Inovação e arquitetura: metaverso e outras tendências para 2022

O mais novo episódio do Arquicast sobre as tendências no mercado da construção trata de temas que centralizaram os debates em arquitetura ao longo de 2021 e como essas questões estão orientando as expectativas do nosso mercado para este novo ano. Sustentabilidade, inovação, tecnologia e cultura de trabalho estão entre os conceitos abordados e que, de alguma forma, parecem centrais às mudanças que 2022 anuncia.

Participam Christie Silva Schulka, especialista em Neurociência com ênfase em Neuromarketing Digital pela UP e Head de Marketing da Roca Brasil Cerâmica, o arquiteto e urbanista Felipe Guerra, sócio do Jaime Lerner Arquitetos Associados, cenógrafo e diretor de arte, e o arquiteto Carlos Bianco, sócio fundador da Arquitecto e consultor da Roca Brasil Cerâmica.

Todos estes temas são atravessados pela questão da qualidade e da natureza do relacionamento entre empresas, funcionários e clientes. E a palavra transparência aparece como aquela que melhor caracteriza a busca dos diferentes atores da indústria da construção civil empenhados em implementar as adequações necessárias para se manter à frente de seu tempo e indicar os rumos futuros do nosso campo. Transparência na comunicação entre as partes; transparência nos objetivos e valores das empresas; transparência nos processos de produção; transparência quanto aos desejos e demandas do público em geral.

Também um desejo de humanização das relações e dos ambientes parece imperativo, após dois anos de distanciamento social e isolamento trazidos pela pandemia de covid-19. A tecnologia proporcionou a continuidade de uma série de atividades, mas artificializou processos e trocas interpessoais. Entretanto, como nossos convidados nos apontam, a mesma tecnologia parece oferecer alternativas mais sensíveis à experiência sensorial que tanta falta nos tem feito na ausência do contato presencial com o outro.

O ambiente virtual do Metaverso, uma rede social em 3D nas palavras de Felipe Guerra, pretende explorar virtualmente experiências de trocas mais imersivas entre as pessoas. Na impossibilidade de grandes feiras internacionais, esta plataforma pretende recriar com uma riqueza impressionante de detalhes, os espaços e o público que costumam figurar nos tradicionais ambientes destes eventos, como estandes e showrooms. 

Ouça o podcast aqui.

Texto por Aline Assis.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Inovação e arquitetura: metaverso e outras tendências para 2022" 12 Fev 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976359/inovacao-e-arquitetura-metaverso-e-outras-tendencias-para-2022> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.