"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 2 de 52"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 3 de 52"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 4 de 52"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 5 de 52A re-existência do habitar, da língua e do território, Arte a 360 grados + Comunal - Mais Imagens+ 47

O projeto “Tequiocalco. Campa tlachializtli mozcalializtli in totlamatiliz huan toyuhcatiliz” – localizado no estado de Tlaxcala, México - que se traduz para o espanhol como Centro Autónomo de Investigación y Revitalización de Saberes Comunitarios (CAIRSCO), é o "lugar onde observamos ou investigamos e revitalizamos nossa sabedoria e cultura, formas de ser ou o que é vivido na comunidade".

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 15 de 52
Projeto. Imagem © Onnis Luque

Nas palavras do coletivo Arte a 360 grados, a história do Tequiocalco emerge do entrelaçamento entre linguagem, formas de habitar, território e memória coletiva:

Desde 2008, nós, o povo nahua de Cuauhtoatla, estamos procurando uma casa para reconfigurar nossa memória, nossa língua, nossa cultura, nossa educação, nosso território, nossa ideologia, nossa política e nossas formas de organização, porque os ajolotes foram embora com a água, a terra está enterrada sob camadas de cimento, e o plástico nas ruas até sujou as encostas de Matlalcueyatl. As casas de carvalho e adobe de nossos avós não são mais construídas. Muitos dos materiais do passado não existem mais. Agora blocos, divisórias e vergalhões são usados para construir casas grandes. As casas feitas de paus, barro e pedra não são mais apreciadas. Nosso altépetl Cuauhtoatla está sendo pouco a pouco absorvido por um monstro de concreto contrário a nossa linguagem e nossas práticas, que destrói o meio ambiente, porque nunca se entendeu o por quê de destruir por dinheiro. A memória de nosso mundo deixou de ser contada por conta da morte anunciada da língua Nahuatl e de nosso território no Matlalcueyatl, que agora também está morrendo.

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 7 de 52
Projeto. Imagem © Onnis Luque

Para nós é importante que uma mediação estética e política surja neste espaço temporal, "fazer pensando e pensar fazendo", assim como uma mediação intuitiva, que surge da vida, da escuta da língua, da memória, do conhecimento, do território e de nossa relação com Matlalcueyatl e seu pensamento, deslocado de forma material e simbólica de seu território físico, cultural e linguístico. É necessário reconstruir outro - nosso mundo, outra realidade de vozes, língua, cultura e memória territorial, porque durante muito tempo eles se mantiveram em silêncio. Agora eles ferverão e virão de boca em boca. Den huehuetzitzitzi reflete sobre todas as questões e angústias que sempre estiveram presentes, espreitando, pressionando para sair e enfrentar as "pessoas da razão", contidas no corpo, na mente, na tonalidade - espírito - e no coração do altépetl de Nahua. Eles parecem ter encontrado o espaço necessário para coincidir e fluir em seu questionamento, sua reivindicação de esperança. Houve um tempo em que os filhos dos Matlalcueyatl e todos os povos indígenas de Abya Yala eram livres. A desapropriação, subjugação colonial e discriminação são um fato histórico e não uma condição da natureza, como o "povo da razão" e sua ciência pregam ainda hoje.

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 3 de 52
Projeto. Imagem © Onnis Luque

Tequiocalco será então nosso direito de poder continuar a existir, can toyuhcatiliz, com nosso conhecimento, e poder continuar a transmiti-lo, um lugar no qual exista a possibilidade de habitar nossas formas de realidade, um lugar no qual possamos mais uma vez confiar em nosso conhecimento, será então um processo de construção que nos permitirá construir comunidade, pois será um espaço de confiança, de vida, de escuta, um lugar de água, um lugar onde poderemos ser donos de nossas vidas, nossa carne, tequiocalco será um espaço onde poderemos sustentar nosso altepetl a fim de abrir outros caminhos. Será um refúgio para os últimos falantes de Nahua de Cuauhtotoatla, uma base para as gerações futuras que querem saciar sua sede de conhecimento para tonelhuayotl (nossas raízes), totlamaayotl (nossa sabedoria), toyuhcatiliz (nossa cultura), totlahtoltzin (nossa língua), tocuahtla (nossa montanha), toaltepetl (nosso altepetl), nossa Matlalcueyatl.

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 4 de 52
Projeto. Imagem © Onnis Luque

Como organização, buscamos a autonomia e defender o território em cinco áreas: o comer, o curar, o habitar, a convivência, o fazer estético comunitário, e a recuperação e fortalecimento da autonomia tecnológica. Tequiocalco é um espaço vivo, projetado em sua forma e estética para o sentimento do povo nahua do altépetl Cuauhtotoatla. A concebemos como a arquitetura participativa de um altépetl dinâmico que faz parte do tecido comunitário e responde aos nossos problemas atuais, uma arquitetura participativa para um mundo coletivo. Isto requer um diálogo de racionalidades, técnicas e conhecimentos, bem como a recuperação do mundo em sua complexidade".

Como acompanhar a produção social de um espaço coletivo para a re-existência do habitar, da língua e do território?

Era essencial para nós começarmos com um diagnóstico participativo que nos permitisse conhecer os sistemas tradicionais de construção de Cuauhtoatla (adobe, pedra e madeira), as formas locais de habitar e os recursos naturais disponíveis no território. Este processo foi realizado de forma experiencial e coletiva através de deslocamentos (caminhadas ou passeios), entrevistas, diálogos e visitas a casas tradicionais que guardam a memória construtiva do habitar. Durante os passeios tivemos a oportunidade de conhecer os componentes do Solar Nahua: o temazcal e sua relação com a medicina, a cozinha e a simbologia da tlecuil, os fornos de pão, a importância dos espaços para o plantio de flores, plantas comestíveis e medicinais, assim como os robustos espigueiros de madeira para o armazenamento do milho. As narrativas foram a principal ferramenta para aprender, com as próprias vozes dos habitantes, sobre as transformações e continuidades da vida em Cuauhtotoatla. 

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 5 de 52
Projeto. Imagem © Onnis Luque

O passo seguinte foi acompanhar um processo de planejamento estratégico participativo para a escolha de materiais e sistemas de construção através de uma análise complexa da realidade que abrangeu as dimensões econômica/produtiva, ambiental/territorial e sócio-cultural. Para tanto, surgiram várias questões: quais os bens naturais ainda presentes no território, quais os conhecimentos construtivos remanescentes, quais os que procuramos recuperar, como os sistemas construtivos se relacionam com o clima e as diferentes estações em Cuauhtoatla, quais os sistemas construtivos mais sustentáveis a médio e longo prazo, e, finalmente quais os mais sustentáveis a médio e longo prazo? É através deste diálogo que se chegou ao consenso de que a pedra (que poderia ser obtida diretamente da terra) e a madeira seriam os materiais que permitiriam tecer o presente com a memória do habitar, o passado técnico-construtivo do lugar e sua identidade cultural. 

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 33 de 52
Processo. Imagem © Comunal Taller de Arquitectura

O processo de desenho participativo consistiu em facilitar um espaço de diálogo interativo que desencadeasse, por um lado, uma profunda reflexão entre os participantes a fim de chegar a acordos comuns sobre o programa arquitetônico, a localização dos espaços, a evolução do projeto e suas fases de construção. Por outro lado, procuramos gerar uma troca dos diversos conhecimentos que coexistem no projeto (curandeiros, parteiras, cozinheiras, agrônomos, artistas, cronistas locais e arquitetas, entre outros), criando um espaço de inter-aprendizagem. Para este momento, criamos uma ferramenta/template que acompanhou a discussão, o diálogo e a tomada de decisões, facilitando a possibilidade de imaginar, criar e projetar coletivamente. Foi assim que Tequiocalco e suas casas se materializaram: 

  1. Tlahtolcalli / Casa da língua. 
  2. Casa do movimento e da conversa. 
  3. Tlacualchihualoyan / Casa da cozinheira, loja e moinho. 
  4. Pahtiacalli / Casa da medicina. 
  5. Casa de Estancias. 
  6. Milpantzingo / Casa da agroecologia.

A autoconstrução começou em 2019 e, até agora, duas casas foram concluídas: tlahtolcalli, ou casa de línguas, e a Casa de Estancias. Apesar de estarem em processo de autoconstrução e captação de recursos (você pode doar através deste link: https://www.comunaltaller.com/sumate), estes espaços foram ativados com várias oficinas e reuniões para repensar a língua, o território e o habitar. Atualmente, o coletivo Arte a 360 grados identificou a importância de fortalecer a memória territorial e sua inter-relação com a linguagem e a identidade cultural através de cartografias de memória e geo-narrativas. Este novo momento de acompanhamento, que transcende o físico-construtivo, visa criar um mapa narrativo colaborativo que permita aos habitantes re-territorializar Cuauhtotoatla a partir do sentipensar Nahua e criar uma geo-história própria:

"A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal - Imagem 40 de 52
Processo. Imagem © Comunal Taller de Arquitectura

Somos sujeitos políticos, habitamos um território material e simbólico com o qual temos um vínculo. A língua não é usada, não é conhecida, a memória é apagada. As crianças e os jovens não a praticam. Com Nahuatl, nomeamos o mundo e uma realidade. A linguagem é política, é um território que nos é tirado. Sem nos darmos conta, somos deslocados de forma simbólica e permanente. Temos que defender o território e sua língua, porque pouco resta dele.

Se você estiver interessado em se juntar à equipe para fazer seu serviço social, ser um aliado dos projetos ou fazer doações, visite o site oficial aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arte a 360 grados + Comunal Taller de Arquitectura. ""A re-existência do habitar, da língua e do território", Arte a 360 grados + Comunal" ["La re-existencia del habitar, la lengua y el territorio", Arte a 360 grados + Comunal] 16 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968865/a-re-existencia-do-habitar-da-lingua-e-do-territorio-arte-a-360-grados-plus-comunal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.