Igreja de Atlántida de Eladio Dieste entra para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco

Na última terça-feira, 27 de julho, foi anunciado que a Igreja de Atlántida de Eladio Dieste, uma de suas obras mais reconhecidas no Uruguai, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

A extensa obra do engenheiro Eladio Dieste, criador do sistema de alvenaria armada e das abóbadas de dupla curvatura em alvenaria, mostra uma variedade impressionante, motivo que o levaria a se tornar uma das figuras mais importantes da arquitetura latino-americana.

Igreja de Atlántida de Eladio Dieste entra para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco - Imagem 4 de 4
© Gonzalo Viramonte

Iniciado em 1952, o projeto se localiza próximo a Atlántida, um balneário na costa do país. Assim como nas demais obras do arquiteto, a racionalidade norteou o desenvolvimento do projeto.

Igreja de Atlántida de Eladio Dieste entra para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco - Imagem 2 de 4
© Gonzalo Viramonte

O edifício é composto por uma nave retangular de 30×16 metros, com vão de 19 metros nas laterais mais largas. As curvas da cobertura se repetem na fachada, ampliando-se e atingindo uma altura de 7 metros. As paredes são perfuradas para permitir que a luz do exterior penetre o interior através de vidros multicoloridos, destacando a fluidez formal das paredes internas de tijolo.

Externamente, as paredes laterais geram um ritmo por meio da repetição, revelando as possibilidades plásticas do material que compõe esta obra, o tijolo.

Igreja de Atlántida de Eladio Dieste entra para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco - Imagem 3 de 4
© Gonzalo Viramonte

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Igreja de Atlántida de Eladio Dieste entra para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco" 28 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Dejtiar, Fabián ) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965821/igreja-de-atlantida-de-eladio-dieste-entra-para-a-lista-de-patrimonio-mundial-da-unesco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.