Fundação Barragán lança plataforma com material inédito sobre a vida e obra do arquiteto mexicano

Fundação Barragán lança plataforma com material inédito sobre a vida e obra do arquiteto mexicano

No último dia 9 de março, como parte das celebrações do 119º aniversário de nascimento do arquiteto mexicano Luis Barragán, a Barragan Foundation anunciou através de seu perfil oficial no Instagram o lançamento de seu reformulado website. A iniciativa tem dois propósitos, por um lado ela representa um esforço para aglutinar todas as informações disponíveis no Arquivo Barragán em um só lugar, facilitando a promoção e divulgação da trajetória de um dos mais importantes arquitetos mexicanos de todos os tempos e, por outro lado, ela redireciona o nosso olhar, revelando uma outra faceta de Barragán, até então desconhecida pela maioria dos arquitetos e arquitetas.

À primeira vis(i)ta, o novo site da Barragan Foundation parece um tanto confuso, organizado através de um menu simples que dá acesso a algumas fotos, dados e uma série de cláusulas sobre como creditar os materiais disponibilizados gratuitamente pelo site da fundação. Como um site em constante processo de construção e atualização, esta é uma plataforma que parece ainda estar se adaptando para acolher a enorme quantidade de materiais disponíveis no arquivo Barragán. Ainda assim, com excessão de alguns poucos usuários desiludidos, o relançamento do novo website da fundação passou praticamente desapercebido pela maioria de nossos colegas e admiradores da obra de Luis Barragán. Desde então, a plataforma tem sido frequentemente atualizada com surpreendentes e eloquentes descobertas sobre a obra e vida do máximo expoente da arquitetura moderna mexicana.

Coincidentemente, ou talvez impulsionada pela persistente condição pandêmica que tem extendido o período de fechamento de muitas bibliotecas e museus ao redor do mundo, o lançamento da nova plataforma da Barragan Foundation veio a calhar com o aniversário de 25 anos do estabelecimento da Fundação, sugerindo que esta mudança não foi algo feito às pressas. Pelo menos é isso que a Barragan Foundation deixa a entender, anunciando a nova plataforma como um esforço para reunir em um só lugar todos os dados e informações que até então estavam disponíveis apenas em uma série de livros de edições limitadas e esgotadas, notas, publicações, tweets, anedotas de todos os tipo como conversas informais e lembranças compartilhadas por pessoas que tiveram o prazer de conviver com o ilustre arquiteto.

É relevante mencionar o fato que o novo website da fundação foi todo traduzido para o inglês, o que em primeiro lugar, revela a intenção da instituição em ampliar o acesso à informação a um público maior e mais abrangente. Além disso, o conteúdo da plataforma encontra-se organizado em duas seções principais: do lado direito na parte superior da tela encontramos a seção Foundation (a qual trata-se de uma espécie de manual do usuário’), a qual disponibiliza todas as clausulas de acesso à informação acompanhada de uma lista com todo o conteúdo disponível no site, comunicados de imprensa, contatos e uma série fotográfica criada pela dupla Lake Verea sobre o arquivo físico da fundação. Complementando esta primeira parcela do site encontramos a seção de perguntas frequentes—a qual enfatiza que todo o material disponibilizado no site pode ser utilizado livremente pelos usuários, sempre que a fundação seja consultada previamente e assim o permita.

Sección "Foundation". Image via Barragán Foundation
Sección "Foundation". Image via Barragán Foundation

Do lado oposto, na parte superior esquerda da tela, encontramos o menu Barragan. Uma vez com o mouse sobre o texto, o nome do arquiteto se desenrola por extenso acompanhado de um link secundário de acesso à seção “Works”— revelando um projeto gráfico cuidadoso e um gesto delicado que quase nos passa desapercebido. O menu Barragan nos dá acesso a uma nova página com três subcategorias: Life, Cronology e Bibliography. Nesta secção encontramos uma série de fotografias e retratos pouco conhecidos de Luis Barragán, bem como uma narrativa cronológica dos momentos cruciais que marcaram a carreira do arquiteto. Ao acessar o menu “Works”, que a todo momento se propõe ao lado do nome do arquiteto, revelam-se outras três subcategorias: CarrerList of Works Map. No menu “Carrer”, por exemplo, ao rolar a página encontraremos os detalhes  específicos do dia em que Luis Kahn entrou em contato com o arquiteto mexicano para convidá-lo a desenvolver o projeto de paisagismo para o Salk Institute além de outros momentos cruciais da vida e obra de Luis Barragán—sem dar mais ou menos ênfase às diferentes etapas da sua carreira.

Sección "Barragan". Image via Barragán Foundation
Sección "Barragan". Image via Barragán Foundation

Neste sentido, é importante atentarmos ao fato de nem todas as informações encontram-se disponíveis nesta página, algo que nos faz pensar em como se deu o processo de escolha e redação destes dados. O que fica evidente é tom da narrativa biográfica que, por sua vez, busca ressaltar a imagem de Barragán como um arquiteto imerso no seu contexto específico, um personagem que transcende fronteiras e que esteve sempre aberto à colaboração com outros colegas e diferentes profissionais, destacando seu papel como urbanista e também como incorporador—desmistificando um pouco o próprio mito de um arquiteto sempre devoto a uma arquitetura intimista e discorde à especulação imobiliária. Continuando na mesma página, encontramos também uma boa quantidade de informações em relação ao período de colaboração entre Barragán e seu sócio Raúl Ferrara, um capítulo da obra do arquiteto ainda pouco explorada, desconhecida além de subestimada.

Embora a seção “Biography” do site talvez seja aquela mais interativa de toda a plataforma, o sub-menu “Map” é aquele que disponibiliza a listagem completa das obras construidas por Barragán, chamando a atenção para o fato de que a sua única obra realizada fora do México foi aquela desenvolvida em parceria com Kahn para o Salk Institute. Este dado é relevante porque, na subseção “List of Works” veremos que Barragán nunca deixou de prospectar projetos fora do seu país de origem. A lista revela ao menos uma dezena de projetos concebidos em solo estadunidense, incluso uma proposta de loja de departamentos para a Calvin Klein desenvolvida nos anos oitenta.

A secção “List of Works”é um dos pilares fundamentais do novo site da Barragan Foundation, já que a lista oficial de obras concebidas pelo arquiteto mexicano—tal e qual a conhecíamos até os dias de hoje—era a mesma que havia sido publicada em um catálogo do MoMA e que havia sido iniciada pelo próprio Barragán e nunca concluída. A vasta lista de obras e projetos desenvolvidos por Barragán, a qual chegava apenas até o ano de 1976, permaneceu cheia de furos e erros históricos nunca corrigidos. Finalmente, através de um grande esforço realizado pela Barragan Foundation, agora temos acesso a uma lista fidedigna, com datas e locais precisos, talvez a maior contribuição da nova plataforma—pelo menos até agora. A seção de lista de obras do arquiteto está sendo alimentada dia após dia, e atualmente conta com informações detalhadas de 13 dos 170 projetos desenvolvidos por Barragán ao longo de suas cinco décadas de prática. Neste menu podemos encontrar plantas, fotografias inéditas ou pouco conhecidas, assim como memoriais descritivos que revelam dados do processo de projeto do arquiteto, bem como do nível de envolvimento de outros profissionais em projetos desenvolvidos de forma colaborativa.

Um dos projetos que serve como exemplo das grandes descobertas que poderíamos esperar ansiosamente para ver publicada na nova plataforma à medida que o site vai sendo atualizado, é o projeto completo de paisagismo realizado por Barragán no complexo residencial projetado por Juan Sordo Madaleno na Colônia Obrero Popular da Cidade do México. O registro fotográfico disponível nos mostra que o projeto original de forma geral está em ótimas condições de preservação, embora a mesma atenção não tenha sido dada a vegetação em si. Um levantamento como este poderia ajudar a despertar o interesse de diferentes atores envolvidos, dos moradores aos administradores públicos, para recuperar estes jardins—na esperança de isso não provoque um processo de gentrificação de um dos bairros mais pobres da cidade.

Sección "Chronology". Image via Barragán Foundation
Sección "Chronology". Image via Barragán Foundation

Finalmente, a seção “Bibliography” se conclui com a publicação do último livro em espanhol editado pela fundação, Luis Barragán 1990: Historia de Un Debate, compilado por Enrique X. de Anda, com um texto assinado pela então diretora da Barragan Foundation Federica Zanco, no qual ela apresenta uma visão crítica sobre os debates que eclodiram após a morte do arquiteto com a intensão de questionar o mito de Barragán. O livro, publicado nos idos de 2016, acabou completamente eclipsado pela avalanche mediática que eclodiu exatamente naquele ano, quando a própria diretora da fundação foi a pivô do escândalo da transformação dos restos mortais de Barragán em diamante.

Naquele fatídico ano de 2016, a publicação do livro acompanhada de uma exposição sobre a vida e obra de Barragán na cidade de Nova Iorque e uma conferência paralela na Cidade do México foram as últimas atividades realizadas pela fundação. Neste contexto, o lançamento do novo website da Barragan Foundation ganha ainda mais importância, transformando-se em uma espécie de declaração que pode ser deduzida a partir das próprias palavras da diretora da fundação: ‘O valor de um arquivo não está na soma dos documentos que ele contém, mas nas relações invisíveis que se criam entre eles’. Um site tão completo e interativo como este pretende ser uma ferramenta para criar estas conexões a medida que mais pessoas poderão explorá-lo livremente. Além disso, esta iniciativa sugere o início de um novo debate sobre a figura de um arquiteto que foi transformado em mito, sobre seu legado e as complexidades desta figura ímpar na história da arquitetura.

Para mais informações visite o site oficial Barragan Foundation.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Osvaldo Peñaflor. "Fundação Barragán lança plataforma com material inédito sobre a vida e obra do arquiteto mexicano" [Fundación Barragán lanza sitio web que recopila 5 décadas de la obra del arquitecto mexicano] 01 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959272/fundacao-barragan-lanca-plataforma-com-material-inedito-sobre-a-vida-e-obra-do-arquiteto-mexicano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.