SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021

Convidados a participar da 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, os arquitetos da Skidmore, Owings & Merrill (SOM) apresentam Life Beyond Earth, uma intervenção que retrata um vilarejo na lua. Desenvolvido em parceria com a European Space Agency (ESA), a instalação apresenta uma proposta para um ecossistema sustentável que tem como objetivo habilitar a presença humana na lua, explorando a oportunidade para expandir o escopo da arquitetura. O projeto reafirma a importância da exploração do espaço, ao mesmo tempo que destaca seu potencial para avançar com reflexões sobre como isso pode ajudar a vida na Terra.

SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 1 de 9SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 4 de 9SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 8 de 9SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 2 de 9SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Mais Imagens+ 4

SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 7 de 9
© Laurian Ghinitoiu

O projeto Moon Village é o resultado da iniciativa multidisciplinar da ESA para explorar ideias para habitar a Lua. O projeto do SOM prevê um assentamento autossuficiente de longo prazo composto de grupos modulares habitacionais interconectados adaptados às condições extremas do espaço sideral. Exibida na Corderie, a instalação apresenta dois modelos físicos e um filme que permite aos visitantes vislumbrar o futuro da humanidade no espaço sideral.

SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 4 de 9
© Laurian Ghinitoiu

Cada módulo é projetado como uma estrutura rígida com uma concha estrutural inflável. Os detalhes da unidade habitacional mostram sua engenharia e tecnologia ao mesmo tempo em que fornecem uma visão geral da vida cotidiana na superfície da Lua. O diretor associado da SOM, Georgi Petrov, diz que a exposição foi projetada para “educar e inspirar um público de todas as origens e oferecer uma janela para o futuro da exploração espacial”.

A nossa parceria com a ESA demonstra como a colaboração interdisciplinar pode apoiar os objetivos internacionais para a exploração espacial. É uma abordagem não convencional para os projetos de habitação extraterrestres, combinando a experiência das indústrias de construção e espaço e aplicando o conhecimento da arquitetura, planejamento urbano, ciência, comércio e psicologia - SOM Design Partner Colin Koop.

SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 - Imagem 3 de 9
© Laurian Ghinitoiu

Life Beyond Earth responde à pergunta da bienal: como vamos viver juntos, fornecendo um vislumbre do que poderia ser um capítulo inteiramente novo na evolução da sociedade. Ao mesmo tempo, os desafios de projetar para o espaço sideral e a pesquisa desenvolvida em torno da habitação lunar fornecem informações valiosas sobre o gerenciamento de recursos, projetos autossuficientes ou técnicas de construção que podem ajudar a resolver questões essenciais na Terra.

Confira a abrangente cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 realizada pelo ArchDaily. Não deixe de assistir à nossa playlist oficial no Youtube, onde apresentamos entrevistas exclusivas com arquitetas, arquitetos e curadores da Bienal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "SOM apresenta habitações lunares na Bienal de Arquitetura de Veneza 2021" [SOM Presents Vision of Lunar Settlements at the 2021 Venice Architecture Biennale] 15 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964640/som-apresenta-habitacoes-lunares-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.