Umas casas portuguesas, com certeza

Curso - Umas Casas Portuguesas, com certeza.

Do vernáculo ao contemporâneo.

A partir de uma análise histórica e de um panorama do século XX, busca-se uma leitura da arquitetura e cultura portuguesa desde sua constituição, até as casas de Eduardo Souto de Moura e outros arquitetos contemporâneos ao longo do território.

O curso apresenta a arquitetura portuguesa e a sua identidade enquanto gesto projetual, com a habitação unifamiliar como o exemplo tipo que reflete tal arquitetura.

"É preciso passar sobre ruínas, como quem vai pisando um chão de flores!"
Das Odes Modernas de A.Q. 1865.

Para isso, pensaremos a arquitetura através de três enquadramentos ao longo de 4 aulas:

》como um corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o Projeto de Arquitetura - e a sua investigação - como fonte de legitimidade;
》como processo de construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade;
》como acontecimento continuamente experimentado e vivido;


PROGRAMAÇÃO:

AULA DE ABERTURA COM ANDRÉ SCARPA (03/07)


AULA 01 (10/07) Raízes culturais e arquitetônicas até 1900.

Aprofundamento da Arquitetura entendida como corpo disciplinar autônomo, procurando equacionar o Projeto de Arquitetura como fonte de legitimidade.


AULA 02 (17/07) Arquitetura no século XX em Portugal.

Aprofundamento da Arquitetura como Processo de Construção que implica um suporte para um habitar inseparável de uma localidade.


AULA 03 (24/07) Eduardo Souto de Moura e o território português.

Aprofundamento da Arquitetura como acontecimento experimentado e vivido, expresso em determinadas atmosferas decorrentes das suas qualidades visíveis e invisíveis, apresentando-as no fazer arquitetônico.


AULA 04 (31/07) Arquitetura Contemporânea portuguesa.

Aproximação dos alunos à reflexão crítica sobre a Arquitetura, entregando-lhes conhecimentos e instrumentos capazes de permitir o juízo de valor sobre a Arquitetura, assim como de estimular a criatividade e o próprio processo do Projeto de Arquitetura.


MÉTODO

O curso visa ser um espaço e momento para o desenvolvimento de ferramentas capazes de promover uma leitura crítica acerca da arquitetura, além de estimular a criatividade e o próprio processo de projeto. A abordagem é teórico-prática e por meio da apresentação de estudos de caso, propomos o diálogo entre os participantes para estimular o juízo crítico sobre as obras e o interesse na investigação projetual.


DOCENTES

Fábio André Matues Dimas (1986)

Fábio é arquiteto e mestre, formado na Universidade de Évora. É membro efetivo da Ordem dos Arquitetos de Portugal e atualmente colabora como arquiteto em Portugal e no Oriente Médio (Kuwait), no atelier AAP - Associated Architects Partnership.

Desenvolveu na sua investigação de mestrado a dissertação intitulada Castelo Novo de Évora: Análise e interpretação arquitetónica, que culminou na criação de uma exposição itinerante nos Museus de Portugal, realizada em colaboração entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora e o Exército Português.

Lucas Loff Leite (1985)

Lucas é arquiteto e mestre em arquitetura pelo PROPAR-UFRGS, atuou junto do escritório b2f Studio e hoje tem uma prática autônoma que busca protocooperações com outros profissionais e escritórios, a fim de expandir o campo de pesquisa e da prática em projeto e obra. É surfista, capoeirista, arquiteto e urbanista.


》DISPONÍVEL PARA BRASIL E PORTUGAL
》SÁBADOS DE JULHO: 14h - 17h (BRASIL) / 19h - 21h (PORTUGAL)

》SAIBA MAIS SOBRE O CURSO
Umas Casas Portuguesas, Com Certeza

》ACESSE O LINK:
https://www.elaescolalivre.com/umascasasportuguesas


ELA - Escola Livre de Arquitetura

Somos uma escola independente e Investigamos as mudanças do ensino e do desenvolvimento prático da arquitetura, entendendo a necessidade de uma reprogramação da profissão. Nos organizamos em duas frentes complementares e sinérgicas, que configuram um único corpo de ação: educação e projetos.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Umas casas portuguesas, com certeza" 04 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962883/umas-casas-portuguesas-com-certeza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.