A importância da comunicação entre arquitetos e clientes: Betoneira entrevista Stephanie Ribeiro

Como explicar para o publico geral a importância de contratar um arquiteto? No décimo terceiro episódio do Betoneira a convidada é Stephanie Ribeiro, que nos conta como venceu esse desafio com a oportunidade de estar a frente do programa Decore-se da GNT. A conversa gira em torno dos erros e acertos dos arquitetos e clientes na hora de se comunicar.

O Betoneira é um podcast sobre arquitetura e cidades apresentado por André Scarpa, Marcelo Barbosa e Paula Otto. Os três arquitetos avançam sobre temas que transbordam o interesse profissional. Vê-se pelos convidados: um escritor conversando sobre metrópoles distantes, um jornalista esportivo falando sobre bairros, um historiador discorrendo sobre as ruas, um designer contando sobre semáforos.

Todo diálogo tem as cidades como ponto de partida. Luiz Antonio Simas narrou como o samba surgiu nos quintais e certas praças brasileiras surgiram como desdobramentos de terreiros. Com Maria Cau Levy, discutiu-se como o mobiliário urbano é predominantemente desenhado para o corpo masculino, negligenciando as mulheres. José Trajano lembrou das relações entre clubes de futebol e seus bairros, especialmente, o seu time de coração – o América – e seu lugar da juventude – a Tijuca. Com Marina Grinover, conversou-se sobre iniciativas de promoção de alugueis a preço justo, freando o fenômeno da gentrificação em áreas centrais com boa infraestrutura. Com Marcelo della Giustina, falou-se sobre acontecimentos efêmeros das cidades, do carnaval nacional à peregrinação indiana chamada Kumbh Mela. Joca Reiners Terron falou das cidades na literatura, tanto as reais quanto as imaginárias. De faixas de trânsito a placas de indicação de ruas, toda sinalização urbana é passível de atenção e intervenção por João Nitsche. Escutou-se também o que Baba Vacaro tem a dizer sobre conforto do lar; ouviu-se o que Stephanie Ribeiro pensa sobre a relação entre arquiteto e cliente no projeto de uma casa; refletiu-se sobre o home-office em tempos de pandemia; debateu-se por que a casa do vilão é sempre mais bonita que a do mocinho no cinema. Até os animais de estimação já foram pauta. Sem restrições nem pudores, tudo pode ser debatido no Betoneira.

Ouça o episódio com Stephanie Ribeiro aqui.

A importância da comunicação entre arquitetos e clientes: Betoneira entrevista Stephanie Ribeiro - Imagem 2 de 2
Cortesia de Betoneira

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Interiores e bem estar. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Betoneira. "A importância da comunicação entre arquitetos e clientes: Betoneira entrevista Stephanie Ribeiro" 04 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958000/a-importancia-da-comunicacao-entre-arquitetos-e-clientes-betoneira-entrevista-stephanie-ribeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.