Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto

A arquitetura há muito tempo é pensada pra simbolizar e venerar valores e crenças compartilhadas. Isso é especialmente verdadeiro no caso de catedrais e lugares de culto, estruturas que ultrapassam todas as fronteiras culturais, ambientais e econômicas. Essas construções abrangem o ritual e a reunião ao passo que exploram uma relação entre a experiência humana e o divino. Atualmente, as catedrais estão sendo reimaginadas pela vida contemporânea e por novas tradições de construção. 

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 2 de 9Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 3 de 9Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 4 de 9Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 5 de 9Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Mais Imagens+ 4

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 8 de 9
© Phil Boorman

Catedrais são igrejas que contam com uma cathedra (que em latim significa "assento") de um bispo e servem como o templo central de uma diocese, conferência, ou episcopado. Estão presentes em diferentes vertentes cristãs, da Anglicana e a Ortodoxa à Católica. É importante notar que as catedrais não se tornaram universais dentro de entidades como a Igreja Católica Romana até o século XII. Foi esse o momento em que elas começaram a adquirir formas distintas das igrejas de paróquias, monásticas e residências episcopais. Como os projetos a seguir demonstram, algumas catedrais recentes tomaram como base a tradição, repensando o passado e reinterpretando os espaços para a reunião e o culto. 

Fratry Building Renovation at Carlisle Cathedral / Feilden Fowles

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 5 de 9
© Peter Cook

Uma nova entrada ao salão Fratry reformado e um undercroft foram criados, estendidos por um novo pavilhão de entrada de arenito vermelho, como uma estrutura de ligação entre o antigo e o novo. O projeto, finalizado após uma longa gestação (a catedral tem trabalhado nele há 15 anos, e os arquitetos pelos últimos seis), dá ao salão um propósito renovado e saúda o público pela primeira vez, enriquecendo os benefícios da catedral para toda a comunidade. 

Cathedral of the Northern Lights / schmidt hammer lassen architects + LINK arkitektur

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 9 de 9
© Adam Mørk

A princesa da coroa da Noruega, Mette-Marit, inaugurou a Catedral da Aurora Boreal, situada na cidade norueguesa de Alta, a aproximadamente 500 km ao norte do Círculo Ártico. Mesmo antes da inauguração, a catedral de 47 metros de alturas, projetada pela schmidt hammer lassen architects em cooperação com a Link Arkitetur, foi recebida como um marco arquitetônico de toda a região. 

The Cathedral of Christ the Light / SOM

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 3 de 9
Cortesia de SOM

A Cathedral of Christ the Light ressoa como um local de culto que e incute um senso de consolação e renovação espiritual, e de descanso do mundo secular - um santuário no sentido mais amplo da palavra. Localizada no centro de Oakland e composta por um santuário de 1.350 assentos com capelas laterais, um batistério, e dependências, a catedral honra suas obrigações religiosas e cívicas tanto para a diocese católica quanto para a cidade. 

Cathedral of Créteil Extension / Architecture-Studio

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 2 de 9
© Yves Mernier

Em 2009, sob iniciativa do Bispo Santier, a associação diocesana de Créteil, apoiada pelo Chantiers du Cardinal, optou por um projeto ambicioso para expandir a catedral de Notre-Dame de Créteil. Concebida por Charles-Gustave Stoskopf, detentor do Prix de Rome, essa arquitetura é típica dos anos 1970, quando a "teologia da combinação" era predominante. É parte da herança contemporânea da cidade de Créteil. 

Sacred Heart Cathedral of Kericho / John McAslan + Partners

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 7 de 9
© Edmund Sumner

Finalizada no final de 2015, a Catedral Kericho foi construída no Quênia, a aproximadamente 250km a sudoeste de Nairóbi. Ela está nas chamadas Highlands, a oeste do Great Rift Valley, desfrutando de vistas magníficas por plantações de chá e colinas em volta. A Diocese foi estabelecida em 1995 com uma congregação cada vez maior e é liderada pelo Reverendo Bispo Emmanuel Okombo. O design da Catedral cria um lugar sagrado e único para a congregação de 1.500 celebrantes, que participam da Missa Católica Romana sob um teto gigantesco unificado. 

Clifton Cathedral / Purcell

Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto - Imagem 6 de 9
© Phil Boorman

Purcell finalizou as reformas da Catedral Católica Romana de São Pedro e São Paulo em Clifton, Bristol, tornando-a a última grande catedral impermeável do Reino Unido pela primeira vez. Purcell trabalho de perto com o cliente, a Diocese de Clifton, para melhorar o ambiente interno e ao mesmo tempo respeitar a arquitetura da estrutura brutalista, com propostas detalhadas de design que harmonizam com a riqueza do edifício icônico.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Luz sagrada: novas catedrais e espaços de culto" [Sacred Light: New Cathedrals Rethinking Modern Worship] 20 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975802/luz-sagrada-novas-catedrais-e-espacos-de-culto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.