Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia

O escritório de arquitetura português Sastudio, em parceria com o estúdio islandês Huldajons a firma de engenharia Exa Nordic, venceu o concurso internacional de projeto para um jardim de infância em Garðabær, na Islândia. Organizado pela prefeitura da cidade, o concurso prevê a construção do projeto premiado até 2022.

Esta é a segunda colaboração entre os dois estúdios, fundados por Tiago Sá e Hulda Jóns, que trabalharam no Bjarke Ingels Group antes de abrirem seus próprios estúdios. A primeira colaboração da dupla foi outro concurso para um jardim de infância, cuja proposta foi adquirida pela capital islandesa, Reykjavik. Conheça o projeto premiado, acompanhado do memorial descritivo enviado pelos arquitetos, a seguir:

Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia - Imagem 6 de 13
Cortesia de Sastudio + Huldajons + Exa Nordic

Dos escritórios: O projeto apropria-se do declive existente, descendo gradualmente, assim conseguindo assegurar todos os espaços para as crianças no mesmo piso. Privilegia o acesso ao ar livre, onde todas as salas têm acesso direto aos playgrounds interiores e exteriores.

O volume do edifício cresce em direção ao Norte, maximizando a exposição solar, mas também crescendo com as crianças: à medida que estas crescem e passam para o ano seguinte, as alturas dos pisos também são maiores. O edifício fragmenta-se numa sequência de volumes com identidades e materialidades diferentes, em que as crianças podem facilmente identificar e se relacionar com os diferentes espaços.

Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia - Imagem 2 de 13
Ciclo da Água. Image Cortesia de Sastudio + Huldajons + Exa Nordic

Em vez de corredores, a circulação é feita ao longo de um eixo central totalmente aberto para espaços comuns tanto para aprender como para brincar.

Todo o conceito pretende refletir um ambiente seguro e acolhedor para brincar e crescer, onde o próprio edifício e as áreas exteriores se materializam como parte da experiência de aprendizagem.

Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia - Imagem 3 de 13
Cortesia de Sastudio + Huldajons + Exa Nordic

O projeto promove a consciência e o respeito pelo meio ambiente e cria oportunidades de aprendizagem através do estudo e da diversão. O ciclo alimentar é posto em evidência pela exposição da cozinha e da greenhouse, tanto do exterior como do interior pela sala polivalente. Há também uma área de cultivo didática, para que as crianças vivenciem os alimentos desde o cultivo.

Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia - Imagem 4 de 13
Cortesia de Sastudio + Huldajons + Exa Nordic

O ciclo da água informa a conceção dos espaços exteriores, o playground inspira-se no ecossistema do lago vizinho, Urriðavatn, e está conectado a áreas verdes no perímetro do terreno. A chuva que cai nas coberturas é recolhida, canalizada e usada para brincar antes de retornar à natureza. A composição paisagística define uma área de estar para ensino ao ar livre, e a colina natural é preservada permitindo escaladas aventureiras no verão e descidas de trenós emocionantes no inverno.

A materialidade é selecionada com consciência do impacto ambiental. Recorre-se a concreto sustentável em fundações e lajes, e o sistema estrutural é em de madeira colada cruzada (CLT), material leve e resistente, adequado para áreas de terremotos.

Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia - Imagem 7 de 13
Cortesia de Sastudio + Huldajons + Exa Nordic

O sistema estrutural é simples e permite uma construção rápida e eficiente que minimiza o desperdício. É baseado numa forma em C, que é simples, estável e forte. As partições internas são de construção leve, permitindo o máximo de flexibilidade para quaisquer mudanças nas necessidades operacionais futuras.

Ficha Técnica
Equipe de projeto Sastudio: Tiago Sá, Rodolfo Coelho, Francisco Calado, Lukas Kalivoda, Inna Ivanova
Equipe de projeto Huldajons: Hulda Jónsdóttir, Victor Óli Búason
Engenharia: Exa Nordic - Arnar Björn Björnsson
Cliente: Prefeitura de Garðabær

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Escritório português Sastudio vence concurso para jardim de infância na Islândia" 21 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963477/escritorio-portugues-sastudio-vence-concurso-para-jardim-de-infancia-na-islandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.