Fronteiras Japão: Sociedade e seus espaços

‘Fronteiras_Japão: Sociedade e seus espaços' visa navegar pelo espaço Nipônico, de maneira introdutória, traçando perspectivas e horizontes novos, enquanto discute sociedade e cultura, arquitetura e cidade, bem como a visão de mundo tão particulares a essa nação. O propósito do momento visava responder, a princípio, ao programa de um grupo de estudantes em prática de projeto, que de início, optaram pelo izakaya como tipo a ser investigado e desenhado. No entanto, visto o interesse coletivo acerca do recorte temático, a ideia ganhou corpo e o escopo democrático e socializado merecido de um ciclo de palestras.

As conversas propostas ocorrerão entre os meses de janeiro e fevereiro, de forma flexível entendendo as complicações do cenário mundial. A playlist contará com rodas de conversa,
palestras e aulas, todos realizados pelos alunos da graduação. Serão ao todo 4 eixos: “Gastronomia e Culinária Japonesa e o Izakaya", “Arquitetura e os Espaços Japoneses”, "Fotografia de cidade / Arquitetura Japonesa" e "Cultura e Sociedade Japonesa". As primeira e segunda conversas já estão disponíveis no canal da Faculdade, contando com nomes como Roberto Maxwell, trazendo o entendimento de izakaya e sua experiência culinárias e Michiko Okano, e perspectiva filosófica de espaço-entre (ma) na arquitetura Japonesa.

Nesse terceiro encontro do ciclo, a palestra será ministrada pelo professor e historiador, com graduação (1999) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003), Rogério Akiti Dezem. O convidado tem experiência na área de História do Brasil Contemporâneo, com ênfase em História das imigrações, mais especificamente Imigração Japonesa no Brasil. Além disso, possui dois livros publicados e uma série de artigos sobre imigração no Brasil. É professor visitante de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira na Graduate School of Language and Culture da Universidade de Osaka (Handai) e da Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto (Kyoto Gaidai). Sua pesquisa atual está orientada para a História do Japão Contemporâneo, com foco nas relações entre Raça, Nação e Emigração no período Meiji (1868-1912). Em sua palestra, Rogério Akiti Dezem abordará as relações entre o espaço urbano japonês e a fotografia de rua, de modo a colaborar para a discussão sobre sociedade, cultura, arquitetura e cidade a qual o evento se propõe realizar.

Outras ainda estarão disponíveis no perfil do Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo (@cacau_ufjf) bem como no perfil da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF (@fauufjf).

Todo o evento será aberto e gratuito, totalmente via internet, através do canal 'FAU UFJF'
no YouTube.

  • Título: ‘espaço urbano japonês (Osaka) e a fotografia de rua’
  • Tipo: Aula aberta
  • Organizadores: CACAU / doCACAU - UFJF
  • Data: 26/12 às 08h
  • Onde: Internet - Canal da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo- Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Realizador/ Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - CACAU UFJF pelo Programa de Audiovisual doCACAU;
  • Apresentação/ Bernardo Barcellos, Gabriel Prado, Maria Fernanda de Széchy Martins Pinto
  • Organização/ Ana Clara Faria, Bernardo Barcellos
  • Palestrantes/ Michiko Okano
  • Suporte técnico/ Lucca Brigatto e Ana Clara Faria (doCACAU)
  • Produção e Divulgação/ Bernardo Barcellos, Ana Clara Faria, Lucca Brigatto, Gabriel Prado, Maria Fernanda de Széchy Martins Pinto, Gabriela Viana

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Fronteiras Japão: Sociedade e seus espaços" 24 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957563/fronteiras-japao-sociedade-e-seus-espacos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.