitário na Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo (AEC), coordena e desenvolve projetos de urbanização de assentamentos precários, habitação de interesse social, equipamentos e espaços públicos há mais de 20 anos. Autor de projetos premiados. Um dos representantes do Brasil na XII Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2010. Titular do escritório Boldarini Arquitetos Associados, com trabalhos selecionados para as bienais internacionais de arquitetura de Veneza (2002, 2010, 2012 e 2018), Roterdã (2009 e 2012), Quito (2010), Buenos Aires 2012 e São Paulo (2011, 2013), premiado nas três últimas. Laureado em 2015 pela Academia Paulista dos Críticos de Arte com prêmio na categoria Urbanidade, modalidade Arquitetura e Urbanismo, pelo Conjunto de projetos sociais em São Paulo.

Lucas Nobre: Arquiteto e Urbanista, formado pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação FAAC / UNESP Bauru em 2009 e pós-graduado pela Associação Escola da Cidade em 2019. Arquiteto associado no escritório Boldarini Arquitetos Associados desde 2010. Coordena e desenvolve projetos de urbanização de assentamentos precários, habitação de interesse social, equipamentos e espaços públicos. Autor de projetos premiados como: Residencial Corruíras, Residencial Diogo Pires, Urbanização do Complexo Cantinho do Céu e Requalificação da Orla Marítima de Ilha Comprida.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso "Estratégias para Desenvolvimento de Projetos de Interesse Social"" 11 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976709/curso-estrategias-para-desenvolvimento-de-projetos-de-interesse-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.