Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental

Apropriar-se da luz natural fornecida pelo sol, usufruindo de todos os benefícios que ele oferece, é uma das principais estratégias que todo arquiteto ou arquiteta deve levar em consideração quando projeta um determinado espaço ou edifício. O trabalho começa antes mesmo de sentar-se à prancheta, analisando o trajeto do sol e as orientações possíveis que cada terreno nos sugere. O tamanho e a quantidade de aberturas é também algo muito importante a se considerar neste primeiro momento. Isso porque ambientes naturalmente iluminados são mais agradáveis de se viver e trabalhar, impactando decisivamente no humor e o no conforto dos moradores e usuários de um determinado edifício. Somado a isso, gerenciar a forma como a luz do sol penetra em um espaço é também uma maneira muito eficaz de controle passivo da temperatura assim como ajuda a reduzir a demanda por sistemas artificiais de iluminação e condicionamento de ar—resultando em uma maior economia global de energia. Por exemplo, através de sistemas de proteção solar os usuários podem melhor controlar as condições de iluminação de um determinado ambiente, minimizando ainda o ganho de calor e maximizando, assim, as condições de conforto no interior do edifício.

Para melhor compreendermos o conteúdo objetivo destas afirmações, pesquisas apontam para o fato de que os sistemas artificiais de iluminação correspondem a até 15% do consumo global de energia de um edifício, enquanto os condicionadores de ar e ventiladores elétricos respondem por até 20% do consumo total de energia. Na mesma linha, um estudo sobre ambientes de trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, revelou que um ambiente naturalmente iluminado diminui cerca de 84% os casos de fadiga ocular se comparado a um escritório que apenas conta com sistemas artificiais de iluminação—reduzindo ainda os casos de dores de cabeça e o cansaço de forma geral. Isso significa dizer que o gerenciamento eficaz da iluminação natural, por meio do controle da luz do sol e do consequente ganho de calor excessivo, pode ser uma ferramenta muito efetiva para resolver todos estes problemas de uma só vez.

A gestão da incidência direta dos raios de sol pode ser manipulada através de uma variedade de métodos e estratégias, incluindo sistemas manuais ou automatizados de sombreamento e de controle de iluminação natural. Empresas como a Lutron, que desenvolve e produz uma enorme variedade de sistemas deste tipo, são alguns dos recursos disponíveis atualmente no mercado, instrumentos que nos ajudam a reduzir gastos desnecessários com energia, promovendo o conforto ambiental e a sustentabilidade de modo geral. Pensando nisso, à seguir elencamos uma série de diferentes componentes e sistemas de sombreamento fabricados pela Lutron que encontram-se atualmente disponíveis no mercado.

Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental - Imagem 5 de 7
Cortesia de Lutron
Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental - Imagem 3 de 7
Cortesia de Lutron

Elementos de Proteção / Brises

É evidente que, os elementos de proteção solar e brises são alguns dos componentes mais comuns e efetivos que se possa encontrar. Estes produtos são oferecidos pela Lutron em diferentes tipos, formas, cores, texturas e graus de opacidade—disponibilizando uma enorme variedade de soluções formais e de acabamento. Os exemplos mais comuns de elementos de proteção solar são as cortinas, seja na forma de rolo, de persianas de madeira, de painéis de correr horizontais e verticais, membranas em forma de favo de mel ou superfícies tensionadas. Dentro de cada uma dessas categorias, os projetistas podem escolher uma infinidade de diferentes variações de cores, texturas e acabamentos. Além disso, os sistemas de cortinas oferecidos pela Lutron podem ser deixados aparentes, embutidos no forro ou escondidos atrás de elementos decorativos de fachada; as cortinas, por sua vez, podem ser fabricadas com diferentes estilos e dobraduras. As paletas de cores destes produtos são geralmente oferecidas em tons neutros, como o branco, bege, cinza ou preto, embora outras cores e tons mais vibrantes possam ser encomendadas sob medida para qualquer tipo de projeto.

Além de todas estas considerações estéticas, cada diferente sistema de proteção solar fabricado pela Lutron foi concebido de acordo com uma série de princípios funcionais. Cada elemento de proteção corresponde a um determinado nível específico de filtragem, graus de opacidade e qualidades de luz—por exemplo, os sistemas de toldos permitem barrar a incidência de luz do sol em até 100%, enquanto os elementos mais transparentes permitem preservam as vistas externas filtrando apenas os raios ultravioleta. Entre estes dois limites extremos, de total opacidade e transparência, todas as variações são possíveis e cada uma delas conta com um diferente tipo de certificação. Por exemplo, aquelas persianas que seguem as especificações de desempenho THEIA, são aquelas mais restritivas, enquanto os elementos de proteção que seguem o padrão GREENGUARD ou o Cradle to Cradle Certified são aquelas mais flexíveis e adaptáveis. 

A Lutron disponibiliza dois websites diferentes para seus clientes, o primeiro com toda a Coleção de Tecidos disponíveis à pronta entrega e sob encomenda e outro com uma ampla ferramenta de pesquisa e serviço de assistência técnica para arquitetos e clientes. Nas coleções disponíveis da Lutron você encontrará todos os diferentes tipos de tecidos e tonalidades organizados por grupos, podendo filtrá-los por características estética ou funcionais, como é o caso da Coleção The Classico, a The Gallery Collection, Honeycomb Essentials, The Atelier Collection e muitas outras. No site de assistência técnica, chamado de Performance Shading Advisor, os clientes podem pesquisar os produtos de acordo com as especificações técnicas dos mesmos, incluindo também as categorias já listas acima, bem como outras propriedades dos materiais e sistemas, como índices de refletância, reciclabilidade, composição química, resistência a incêndio e muito mais.

Sistemas de Sombreamento Automatizados

Embora a maioria das cortinas e persianas sejam acionadas manualmente, muitos arquitetos e designers começaram a especificar sistemas automatizados em seus projetos ao longo dos últimos anos. Sistemas automatizados de controle de iluminação assim como acesso remoto são outras novidades que parecem ter sido descobertas pelos projetistas recentemente. Por exemplo, os sistemas de cortinas movidos à bateria são aqueles mais comuns hoje em dia. Isso porque um sistema independente da rede elétrica de uma casa pode ser mais facilmente instalado, além de ser bastante econômico. As cortinas de rolo alimentadas por bateria da Lutron contam com uma bateria embutida junto ao mecanismo de controle, o que significa que as cortinas não precisam ser removidas para substituir as baterias. O sistema Sivoia QS Triathlon, em particular, é um sistema mecânico que pode ser incorporado a diversos tipos de persianas, seja em rolo ou favo de mel, sendo que as baterias costumam durar de três a cinco anos. Como muitos dos produtos da Lutron, o sistema Sivoia pode ser facilmente manuseado através de um aplicativo, permitindo controlar abertura do sistema remotamente, tornando-o ainda mais conveniente.

Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental - Imagem 7 de 7
Cortesia de Lutron

Outro dos principais produtos oferecidos pela Lutron é o Pallodiom Shading System, um sistema projetado para instalações com alto grau de exposição à intempéries, assumindo a forma de painéis aparentes, ocultos ou embutidos—todos com diversas opções de suporte. Além disso, seu design exclusivo inclui uma barra inferior delicada e elegante, e assim como diversos outros produtos da Lutron, este sistema também permite ao cliente escolher uma renome variedade de cores e tecidos de acabamento.

Sistemas Integrados de Sombreamento

Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental - Imagem 6 de 7
Cortesia de Lutron

Através dos sistemas integrados de sombreamento da Lutron, os usuários podem controlar desde uma única cortina a todo um conjunto de sistemas ou persianas acessando o aplicativo exclusivo da Lutron, utilizando ainda diversas predefinições e opções personalizáveis. Por exemplo, o Sivoia QS permite aos usuários criar padrões sequenciais de aberturas das cortinas, fazendo com que elas se movam gradualmente uma depois da outra ou todas juntas em perfeita sincronia. Além disso, o sistema é extremamente silencioso, passando desapercebido em reuniões importantes ou até durante um merecido cochilo depois do almoço. O sistema funciona por uma instalação de baixa tensão, a qual pode ser instalada com relativa facilidade e rapidez. Para projetos que requerem sistemas sem fio, o Sivoia QS Wireless é a opção perfeita. A grande vantagem deste sistema é que os usuários podem controlar não apenas todos os sistemas da Lutron a partir de um mesmo canal, mas conectá-lo também a outros produtos fornecidos por diferentes fabricantes.

Sistemas de Sombreamento Inteligentes

Para os fanáticos da automação, o sistema de sombreamento inteligente pode ser a solução perfeita para todos os problemas. Este sistema é capaz de responder de forma inteligente ao movimento e intensidade do sol, permitindo controlar automaticamente as condições de conforto no interior do edifício, exigindo ainda menos preocupação por parte dos usuários. Utilizando-se de um software de última geração, o sistema inteligente da Lutron responde instantaneamente às mudanças nas condições climáticas, permitindo maximizar a economia de energia e as condições de conforto. O Hyperion Solar-adaptive Shading da Lutron leva em consideração dados referentes à posição geográfica, a orientação da fachada e as dimensões das janelas, permitindo reduzir significativamente o consumo global de energia de um determinado edifício além de integrar-se com outros sistemas de iluminação de condicionamento de ar. Obviamente, todos os sistemas automatizados e inteligentes da Lutron respondem diretamente às necessidades dos usuários, permitindo controle manual instantâneo a qualquer momento.

Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental - Imagem 2 de 7
Cortesia de Lutron
Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental - Imagem 4 de 7
Cortesia de Lutron

Painel de Controle ou Controle Remoto

Independentemente do sistema escolhido, é importante ter em conta que o painel de controle ou o sistema remoto de gerenciamento é um elemento fundamental do projeto oferecido pela Lutron. Esses mecanismos não apenas devem estar perfeitamente integrados ao sistema em si, mas também devem ser concebidos considerando as características específicas de cada projeto de arquitetura. O controle de parede Alisse da Lutron é um exemplo de painel com design elegante e conta com uma enorme variedade de opções estéticas e funcionais personalizáveis. Cada peça é feita exclusivamente à mão, sendo que todas as configurações podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do cliente. Desta forma, os botões podem ser arranjados em uma única coluna ou em um grid de duas ou três faixas; os acabamentos incluem diferentes versões em latão, bronze, inóx entre outros.

A ampla gama de possibilidades de personalização demonstra o quanto os sistemas de sombreamento da Lutron podem ser flexíveis, permitindo atender aos clientes mais exigentes. Para que possamos usufruir de todos os benefícios que a luz do sol nos oferece, é preciso incorporar diferentes estratégias de controle de sombreamento, e quanto mais possibilidades estejam ao nosso alcance, melhor será o resultado e a satisfação dos usuários e clientes.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Como controlar a luz natural para reduzir despesas e aumentar o conforto ambiental" [How to Effectively Manage Daylight to Reduce Expenses and Increase Comfort] 12 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965147/como-controlar-a-luz-natural-para-reduzir-despesas-e-aumentar-o-conforto-ambiental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.