Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021

Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBT participa da 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza com uma instalação que detalha o pensamento do projeto por trás do Masterplan Plateau Central em Clichy-Montfermeil, Paris. Intitulada Living within a Market - Outside space is also Home (Viver dentro de um Mercado - O espaço exterior é também Casa), a exposição apresenta uma série de modelos, desenhos, protótipos e colagens que ilustram os princípios de construção de comunidade e integração social que direcionam o projeto. A instalação também traz a Veneza uma estrutura de exibição projetada por Enric Miralles em 1996, reproduzida pela primeira vez este ano para a série de exposições Miralles em Barcelona.

Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 5 de 21Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 7 de 21Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 6 de 21Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 4 de 21Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan Plateau Central na Bienal de Veneza 2021 - Mais Imagens+ 16

Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 9 de 21
© Marzia Faranda

A contribuição de Miralles Tagliabue EMBT para esta edição da Bienal de Veneza dá continuidade à instalação Weaving Architecture exibida em 2018, apresentando o andamento do masterplan 'Plateau Central', que o estúdio vem desenvolvendo desde 2014. Agora trazendo em foco o 'Centr'Halle' Habitação e Mercado Coletivo em Clichy-Montfermeil, a instalação destaca as qualidades do projeto e a atmosfera local que amplia o espaço doméstico, criando uma conexão com o domínio público.

Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 5 de 21
© Marzia Faranda

A realidade destes tempos tem nos ajudado a chegar a uma abordagem mais global das moradias no futuro [...] O crescimento da população e a mudança da situação econômica nos trazem a um cenário de unidade residencial cada vez menor, enquanto a pandemia existente nos faz refletir sobre a importância de ter um espaço exterior onde se possa expandir os limites de cada casa e desfrutar do ar livre. Os espaços estão ligados à habitação coletiva e permitem o convívio e a sensação de fazer parte de uma comunidade. -Benedetta Tagliabue

O foco principal do Centr’Halle é criar um senso de comunidade e promover a integração social, com o espaço externo parecendo fazer parte da residência privada. O projeto inclui a agricultura urbana em telhados, terraços comuns e um mercado de alimentos que funciona como um espaço comunitário. As copas, as cores e as atividades promovidas pelos espaços exteriores pretendem criar um sentimento de pertencimento a um bairro de grande população imigrante.

Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 12 de 21
Centr-Halle Housing and Market, 2017. Imagem Cortesia de Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBT

Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBT também integra a mostra coletiva “Future Assembly” do Studio Other Spaces, com a instalaçãoMontserrat e da Lalita chair. Este projeto curatorial em exibição no Pavilhão Central de Giardini homenageia Enric Miralles e a sua inspiração na montanha de Montserrat.

Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 20 de 21
Centr-Halle Housing and Market, 2017. Imagem Cortesia de Benedetta Tagliabue - Miralles Tagliabue EMBT

  • Diretores de Projeto: Nazaret Busto Rodríguez, Elena Nedelcu
  • Equipe de Projeto: Julia de Ory Mallavia, Iago Pérez, Beatriz Mínguez de Molina, Victoria Garriga, Marzia Faranda, Daniel Hernán García, Youssef Shabo, Nil Corominas, Jaime Ruiz Pérez, Dimitris Stefanakis, Yi Shen, Giorgio Serna, Agnese Blanca
  • Comunicação: Arturo Mc Clean, Ana Gallego
  • Maquetes: Gabriele Rotelli, Darragh Casey

Confira a abrangente cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 realizada pelo ArchDaily. Não deixe de assistir à nossa playlist oficial no Youtube, onde apresentamos entrevistas exclusivas com arquitetas, arquitetos e curadores da Bienal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Miralles Tagliabue EMBT apresenta projeto do masterplan "Plateau Central" na Bienal de Veneza 2021" [Miralles Tagliabue EMBT Presents The Design Process of ‘Plateau Central’ Masterplan at the 2021 Venice Architecture Biennale] 16 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964880/miralles-tagliabue-embt-apresenta-projeto-do-masterplan-plateau-central-na-bienal-de-veneza-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.