Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio

O Eames Office está celebrando às suas oito décadas de história com uma exposição retrospectiva sobre a vida e obra de Charles e Ray Eames na Design Gallery Isetan The Space em Tóquio. Exibindo desde itens clássicos, passando por projetos nunca realizados, protótipos e modelos em escala, até novos projetos desenvolvidos em parceria com a Herman Miller, Vitra, Ravensburger e Reebok, a exposição intitulada The 80 Years of Design procura ressaltar o trabalho prolífico e diverso desenvolvido pelo Eames Office ao longo dos seus oitenta anos de história, destacando o legado da obra de Charles e Ray Eames no design contemporâneo.

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 2 de 20Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 3 de 20Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 4 de 20Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 5 de 20Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Mais Imagens+ 15

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 8 de 20
© Ko Tsuchiya

Fundado pelo casal no ano de 1941, o Eames Office continua a produzir peças de mobiliário atemporais e objetos de design inovadores, propagando um legado que já dura mais de oito décadas. No início do percurso expositivo, uma linha do tempo de mais de seis metros apresenta de forma cronológica as mais importantes criações realizadas pelo estúdio que leva o nome de Charles e Ray Eames. Além disso, o projeto expositivo se organiza em três seções: o trabalho colaborativo de Charles e Ray, a obra de Ray após a morte do marido em 1978, e a transformação do estúdio após a morte de Ray em 1988.

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 3 de 20
© Ko Tsuchiya

O Eames Office é um estúdio comprometido não apenas em preservar do legado deixado por seus fundadores, mas em seguir criando e desenvolvendo produtos e objetos de design que possam ressignificar a sua obra no tempo presente. Estamos muito entusiasmados por poder apresentar algumas das pecas mais icônicas criadas pela dupla ao longo de suas carreiras ao lado dos mais novos projetos e produtos desenvolvidos pelo estúdio -- Eames Demetrios, Diretor do Eames Office.

Dividida em três seções, a exposição The 80 Years of Design categoriza de forma cronológica as mais importantes criações do casal nos campos da arte, design e arquitetura. A seção Arte e Tecnologia ilustra como os primeiros experimentos de Charles e Ray Eames com madeira laminada—os quais levaram a criação da icônica Escultura de Madeira Compensada de 1943—contribuíram para com a difusão deste material na industria do design além de incentivar o desenvolvimento de novas soluções e sistemas em madeira compensada aplicados à arquitetura. Ocupando posição de destaque no espaço expositivo, uma réplica da escultura foi reconstruída a partir dos esboços originais do casal e com o auxílio de um escaner 3D de alta resolução.

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 6 de 20
Modular House. Image © Marc Eggimann

A contribuição mais significativa de Charles e Ray Eames para o campo da arquitetura, a Eames House, projetada e construída pelo casal em 1949 e conhecida também como Case Study House No. 8, foi transformada em um modelo em escala 1:20 para poder ser apresentada em detalhes na exposição comemorativa aos 80 anos do estúdio. Outro modelo em escala que pode ser visto na retrospectiva é a Modular House, um projeto desenvolvido a partir de sistemas pré-fabricados mas que, infelizmente, nunca chegou a ser construído.

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 2 de 20
© Ko Tsuchiya

Além disso, os visitantes poderão ver de muito perto novas reedições do Eames Office de alguns dos ítens clássicos criados por Charles e Ray, como a LCW Plywood Chair (1946), a La Chaise (1948) e a Eames Lounge Chair (1956). A terceira e última seção é dedicada aos jogos lúdicos, elemento fundamental no que se refere à pratica do Eames Office ao longo das últimas décadas. Aqui, os visitantes poder conhecer e explorar alguns dos principais produtos lançados nos últimos anos, como o Eucalyptus Skateboard Deck, o The Heames House of Cards, assim como outros produtos mais recentes como os quebra-cabeças desenvolvidos pela Ravensburger e os ‘Monotone Pack’ desenvolvidos em colaboração com a Reebok.

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 5 de 20
© Ko Tsuchiya

A exposição retrospectiva do trabalho de Charles e Ray Eames está instalada no histórico edifício da loja de departamentos Isetan de Tóquio, a primeira representante do Eames Office no Japão desde 1961. Além de uma das mais tradicionais lojas de departamentos do país, a Isetan inaugurou recentemente um novo espaço expositivo dedicado ao design moderno e contemporâneo—ressaltando a relação duradoura entre o estúdio e a cultura japonesa.

Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio - Imagem 19 de 20
© Eames Office

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Eames Office comemora seus 80 anos com uma exposição retrospectiva em Tóquio" [Eames Office Celebrates 80 Years of Design History with Exhibition in Tokyo] 24 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971901/eames-office-comemora-seus-80-anos-com-uma-exposicao-retrospectiva-em-toquio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.