"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 2 de 9"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 3 de 9"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 4 de 9"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 5 de 9Sem uma boa arquitetura, não somos nada: nos bastidores com Edmund Sumner - Mais Imagens+ 4

No ArchDaily aspiramos fornecer à nossa comunidade ferramentas e saberes para ajudar a imaginar, projetar e construir cidades melhores. A fim de inspirar e apresentar mais sobre o que acontece além de um projeto de arquitetura, estamos lançando uma nova série intitulada "Nos Bastidores", onde mostramos o trabalho de fotógrafos, artistas e curadores visionários, e fazemos algumas perguntas que lhes permitem compartilhar mais sobre suas próprias opiniões de mundo e trajetória. Em cada episódio, apresentaremos suas perspectivas, junto de imagens e vídeos de seus trabalhos. 

Lançamos a série com o fotógrafo de arquitetura londrino Edmund Sumner.

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 3 de 9
Neelham Cinema. Photo: © Edmund Sumner © Edmund Sumner

ArchDaily - Victor Delaqua (VD):  Como você definiria seu estilo?

Edmund Sumner (ES): Eu definiria meu estilo como 'old school' e intensamente otimista.

VD: Qual é seu edifício favorito?  

ES: Tento não ter favoritos, mas fiquei muito emocionado com o cemitério Inagawa no Japão, projetado por David Chipperfield.

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 6 de 9
Inagawa Cemitery. Photo: © Edmund Sumner © Edmund Sumner

VD: As fotos dizem uma verdade ou uma mentira?

ES: A fotografia arquitetônica não é nem uma verdade, nem uma mentira. Ela depende da interpretação do espectador e é subjetiva. Ela pode ser lida de diferentes maneiras, essa é sua força. 

VD: Editar é trapacear?

ES: Você não tem que mostrar e ver tudo. A edição ajuda a definir uma mensagem. Editar é uma curadoria, não uma trapaça.

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 5 de 9
Naila House. © Edmund Sumner

VD: Você se lembra de sua primeira foto? Qual foi?

ES: Minha primeira filmagem propriamente dita foi uma loja de moda equestre, projetada por Andrew Martin e Bill Amberg. A iluminação era muito complexa, e eu estava filmando em formato grande 5/4, a comissão foi por um dia, mas passei dois dias inteiros nela e produzi apenas oito imagens. Bill Amberg me pagou com uma pasta de couro para meu portfólio e me apresentou para pessoas fundamentais na indústria. 

VD: Quais são os elementos fundamentais para uma boa fotografia de arquitetura?

ES: O elemento fundamental para uma boa fotografia de arquitetura é uma boa arquitetura, sem boa arquitetura não somos nada.

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 4 de 9
Inagawa Cemitery. Photo: © Edmund Sumner © Edmund Sumner

VD: Que erro um jovem fotógrafo deve evitar?

ES: Um fotógrafo iniciante deve evitar a glamourização excessiva de um projeto e tentar permanecer objetivo. Tecnicamente, evitar muita saturação e distorcer o espaço com lentes largas.

VD: Quem ou o que o influenciou?

ES: Cresci ao redor de designers, então encontrei a revista Domus e não a Hello no banheiro. Ao entrar no mundo da fotografia, fui levado pela energia contagiante e o otimismo de pessoas criativas no seus auges, em suma, eu queria estar onde eles estavam.

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 7 de 9
Foster Lomas House. © Edmund Sumner

VD: Se você não fosse um fotógrafo, o que estaria fazendo?

ES: Gosto da ideia de ser um guia de montanha ou designer de iluminação, talvez ambos, talvez eu tentasse iluminar uma montanha.

VD: Um sonho que ainda não se tornou realidade na fotografia.

ES: Todos os meus sonhos continuam a se realizar na fotografia.

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 8 de 9
Bansberia Community Center. Photo: © Edmund Sumner

VD: Como é trabalhar com arquitetos?

ES: Trabalhar com arquitetos é como uma montanha-russa. É uma relação complicada, gratificante e frustrante na mesma medida. 

"Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner - Imagem 9 de 9
Edmund Sumner portrait shot by Jae W V KIM BB. Courtesy by Edmund Sumner.

Edmund é um conceituado fotógrafo de arquitetura que tem colaborado com arquitetos, editores e curadores de renomes mundiais desde 1998.

Confira todos os projetos fotografados por Edmund Sumner que foram publicados no ArchDaily aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Delaqua, Victor. ""Sem uma boa arquitetura, não somos nada": nos bastidores com Edmund Sumner" ["Without Great Architecture We Are Nothing": Behind the Scenes with Edmund Sumner] 31 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959370/sem-uma-boa-arquitetura-nao-somos-nada-nos-bastidores-com-edmund-sumner> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.