Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020

O Studio Mumbai, escritório de arquitetura indiano liderado por Bijoy Jain, acaba de ser premiado com a Medalha Alvar Aalto 2020, uma iniciativa concebida pelo próprio Aalto em 1967 com a finalidade de homenagear escritórios de arquitetura e arquitetos no mundo todo. Concedida a cada três anos pela Fundação Alvar Aalto, a medalha “busca reconhecer profissionais da arquitetura que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento criativo da disciplina.”

Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 2 de 24Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 3 de 24Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 4 de 24Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 5 de 24Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Mais Imagens+ 19

Escolhido por uma comissão composta por membros da Fundação Alvar Aalto, do Museu de Arquitetura Finlandesa, da Associação Finlandesa de Arquitetos SAFA, da Sociedade de Arquitetura Finlandesa e da Prefeitura da Cidade de Helsinque, o Studio Mumbai foi apresentado como um escritório de arquitetura que procura “promover uma reconexão entre o ofício da arquitetura e o artesanato da construção”. Bijoy Jain recebeu a Medalha Alvar Aalto 2020 no último mês de fevereiro na Embaixada da Finlândia em Nova Delhi, Índia. Embora o prêmio seja respectivo a 2020, a cerimônia teve de ser adida por razões bastante óbvias.

Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 24 de 24
Bijoy Jain. Image Courtesy of Alvar Aalto Foundation

Interpretando as características geográficas, climáticas e sociais específicas de cada lugar, a obra de Bijoy Jain reflete uma compreensão profunda e um respeito estremo pelas especificidades de cada projeto. Procurando avaliar os nomeados para o prêmio a partir de uma série de critérios considerados cruciais pelo próprio Alvar Aalto, de acordo com Jan Utzon, o presidente do júri deste ano, os “projetos de arquitetura desenvolvidos pelo Studio Mumbai tangenciam todos os parâmetros que Aalto considerava fundamentais para um bom projeto de arquitetura”. Durante a cerimônia de entrega da medalha, o júri chamou atenção para o fato de que Bijoy Jain busca aproximar-se de outros colegas arquitetos e principalmente dos artesãos e construtores responsáveis por erguer suas obras, reaproximando o ofício da arquitetura com os processos de construção.

Como parte dos eventos relacionados com a premiação, uma exposição dos trabalhos do Studio Mumbai foi inaugurada no Museu de Arquitetura Finlandesa de Helsinque no último dia 17 de março e estará aberto ao público até o próximo dia 22 de agosto. Os membros do júri desta edição do prêmio foram o arquiteto Enrique Sobejano da Espanha, o engenheiro civil Gunnar Heipp da Suíça e os arquitetos Pia Ilonen e Anu Puustinen da Finlândia, enquanto o arquiteto Jan Utzon da Dinamarca presidiu o júri.

Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 19 de 24
Carrimjee House. Image Courtesy of Alvar Aalto Foundation

Os edifícios concebidos por Bijoy Jain e seus colegas apresentam uma forte conexão com a paisagem específica do lugar: são consideradas as particularidades geográficas, climáticas e sociais do ambiente natural e construído aonde suas obras encontram-se inseridas. Seu processo criativo é marcado por um contato direto com os artesãos e construtores, uma arquitetura que nasce do trabalho mútuo e colaborativo entre todas as partes envolvidas. Essa integração entre o arquiteto e o construtor se reflete não apenas no processo de construção mas na escala humana corporificada em suas obras. – Jan Utzon, presidente do júri.

Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 8 de 24
Palmyra House, by Helene Binet. Image Courtesy of Alvar Aalto Foundation

Bijoy Jain nasceu na cidade de Mumbai no ano de 1965 e formou-se arquiteto pela Universidade de Washington em St. Louis, EUA, em 1990. No início de sua carreira ele trabalhou entre as cidade de Los Angeles e Londres antes de retornar de forma definitiva à sua terra natal, a Índia. Jain lecionou na Royal Danish Academy of Fine Arts em Copenhagen, na Yale School of Architecture e na Accademia di Architettura da Università Della Svizzera Italiana em Mendrisio, Suíça.

Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020 - Imagem 6 de 24
Ganga Maki Textile Studio by Chiaki. Image Courtesy of Alvar Aalto Foundation

Operando majoritariamente entre a Índia, o Japão e a Europa, o Studio Mumbai foi fundado em 1995 e emprega hoje uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros, artesãos e mestres construtores. Os principais projetos de Bijoy Jain e do Studio Mumbai incluem a Copper House II, um edifício residencial em Chondi, Maharashtra, Índia (2011); o edifício da fábrica do Ganga Maki Textile Studio em Dehradun, em Uttarakhand, Índia (2017); e o Centro Comunitário Yamashiroya em Onomichi, Japão (2018). Entre as honrarias recebidas, o Studio Mumbai foi premiado com a Grande Medaille d'Or (2014) e com a RIBA International Fellow (2017).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Bijoy Jain do Studio Mumbai recebe a medalha Alvar Aalto 2020" [Alvar Aalto Medal 2020 Awarded to Bijoy Jain of Studio Mumbai in India] 24 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958911/bijoy-jain-do-studio-mumbai-recebe-a-medalha-alvar-aalto-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.