Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura

Com uma produção inspirada no legado dos cariocas Sérgio e Claudio Bernardes, o escritório Bernardes Arquitetura é “fruto de uma história que atravessa três gerações com mais de mil projetos”. Criado em 2012 por Thiago Bernardes, o escritório hoje conta com mais 7 sócios e tem filiais no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa.

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 2 de 11Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 3 de 11Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 4 de 11Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 5 de 11Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Mais Imagens+ 6

Conhecidos por sua arquitetura cuidadosa, ritmada, com formas puras e mesclas de materiais naturais e sintéticos que muitas vezes partem de padrões geométricos, os projetos de Bernardes Arquitetura parecem conseguir se inspirar no entorno e responder às condições dadas, buscando resguardar e cuidar do interior, ao mesmo tempo que se adaptam e dialogam com a vizinhança. Segundo o escritório, sua prática se inspira nas ideias e na produção de Sérgio e Claudio Bernardes, trazendo-as para a contemporaneidade com autenticidade.

Ambos cariocas, Sérgio Bernardes nasceu em 1919 e foi um dos reconhecidos expoentes da arquitetura moderna brasileira, enquanto Claudio, filho de Sérgio, nasceu em 1949 e teve uma expressiva produção de arquitetura durante as décadas de 70, 80 e 90 junto do escritório Bernardes Jacobsen. Essa sociedade se desfaz em 2012, dando origem ao Bernardes Arquitetura com Thiago à frente em busca de aprofundar seu trabalho autoral e criar novas parcerias.

O escritório hoje conta com cerca de 90 profissionais e alguns prêmios, como o World Architecture Festival 2019, no qual foi finalista na categoria Completed Buildings: Villa, com as casas Asa e Pipa, e na categoria Future Project: Masterplanning, com o projeto Masterplan Paraty; o Global Architecture & Design Awards 2018, no qual foi vencedor na categoria Private Residence, com o projeto da Casa Península, e segundo lugar na categoria Mixed Use, com o projeto do Hotel Fasano Angra; ou ainda o Young Architects of Latin America, no qual foi reconhecido com menção honrosa. Além disso, o escritório participou da 16º Bienal de Arquitetura de Veneza com o projeto Casa Península.

Com uma arquitetura que consegue equilibrar a simplicidade formal, criando interesse visual, a produção de Bernardes Arquitetura valoriza ainda técnicas passivas de conforto, como iluminação e ventilação natural, tentando estabelecer conexões com seu entorno. Confira a seguir uma seleção de projetos de Bernardes Arquitetura:

Casa Delta / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 6 de 11
Casa Delta / Bernardes Arquitetura. Image © Ruy Teixeira

Hotel Arpoador / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 2 de 11
Hotel Arpoador / Bernardes Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Casa Pipa / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 11 de 11
Casa Pipa / Bernardes Arquitetura. Image © Ruy Teixeira

Edifício Aníbal / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 8 de 11
Edifício Aníbal / Bernardes Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Apartamento CCM / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 5 de 11
Apartamento CCM / Bernardes Arquitetura. Image © Ruy Teixeira

Capela Joá / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 7 de 11
Capela Joá / Bernardes Arquitetura. Image © Tuca Reinés

Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 10 de 11
Instituto Brincante / Bernardes Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Casa Península / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 9 de 11
Casa Península / Bernardes Arquitetura. Image © Fernando Guerra FG+SG

Gurumê / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 4 de 11
Gurumê / Bernardes Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Casa Asa / Bernardes Arquitetura

Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura - Imagem 3 de 11
Casa Asa / Bernardes Arquitetura. Image © Fernando Guerra FG+SG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Expandindo o legado moderno: a obra de Bernardes Arquitetura" 19 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970847/expandindo-o-legado-moderno-a-obra-de-bernardes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.