Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles

Lehrer Architects projetou um pequeno vilarejo de micro habitações para moradores de rua em Los Angeles. Nomeado de Whitsett West, o projeto foi concluído com os arquitetos e engenheiros da cidade de Los Angeles do Bureau of Engineering. Localizado em North Hollywood, o projeto é a quarta colaboração nos últimos sete meses, projetada para ser um protótipo para formatos de habitação transitória.

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 2 de 17Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 3 de 17Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 4 de 17Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 5 de 17+ 17

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 17 de 17
Cortesia de Lehrer Architects

A Whitsett West foi projetada para gerar um ativo urbano e social crítico. Idealizada em conjunto com várias agências municipais — lideradas diretamente pelo Bureau of Engineering e pela Ford Construction — a Lehrer Architects LA projetou o complexo com o uso estratégico de cores e uma composição de unidades para construir uma comunidade. O objetivo era desestigmatizar a moradia dos sem-teto, tornando essas casas seus próprios lugares característicos em toda a cidade.

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 14 de 17
Cortesia de Lehrer Architects

Saticoy esta localizada em uma faixa de terra extremamente estreita, com quase 400 m (um quarto de milha) de comprimento e, às vezes, apenas 6 m (20 pés) de largura, mas suficiente para acomodar até 150 camas em 77 unidades. Além dos dormitórios, o complexo possui instalações de higiene, armazenamento, escritórios e espaços comuns, bem como toda a infra-estrutura necessária de elétrica, esgoto, água, acessibilidade e drenagem. Dado o projeto acelerado e o cronograma de construção, o desafio imediato da Saticoy foi encaixar as unidades necessárias em um lote tão estreito, oneroso e estranhamente delimitado. Os arquitetos trabalharam com circulações incrivelmente longas e estreitas, distantes para configurar um espaço urbano coerente. Cores foram utilizadas em uma linguagem visual para fortalecer o sentido de uma vila.

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 3 de 17
Cortesia de Lehrer Architects

As unidades brancas foram projetadas pela Pallet Shelter e entregues planas e desmontadas no local. Elas foram empregadas como objetos brilhantes compostos para moldar os espaços externos comunitários, criando uma série de comunidades menores ao longo do local. As Tiny Homes de 2,40x2,40 m (8'x8') são rápidas de montar e proporcionam um espaço independente e condicionado para cada morador, que pode ser fechado pelo ocupante para uma maior sensação de segurança, autonomia e privacidade no caminho para a moradia permanente. Como cada um destes projetos evoluiu com a comunidade, a importância dos espaços compartilhados tornou-se primordial para a equipe ao projetar cada projeto subsequente. Os dois maiores espaços comunitários estão localizados de forma central, proporcionando áreas de alimentação primária e de reunião para todos os membros da comunidade. Uma barreira sonora de 2,40 m (8 pés de altura) foi construída ao longo da via expressa, para mitigar o ruído e proporcionar privacidade aos moradores, incorporando também árvores existentes para proporcionar uma proteção dos raios solares com a sombra das ruas externas.

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 2 de 17
Cortesia de Lehrer Architects

Um princípio fundamental da prática da Lehrer Architects é não haver "espaços descartáveis", por isso o projeto funciona com padrões geométricos coloridos de azul, verde e amarelo em um terreno anteriormente abandonado. A Comunidade Whitsett West Tiny Home é o mais recente projeto social da cidade para fornecer mais camas para seus moradores desabrigados. Ele está localizado no local de um acampamento de sem-teto já existente, entre a auto-estrada 170, algumas instalações de transporte marítimo industrial e estacionamentos. A cidade investiu em trazer nova infra-estrutura ao local — abrigo, serviços públicos e instalações de apoio — para servir a comunidade existente sem moradia, e limitar o deslocamento de seus membros. A equipe de construção enfrentou desafios significativos ao trazer a infra-estrutura para um local de 300 m² (1000 pés), desde torná-la acessível ao ADA, até garantir que a água seja capturada e drenada adequadamente, tudo isso em um cronograma rápido.

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 13 de 17
Cortesia de Lehrer Architects

"A cidade rapidamente fez a transição das micro habitações para os moradores de rua quando a pandemia começou, e este formato nos permitiu construir oito pequenas comunidades no último ano e meio, que acomodam 1.047 indivíduos. Há mais oito vilarejos nas fases de planejamento e construção, que proporcionarão acomodação para mais 1.061 pessoas", afirmou Marina Quiñónez, gerente de programa de instalações para sem-teto e arquiteta do Bureau of Engineering.

Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles - Imagem 8 de 17
Cortesia de Lehrer Architects

Este projeto representa uma abordagem experimental para a crise dos sem-teto de Los Angeles, também levando o aprendizado para projetos anteriores. Com a abertura do Whitsett West, a Lehrer Architects proporcionou abrigo a 500 moradores de rua através deste protótipo. O conjunto de projetos pode oferecer um plano para outros centros urbanos densamente povoados sobre como se apropriar de um terreno antes negligenciado e transformá-lo em moradia. A ideia é repensar o modelo para melhorar a comunidade e fornecer moradia para residentes vulneráveis.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Equidade. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Lehrer Architects projeta complexo de "tiny houses" para moradores de rua em Los Angeles" [Lehrer Architects Designs New Tiny Home Villages for Homeless Residents in Los Angeles] 01 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972294/lehrer-architects-projeta-complexo-de-tiny-houses-para-moradores-de-rua-em-los-angeles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.