Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020

A Blank Space anunciou os vencedores da segunda competição anual Outer Space. O concurso consistiu em instigar arquitetos e designers a impulsionar avanços científicos reais em robótica, IA, foguetes e espaçonaves autônomas para criar visões para o futuro próximo no espaço sideral. A competição atraiu milhares de participantes, com inscrições vencedoras apresentando narrativas e imagens da arquitetura além do planeta Terra.

Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 11 de 15Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 12 de 15Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 6 de 15Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 2 de 15Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Mais Imagens+ 10

O júri deste ano selecionou três vencedores - primeiro, segundo e terceiro lugar - e 10 menções honrosas:

Primeiro Lugar / Oracle 

Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 4 de 15
Cortesia de Wei Wu & Zhenyu Yang

O primeiro lugar vai para Wei Wu & Zhenyu Yang. “Oracle" é uma história sobre a existência. Imaginamos um mundo futuro próspero de energia e material, onde as pessoas não precisem mais se envolver em nenhum trabalho produtivo, onde a produtividade seja totalmente liberada. A estrutura social institucionalizada cessa completamente e cada indivíduo não é mais restrito à localização, ganhando "liberdade" completa. Como seria a vida das pessoas sob essa premissa? Existem outros "propósitos" que nos levam a viver de maneira significativa na ausência de trabalho, consumo e outras atividades sociais regulares? Visto que essas questões são tão grandiosas e definitivas, simplesmente descrevemos uma situação particular em nossa narrativa - uma história de amor, fé e sonhos, uma história que parece se passar em um futuro distante, mas na verdade não está muito longe de qualquer um de nós”.

Segundo Lugar / Node 1

Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 8 de 15
Cortesia de Thanat Prathnadi & Joana Vilaça

O segundo prêmio vai para Thanat Prathnadi & Joana Vilaça. “O crescimento não regulamentado da indústria espacial pode ter implicações reais para a Terra e sua órbita no que diz respeito ao congestionamento de satélites, conflito geopolítico, exploração de recursos para materiais e energia e outras questões ambientais. Ao especular sobre cenários futuros relativos à liberação não regulamentada de satélites, imaginamos o “Node 1” como uma agência autossustentável para todas as atividades espaciais, lidando com sistemas complexos, como missões de observação da Terra, armazenamento de dados no espaço e mineração de asteroides. Neste cenário, o "Node 1" acabará por substituir toda a fabricação e lançamento de espaçonaves baseados na Terra, desafiando os impactos físicos negativos do antropoceno em relação ao planeta e seus recursos”.

Terceiro Lugar / The Garbage Man

Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020  - Imagem 11 de 15
Cortesia de Therese Leick and Wilhelm Scheruebl, TAB collective

O terceiro prêmio vai para Therese Leick e Wilhelm Scheruebl do coletivo TAB. “Quando se pensa no Outerspace, novas criações em tecnologias futuras, a euforia que as acompanha e a descoberta de mundos emocionantes vêm imediatamente à mente. Mas, após alguns segundos de ilusão nessas inúmeras possibilidades, surge uma sensação desagradável - por que estamos tão ansiosos para descobrir um novo planeta como a Terra e o que isso realmente significa para o nosso mundo? Nossa história trata exatamente desse assunto. De forma sutil e poética, a necessidade dos garis no universo indica a decadência de nosso planeta atual e da humanidade”.

Menções Honrosas

  • Pavel Babienko por “The Nomads”
  • Miao Wang por “Gravities”
  • Michael O’Reilly, Jingsi Sun, Yingying Zhou & Yaseen Bhatti por “The Forge”
  • Onur Koyun por “Unembodied Diaries”
  • Sofia Zavala & Maxwell Baum por “Mercurial Katabasis”
  • Christian Boling, Daniel Quintanilla Rico & Matthew Stutzke por “The 2149ers”
  • Ardalan SadeghiKivi, Shervin Azadi & Armin Rangani por “The Relaters”
  • Rebecca (Ye Rin) Choi, Enica Deng, Harry Zhang por “00:92:42”
  • Ignacio Rojas Infante por “Europa’s Labyrinth”
  • Jonas Swienty Andresen & Yip Siu por “Terra Ignota”

Os vencedores foram escolhidos por um júri de arquitetos, designers e cientistas renomados, incluindo Anastasia Prosina (Stellar Amenities), Fred Scharmen (Working Group on Adaptive Systems) e Katherine Guimapang (Archinect), entre muitos outros jurados ilustres.

Os projetos vencedores e outras propostas principais serão publicadas em um livro de edição limitada em 2021, que está atualmente disponível para pré-venda.

Notícias via Blank Space

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Anunciados os vencedores do concurso Outer Space 2020 " [Outer Space 2020 Winners Announced] 28 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955732/anunciados-os-vencedores-do-concurso-outer-space-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.