Da paisagem à arquitetura

Desde minha primeira tentativa de fotografar arquitetura, em dezembro de 1995, percebi querer que tanto a construção quanto a paisagem narrassem uma história comum, e formassem um todo inseparável. Existem dois processos-chave quando fotografo a arquitetura como um componente da paisagem circundante: um direcionado para o interior, e outro direcionado para o exterior, e eles ocorrem simultaneamente.

Da paisagem à arquitetura - Imagem 2 de 9
Piribebuy Tomb / Solano Benitez, Paraguai. Imagem © Erieta Attali
Da paisagem à arquitetura - Imagem 3 de 9
Casa Milan / Marcos Acayaba, Brasil. Imagem © Erieta Attali

Durante o primeiro processo, a paisagem é interpretada através do edifício, que age como uma lente, refletindo, refratando, revelando, unindo e separando. Ao mesmo tempo — durante o segundo processo — o edifício é interpretado como parte da paisagem, e é sentido através de seu contexto. Em ambos os casos, tento comunicar uma experiência contínua, em oposição a uma declaração visual estática.

Da paisagem à arquitetura - Imagem 4 de 9
Ponte Yusuhara / Kengo Kuma & Associates, Japão. Imagem © Erieta Attali
Da paisagem à arquitetura - Imagem 5 de 9
Ponte Hassan II / Marc Mimram, Marrocos. Imagem © Erieta Attali

À medida que meu envolvimento com a fotografia arquitetônica se aprofundou, e especialmente após minha principal publicação intitulada In Extremis, Columbia University Press, NYC, 2010, naturalmente comecei a questionar o escopo de meu trabalho: para que estava me esforçando? Certamente não era uma documentação, em meus anos profissionais como fotógrafa arqueológica tive que me envolver em documentação científica, e o processo de pensamento por trás dela é completamente diferente, ou seja, sistemático, objetivo e abrangente.

Da paisagem à arquitetura - Imagem 6 de 9
Piso da Acrópole / Dimitris Pikionis, Grécia. Imagem © Erieta Attali
Da paisagem à arquitetura - Imagem 7 de 9
Museu da Reserva Petroglyph Deer Valley / Will Bruder Architects. Az, EUA. Imagem © Erieta Attali

Desde minha primeira produção fotográfica, como fotógrafa de paisagens, procuro uma imagem maior: uma onde todos os elementos da composição estejam em relação uns com os outros, e a arquitetura faça parte da paisagem. Isto também implica que cada fotografia deva funcionar como uma história auto-contida, comunicando esta relação e as transições que ela implica, assim como uma narrativa pessoal recriando geografias imaginárias da infância. Portanto, a pergunta inicial que me faço no início de cada sessão é: que história é desvendada aqui? A paisagem é utilizada como um meio para falar de arquitetura e vice-versa.

Da paisagem à arquitetura - Imagem 8 de 9
Chalet 7 / Max Nuñez, Chile. Imagem © Erieta Attali

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Attali, Erieta. "Da paisagem à arquitetura" [From Landscape to Architecture] 04 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971849/da-paisagem-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.