De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais

Existindo como um lugar que todos precisam visitar, mais cedo ou mais tarde, não importa qual seja sua posição social, os banheiros podem ser uma das melhores maneiras de adicionar personalidade a um projeto. Utilizado em momentos mais vulneráveis, os banheiros são arenas calmas e solitárias que proporcionam alguns minutos de paz em um ambiente agitado. Portanto, a originalidade da experiência do usuário pode realmente se destacar.

Quer tragam relaxamento e hospitalidade, individualidade ou drama e cultura ao espaço público, os banheiros podem surpreender e encantar os usuários, ao mesmo tempo que permitem que eles descansem. Aqui estão oito projetos em que um banheiro é parte integrante da arquitetura de interiores.

Banheiros de Hotel

Hotel Mondrian
Doha, Qatar

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 2 de 15
Mondrian Hotel. Image © Laufen

O Hotel Boutique Mondrian combina perfeitamente com a hospitalidade memorável do Oriente Médio, combinando banheiros e lavatórios Laufen Palomba e Laufen Pro com grandes banheiras personalizadas. Cada peça tem uma qualidade escultural igual ao resto do hotel, com sua escadaria ofídica helicoidal e iluminação interior inspirados em Alice no País das Maravilhas.

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 3 de 15
Mondrian Hotel bathroom. Image © Laufen

Hotel 25 Hours – The Circle
Cologne, Alemanha

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 4 de 15
25 Hours Hotel – The Circle,Cologne, Germany.. Image © Laufen

Seguindo a máxima de que menos é mais, o hotel 25 Hours utiliza lavatórios Kartell by Laufen, utilizando canalizações de metal exposto com grande efeito, trazendo luz e minimalismo aos seus espaços binários.

Os quartos são divididos entre aqueles no interior mais escuro do edifício e aqueles na seção externa cheia de luz. Ambos apresentam um conceito de banheiro em plano aberto com luminárias, mas os quartos internos apresentam um interior mais vibrante e futurista, enquanto os quartos externos oferecem um ambiente mais retro, com chuveiros com vista para uma janela sobre a cidade.

Seerose Resort and Spa
Lake Hallwil, Suíça

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 5 de 15
Seerose Resort and Spa, Lake Hallwil, Switzerland. Image © Jochen Splett

Relaxamento e tranquilidade são temas abrangentes do retiro de Seerose, de inspiração asiática, situado a 40 km de Zurique, às margens do Lago Hallwil. Espaçosos banheiros com painéis de madeira e acessórios KWC trazem o caráter requintado e de bom gosto do spa para os espaços privados do resort.

Laurichhof Hotel
Pirna, Suíça.

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 6 de 15
Laurichhof Pirna, Switzerland. Image © SeidelStudios

Exageros deliberados e surpresas são a base do conceito de interior do Laurichhof Hotel. Usando descargas Tece e chuveiro nos banheiros, a equipe de projeto Annette Katrin Seidel e Franz Philip Seidel foram capazes de criar superfícies de banheiro de aço inoxidável tão visivelmente surpreendentes quanto os motivos de teto e parede criados em outras áreas do hotel, como a zebra no teto da sala de jantar ou teto da sala de estar do spa.

Conjuntos Habitacionais

Wesselkvartalet
Asker, Noruega.

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 8 de 15
Wesselkvartalet: Asker, Norway. Image © Duscholux

Os arquitetos do projeto Jarmund / Vigsnæs queriam que todos os 52 apartamentos do empreendimento Wesselkvartalet apresentassem sua própria individualidade. Todos os residentes têm apartamentos exclusivos de diferentes formas e tamanhos, então, usando a gama altamente variável de acessórios para painéis de chuveiro da Duscholux Collection 2, os designers foram capazes de incluir as características sofisticadas dos chuveiros em todos os apartamentos, apesar de suas plantas baixas exclusivas.

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 9 de 15
Wesselkvartalet: Asker, Norway. Image © Duscholux

BBC Television Centre
London, Reino Unido

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 10 de 15
BBC Television Centre, London, UK. Image © Suzy Hoodless

A escassez de moradias no Reino Unido significa que muitos edifícios icônicos estão sendo transformados em espaços residenciais. Quanto mais famoso for o edifício, maior será a demanda por seu código postal. Esta combinação de um edifício antigo com a utilidade contemporânea é referenciada na reconstrução do histórico BBC Television Centre como um espaço residencial de alta classe projetado por Suzy Hoodless arquiteta de interiores. Lavatórios Val, da Laufen, geométricos e contemporâneos são combinados com azulejos geométricos, juntos em um estilo e cores em dois tons tradicionalmente elegante.

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 11 de 15
BBC Television Centre, London, UK. Image © Guy Richards

Luxury Entertainment Venues

Elbphilharmonie
Hamburg, Alemanha

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 12 de 15
Elbphilharmonie, Hamburg, Germany. Image © Theis Rätzke

Acomodando uma sala filarmônica e uma sala de música, o Elbphilharmonie é o epicentro para entretenimento social e cultural em Hamburgo. A fachada atraente do edifício com janelas de vidro curvas oferece uma vista distinta para olhar a cidade enquanto lava as mãos nos lavatórios Palomba dos banheiros da Laufen.

Royal Arena
Copenhagen, Dinamarca

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 14 de 15
Royal Arena: Copenhagen, Denmark. Image © Laufen

Assumindo a forma de um zootrópio giratório, a Royal Arena em Copenhagen é uma imagem culturalmente simbólica do próprio entretenimento. Os visitantes entretidos por artistas internacionais da música, produções musicais e eventos esportivos não encontrarão descanso no drama do palco nos banheiros públicos. Os mictórios da Vila teatral, junto com outras peças de louças sanitárias da Laufen, combinam e contrastam com os interiores de azulejos pretos dos banheiros para criar um personagem digno do palco.

De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais - Imagem 15 de 15
Royal Arena: Copenhagen, Denmark. Image © Laufen

Explore tipos de espaços e projetos no Architonic.

Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "De hotéis a salas de concertos: 8 projetos com banheiros originais" [From Hotels to Concert Halls: 8 Distinctive Projects With Original Bathrooms] 25 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970419/de-hoteis-a-salas-de-concertos-8-projetos-com-banheiros-originais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.