Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações

Com paredes e tetos distantes, muitas vezes a maneira mais prática de controlar uma fonte de luz é colocá-la na posição exata onde se faz necessária, com uma luminária pendente.

Mesmo a iluminação suspensa pode ser tão simples ou tão complexa quanto os parâmetros do projeto exigem. Das esculturas mais intrincadas de vidro ou peças mecânicas a uma única lâmpada em um cabo, aqui estão sete tipos de luminárias pendentes e os propósitos para os quais são mais adequadas:

Luminárias pendentes com cúpula

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 2 de 11
Ceramic Bride pendant por mammalampa. Imagem © Stylepark

Com uma grande variedade de estilos, tamanhos, cabos e funções, a luminária pendente com cúpula é a categoria mais ampla de iluminação nesse gênero. Então, se você está procurando por algo atraente e criativo, mas que também usa sua moldura para brincar com os padrões de luz emitida, como a Swirl de Le Klint, ou até mesmo o ceramic Bride de mammalampa, é fácil encontrar algo deslumbrante que se encaixa nos impulsos criativos.

Entre os modelos mais simples existem muitas opções minimalistas, como as linhas limpas da pendente Type 80 de Anglepoise, cuja cúpula separada cria um efeito de halo de luz. Ou até mesmo algo funcionalmente interessante como a série de pendentes Fez de Baltensweiler, que fornece uma luz ambiente livre de reflexos. Com fios finos ajustáveis e uma peça pivotante, Fez é flexível e direcionável.

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 3 de 11
Fez pendant series por Baltensweiler. Imagem © Baltensweiler

Lanternas pendentes

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 4 de 11
Brassie por Ronda design. Imagem © Ronda Design

Inspiradas nas lâmpadas a gás de séculos passados, essas luminárias combinam o estilo vintage e contemporâneo. Tanto em molduras de vidro ou completamente transparentes, para uma aparência verdadeiramente minimalista, elas vêm em cubos como a Dice by Seer, ou em poliedros geométricos mais interessantes como a Prism de Nathalie Dewez Lighting.

A Brassie, da Ronda design, por sua vez, vai um passo além, na medida em que se esforça para atingir um minimalismo apurado, removendo inteiramente a lâmpada. Em vez disso, a estrutura de metal é iluminada por um painel de LED na face superior, oferecendo uma abordagem extremamente marcante e artística.

Luminárias pendentes lineares

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 5 de 11
Bath A por Alma Light. Imagem © Alma Light

Adequada para espaços que requerem geometrias mais longas de luz, como salas de jantar retangulares, áreas de estar ou de trabalho, a iluminação linear é perfeitamente adequada para múltiplas aplicações. Como uma homenagem a esta herança dos escritórios, a Bath A from Alma Light assume a forma de um longo tubo fluorescente. Com a luz LED, no entanto, a Bath A oferece uma luz mais forte e uniforme em todo o comprimento de sua estrutura.

Ambientes maiores podem até combinar luzes lineares, como os sistemas IDOO.line ou IDOO.pendant de H. Waldmann, para estender o caminho de iluminação tanto quanto o usuário exigir. Opções mais criativas estão disponíveis, é claro, com várias cores e materiais oferecendo pendentes lineares, mas Q.aureool da QC lightfactory realmente vira a categoria de cabeça para baixo, rotacionando a luz. Ao curvar uma luz linear em si mesma para formar um círculo limpo de iluminação, Q.aureool é perfeita para uso em espaços amplos e circulares de reunião, jantar e socialização.

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 6 de 11
IDOO.line por H. Waldmann. Imagem © H. Waldmann

Pendentes com vários focos de luz

As pendentes com vários focos podem ser separadas em três subcategorias distintas.

Luminárias pendentes lineares com vários focos de luz

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 7 de 11
Tam Tam pendant por Marset. Imagem © Marset

A primeira é semelhante a pendente linear, pois espalha várias luzes por toda a extensão de sua forma, como a versão linear da coleção Fez mencionada acima, que controla suas pendentes como uma marionete. Ou como a pendente Tam Tam da Marset, que conecta focos ajustáveis a uma barra suspensa.

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 8 de 11
Tam Tam pendant por Marset. Imagem © Marset

Luminárias pendentes com vários focos de luz

A segunda subcategoria de pendente com vários focos de luz agrupa as lâmpadas na mesma forma, proporcionando uma iluminação mais ampla e uniforme. O efeito é demonstrado pelos vários globos foscos do Network Chandelier da Hudson Valley Lighting, que trazem estilos art déco adequados para espaços maiores, como foyers de hotéis retro e restaurantes.

Luminárias pendentes agrupadas com vários focos de luz

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 9 de 11
Jamz hanging lamp por Lladro. Imagem © Lladro

Este estilo permite que as luminárias pendentes se acomodem em suas próprias formações devido à gravidade. Exemplos como a luminária Jamz da Lladro ou a Cono 6 da Zava resumem como pendentes com cúpulas simples podem ser agrupadas para formar coleções especiais que merecem seu próprio substantivo coletivo.

As pendentes agrupadas são especialmente adequadas para áreas verticais estreitas, como escadas helicoidais ou em forma de "U" ou foyers de pé-direito alto. Abacus, de Terzani, por exemplo, é especialmente adequada para as mais estreitas frestas.

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 10 de 11
Abacus por Terzani. Imagem © Terzani

Luminárias pendentes com cabos

Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações - Imagem 11 de 11
Cintola pendants por Tom Kirk Lighting. Imagem © Tom Kirk Lighting

Às vezes, até mesmo uma única lâmpada na ponta de um cabo pode trazer um nível de estilo e sofisticação aos projetos. As pendentes com cabo podem ser uma declaração ousada da confiança de um arquiteto no minimalismo de seu projeto. Mas quando bem posicionadas, e talvez até mesmo multiplicados em instalações de recursos maiores, essas pendentes como as Cintola de Tom Kirk Lighting, com a opção de difusores de vidro feitos à mão em sete cores vibrantes, podem chamar a atenção.

As opções como a Thorn Pete da Tekna, com seu suporte para lâmpada e cabo em metal, têm um estilo vintage. Enquanto a Base da NUD também mostra como o uso de lâmpadas com cabos simples pode combinar sutileza e esplendor, com um suporte de ferro rústico ou de concreto.

Explore as luminárias pendentes para todos os espaços e projetos no Architonic

Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Como escolher o tipo certo de luminária pendente: exemplos e inspirações" [How to Choose the Right Type of Pendant Light: Examples and Inspiration] 07 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970417/como-escolher-o-tipo-certo-de-luminaria-pendente-exemplos-e-inspiracoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.